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Fundamentos de Informática  Identificar os princípios da computação e seus sistemas operacionais permitindo o entendimento das tecnologias na área de.

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Apresentação em tema: "Fundamentos de Informática  Identificar os princípios da computação e seus sistemas operacionais permitindo o entendimento das tecnologias na área de."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Informática  Identificar os princípios da computação e seus sistemas operacionais permitindo o entendimento das tecnologias na área de informática;  Conhecer os principais softwares de automação de escritório,  Entender a importância dos softwares na área de gestão.  Compreender a importância da Internet na gestão de negócios;

2  Dicionário Aurélio: do grego theoría, ação de examinar, contemplar, estudar, etc.  Covington [2]: teoria é um mapeamento para a observação de um fenômeno  Por mapeamento, entende-se uma visão abstrata e simplificada de um fenômeno para uma melhor compreensão do mesmo Conceitos Básicos

3 "Conjunto de partes de um todo, coordenadas entre si, que possuem uma estrutura organizada e uma finalidade específica". "Um conjunto de partes inter-relacionadas, denominadas componentes ou subsistemas, que busca um determinado fim global comum". Conceitos Básicos O que é um Sistema?

4  É relevante, portanto, você possuir a visão real e a visão por mapeamento  O cérebro se encarrega do resto, ou seja, a sua compreensão do local depende da construção mental  Essa construção mental recebe o nome de percepção, que é diferente da sensação Conceitos Básicos

5 Principais: Entrada + Processamento + Saída Adicionais: Controle (monitoramento) + Feedback (desempenho) Componentes dos Sistemas

6 Economia PolíticaMudanças Internacionais Tecnologia e Ciência Organização Clientes Fornecedores Concorrência Leis Acionistas Ambiente Empresarial

7 Por que a busca pelo conhecimento? Não há vantagem competitiva sustentável senão através do que a empresa SABE, como consegue UTILIZAR o que sabe e a rapidez com que APRENDE algo novo. Competitividade Alta produtividade Qualidade Ambiente Empresarial

8  Fatores:  Evolução do mercado  Pressão da concorrência  Exigências do consumidor  Motivaram:  Mais qualidade  Mais produtividade  Mais velocidade  Mais rentabilidade + Processo + Produto Ambiente Empresarial

9 Profs. Ivan e HigorTGS – Teoria Geral dos Sistemas Cursos de Gestão Tecnológica

10 Ambiente de Negócios

11 Automatizar (eficiência) Registro de venda, emissão de nota, preenchimento de cheques, crédito, estoque e preços, etc. Informatizar (eficácia) Lucratividade, promoções, gestão de produtos, perfil de clientela, compras. AUTOMATIZAR X INFORMATIZAR Ambiente Empresarial e Informatização

12 O PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO Estruturação administrativa Eficiência e eficácia Resultados de curto prazo (incentivo) Resultados de longo prazo (segurança) Automação Transformar tarefas repetitivas em automáticas com uso de máquinas Desenvolvimento, pacotes e prateleira Integração (informatização) âEstágio avançado, hardware e software Ambiente Empresarial e Informatização

13  Qualidade da informação - Tempo  Prontidão: fornecida quando necessário  Aceitação: atualizada quando for fornecida  Freqüência: fornecida quando necessário  Período: fornecida por um longo período de tempo  Qualidade da informação - Conteúdo  Precisão: isenta de erros  Relevância: estar relacionada à necessidade do usuário  Integridade: toda informação necessária deve ser fornecida  Concisão: apenas a informação que for necessária deve ser fornecida  Amplitude: deve ter um alcance e um foco  Desempenho: pode revelar o desempenho de determinados processos Qualidade das Informação

14  Qualidade da informação - Forma  Clareza: fácil de ser compreendida  Detalhe: pode ser fornecida detalhada ou resumida  Ordem: pode ser ordenada  Apresentação: texto, gráfico, aúdio  Mídia: monitor, papel, outras mídias Qualidade das Informação

15 atributo de uma entidade em seu estado fundamental  Dado: atributo de uma entidade em seu estado fundamental Exemplo: Nome -> José da Silva Exemplo: Nome -> José da Silva Os dados devem ser processados para ser significativo Os dados devem ser processados para ser significativo Nenhuma associatividade Dados, Informação e Conhecimento

16 Relação entre os dados com o objetivo de transmitir um significado ou idéia.  Informação: Relação entre os dados com o objetivo de transmitir um significado ou idéia. Exemplo: José da Silva tem 21 anos e mora em Campinas. Exemplo: José da Silva tem 21 anos e mora em Campinas. A informação é derivada da associação de dados dentro de um contexto A informação é derivada da associação de dados dentro de um contexto Associatividade dentro de um mesmo contexto Dados, Informação e Conhecimento

17 é o relacionamento entre informações situadas em diferentes contextos  Conhecimento: é o relacionamento entre informações situadas em diferentes contextos Associatividade dentro de múltiplos contextos Dados, Informação e Conhecimento

18 Dados brutos - Informações não estruturadas - Relacionadas aos ambientes interno e externo da organização, suas transações, etc (notas fiscais, contratos, notícias, ofícios, memorandos, etc). Dados estruturados - Informações estruturadas - Planilhas, tabelas de BD, relatórios, etc. Conhecimento - Informações processadas - Dados sumarizados, classificados, armazenados, analisados e interpretados, etc. Informação/conhecimento como base para tomada de decisão Dados, Informação e Conhecimento

19 Dados são os componentes básicos a partir dos quais a informação é criada. Dados são os componentes básicos a partir dos quais a informação é criada. Informação são dados com significado, inseridos em um contexto. Informação são dados com significado, inseridos em um contexto. Conhecimento é o que orienta as pessoas no uso da informação para que possam trabalhar. Conhecimento é o que orienta as pessoas no uso da informação para que possam trabalhar. DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO Dados, Informação e Conhecimento

20 difícil de ser reduzido a esquemas e modelos de informação, o conhecimento emerge da combinação de habilidades pessoais, especialidade, percepção, história e memória  Conhecimento é pessoal: difícil de ser reduzido a esquemas e modelos de informação, o conhecimento emerge da combinação de habilidades pessoais, especialidade, percepção, história e memória  Como a geração de conhecimento envolve a interação entre processos cognitivos, é necessário o entendimento destes para sua sistematização. Dados, Informação e Conhecimento

21  O que são Sistemas de Informação? Sistemas que manipulam informação “Sistema de informação é um conjunto de componentes que atuam em conjunto obedecendo regras do domínio de aplicação. Estes componentes recebem dados como entrada, aplicam as regras, organiznado os dados, fazendo com que as consultas no sistema gere informações para auxílio na tomada de decisão”. Sistemas de Informação “Subsistema de um sistema (uma empresa ou parte da empresa) que tem como fim coordenar e processar os dados e informações gerados e utilizados pelos demais componentes daquele sistema”.

22  Exemplo: as notas de uma turma de estudantes da UNIP podem ser alocadas em uma simples folha papel  A cada estudante é atribuído um número de matrícula e, a esse, sua nota 9813204-6 Manoel da Silva 9,5 Sistemas de Informação

23  Note que o nome é redundante  Detalhes como peso, altura, cor dos cabelos, etc., não é relevante para a atribuição da referida nota 9815221-3 João dos Santos 9,0 xxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxx Sistemas de Informação

24 ESTÍMULO RESPOSTA AMBIENTE EXTERNO SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTÍMULO RESPOSTA "Sistema cujos componentes interagem com a finalidade de dar respostas a estímulos que recebem de seu ambiente externo". Sistemas de Informação

25 Um sistema é composto de partes e cada parte é também um sistema. SISTEMA Decomposição Sucessiva

26  Cada parte do sistema é identificada pelo papel que desempenha.  Existe uma forte coesão entre os componentes da parte (cada parte tem um papel específico).  Quanto maior a coesão, mais claro o entendimento.  Cada parte existe independentemente da solução.  Imaginar um ambiente de tecnologia perfeita pode facilitar. Visão Lógica

27 A maioria dos sistemas de informação tem sido construídos para processar dados ou informação. Processamento de dados Sistemas de Informação Sistemas baseados em conhecimento Sistemas de Informação

28 Era do Computador (até a década de 60) Era do Computador (a partir da década de 70) Gerente Processamento de dados CIO (Chief Information Officer) Hierarquia Reportava-se a hierarquia financeira Reporta-se ao CEO (Chief Executive Officer) Competência Técnica e de planejamento Gerência de negócios Objetivo da Tecnologia Produtividade Vantagem competitiva TendênciaCentralizaçãoDescentralização Investimento em Tecnologia ConservadorAgressivo Objeto do Gerenciamento Processamento de dados Recursos de informação Era Computação vs. Era Informação

29 FONTE: ANÁLISE DE SISTEMAS: O OUTRO LADO DA INFORMÁTICA Fábrica de Informação

30 FONTE: ANÁLISE DE SISTEMAS: O OUTRO LADO DA INFORMÁTICA Fábrica de Informação

31 FONTE: ANÁLISE DE SISTEMAS: O OUTRO LADO DA INFORMÁTICA Fábrica de Informação

32  Informação  Peopleware  Componentes de Hardware  Componentes de Software  Componentes de Telecomunicação Elementos de um Sistemas de Informação PROCEDIMENTOS

33 Hardware do Computador Softwares Básico Softwares Aplicativo Pessoas ou Informações Processos Elementos de um Sistemas de Informação

34 Como computador processa Informações Os computadores processam informações obedecendo ao que se chama de ciclo de processamento de informações. Através de informações de entrada ocorre o processamento sob a supervisão de um determinado programa e o resultado do processamento gera as informações de saída. A esse ciclo entrada, processamento e saída, dá-se o nome de ciclo de processamento de informações, como mostra a figura. Toda a supervisão do ciclo do processamento de informações ocorre sob o controle do programa que está sendo executado. Esse programa deve ser levado à memória do computador antes dos dados de entrada serem fornecidos.

35 Tipos de Informações Processadas Lidando com dados As informações que chamamos de dados correspondem às informações numéricas, alfabéticas e alfanuméricas Lidando com som Computadores atuais podem produzir e lidar com sons. O termo som digital é usado para se referir ao som que pode ser armazenado e manipulado em computadores. O melhor exemplo de som digital são os CD/A (Compact Discs/Audio) Lidando com imagens Os computadores atuais lidam dois tipos de imagens, as estáticas (figuras, fotos) e as dinâmicas (vídeos).

36  Informação  Peopleware  Componentes de Hardware  Componentes de Software  Componentes de Telecomunicação Elementos de um Sistemas de Informação PEOPLEWARE

37  São as pessoa que utilizam o computador (usuários)  Digitador  Operador  Programador  Técnicos de Manutenção  Analista ou Projetista de Sistemas  Engenheiros de Computação  Instrutores Peopleware

38  Informação  Peopleware  Componentes de Hardware  Componentes de Software  Componentes de Telecomunicação Elementos de um Sistemas de Informação HARDWARE

39  Informação  Peopleware  Componentes de Hardware  Componentes de Software  Componentes de Telecomunicação Elementos de um Sistemas de Informação SOFTWARE BANCOS DE DADOS

40  Informação  Peopleware  Componentes de Hardware  Componentes de Software  Componentes de Telecomunicação Elementos de um Sistemas de Informação TELECOMUNICAÇÕES

41  Iniciou nos anos 60 para controlar estoque de produtos  Com o desenvolvimento de hardware e software, o foco mudou para o planejamento de requerimento de materiais (MRP - Material Requirement Planning e MRPII), permitindo aos fabricantes o controle do fluxo de componentes e matérias-primas, podendo assim, realizar o planejamento antecipadamente  Nos anos 90, os sistemas começaram a cobrir todas as atividades do negócio dentro da empresa, surgindo assim o ERP (Enterprise Resource Planning) Histórico dos SI nas Organizações

42 OPERACIONAL TÁTICOESTRATÉGICO 5060708090 Simulação Processamento detextos 00 TransaçõesInformação por área funcional Visão da organizaçãoe seu contexto Substituiro julgamento humano Integração da informação OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT ES SAE EIS SIG ERP SAD TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL CRM Explorar dados Informação por cliente Evolução dos Sistemas de Informação

43  Controle  processos  estoque  dados,...  Produtividade  gerenciamento eficaz  sistema de busca  padrão nas consultas  automatização de processos  Acessibilidade Por que se implanta um SI?

44 Dados Modelo Interpretativo Interpretação Informação Ação Resultados Casos Passados, Decisõs, Problemas e Experiencias Tomador de Decisões S I Apoio à execução de tarefas, gerência e suporte à tomada de decisões

45  Sistemas de Informação são mais conhecidos pelos benefícios que trazem para a gestão dos negócios em que se tenta eliminar os desperdícios, as tarefas demasiadamente repetitivas, com ou sem o uso de papel, de maneira a melhorar o controle dos custos, a qualidade do produto ou serviço, maximizando os benefícios alcançados com a utilização de tecnologia da informação. Por que se implanta um SI?

46  Para melhorar a eficiência gerencial, os Sistemas de Informação das organizações devem ser integrados e serem projetados para antecipar as incertezas do futuro em um ambiente dinâmico que inclui, além dos seus usuários e desenvolvedores, o relacionamento com outras organizações como: clientes (com finalidade comercial ou social), fornecedores, competidores, agências de regulamentação, etc. Por que se implanta um SI?

47 Gerência Executiva Gerência Média Trabalhadores do Conhecimento Funcionários da Produção e Serviço Nível Organizacional Problema Organizacional Estratégico Tático Conhecimento Operações, produção Serviço Produção Finanças/ Contabilidade Vendas/ Marketing Recursos Humanos Finalidade dos Sistemas de Informação

48 Processamento de Transações de Ponto Varejo e atacado em rede Intercâmbio eletrônico de dados Transferência eletrônica de fundos Banco Eletrônico Marketing Interativo Gerenciamento de cadeia de suprimentos Telecomunicações na empresa Redes de Telecomunicações Sistemas Colaborativos Sistemas de Comércio Eletrônico Sistemas Internos nas Empresas Internet Extranet Intranet Redes clientes/servidor Outras redes Processamento de Transações Internas Processamento de pesquisa Editoração eletrônica de rede Intranet Sistemas de fluxo de trabalho Monitoração de atividades Controle de processos Sistema de suporte gerencial Correio Eletrônico Correio de voz Fóruns de discussões Conferência de dados Conferência de Voz Videoconferência Sistemas de reuniões eletrônicas Modelo de Sistemas de Informação em uma Organização

49 HardwareSoftware SGBD Telecomunicação Sistemas de Nível Operacional Financeiro, Programas/Proj, Cursos, Cadastros, etc Sistemas de Nível de Conhecimento Editoração, Digitalização de documento e imagem, EAD etc. Sistemas de Nível Gerencial Gerência de Cursos, Coordenação de Proj. etc. Sistemas de Nível Estratégico Planejam. estratégico, Predições, etc Infra-estrutura de TI Modelo de Sistemas de Informação em uma Organização

50  Sistemas em Nível Estratégicos  Aplicações de leitura óptica para tecnologia da produção  Aplicações de localização de instalações  Pesquisa e análise da concorrência  Sistemas Táticos  Planejamento de recursos de fabricação  Fabricação Integrada por computador  Sistemas de Cálculo de Custos  Sistemas de Conhecimento  Sistemas de CAD/CAM  Máquinas de Controle Numérico  Sistemas Operacionais  Sistemas de Compra/Venda  Sistemas de Expedição SI de Fabricação e Produção

51  Sistemas em Nível Estratégicos  Análise de dados do Mercado Financeiro  Sistemas de previsões econômicas e demográficas  Sistemas de previsões orçamentárias  Sistemas Táticos  Contabilidade dos ativos fixos  Sistemas de cálculos de custos  Sistemas de orçamentos  Sistemas de Conhecimento  Estações de trabalho para gerenciamento financeiro  Sistemas de análise de debêntures  Sistemas Operacionais  Contas a pagar/receber  Livro-razão  Folha de pagamento SI de Finanças e Contabilidade

52 Profs. Ivan e HigorTGS – Teoria Geral dos Sistemas Cursos de Gestão Tecnológica SI e os Ambientes de Negócios

53 Clientes DMDRA TES DW EBPP CSS SCM WEP EP FEDI Módulos Financeiros Aplicativos de Recursos Humanos EAI Fornecedores People Soft Microsoft Oracle, NCR Sterling Software SAS Hyperion Check Free Trans Point Spectrum (The Exchange) Braod Vision Siebel, Vantive, SAP (CRM) Oracle, SAP IBM, Cross Wolrds I2, Manugistics SAP (APO) Ariba Commerce One SAP (B2B IBM Digital Cash Ciber Cash Opass

54 Tendências da Indústrias: Rumo a um número maior de fornecedores competitivos, transportadores, alianças e serviços de rede; tendência acelerada pela privatização e crescimento da Internet Tendências da Tecnologia: Rumo ao uso da Internet e outras redes digitais abertas, locais e mundiais interconectadas para voz, dados, imagens e vídeo com grande utilização de linha de fibra óptica de alta velocidade e canais de satélite para formar um sistema de Supervias de informações mundiais. Tendências das aplicações: Rumo ao uso generalizado da Internet; intranets Empresariais e extranets interorganizacionais para apoiar comércio eletrônico, colaboração entre e nas empresas, operações comerciais online e vantagem estratégica em mercado locais e mundiais Tendências

55 Escritório Central : Marketing e comércio Eletrônico interativo, colaboração clientes atuais e potenciais e parceiros de negócios Internet Fornecedores: Inventários, Reabastecer estoques, enviar doc. (EDI) Sistemas de Adm. de estoque Parceiros Comerciais Clientes Escritórios Remotos

56 INFRA-ESTRUTURAORGANIZACIONAL TECNOLOGIA Criatividade e Inovação Empresa da Era do Conhecimento PESSOAS Redes Groupware Workflow GED Data Warehouse ERP/BI Aprendizagem Compartilhamento Intuição Estrutura Estilo gerencial Modelos mentais Cultura Visão holística


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