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PAULO ROBERTO LEITE leitepr@mackenzie.com.br clrb@clrb.com.br LOGÍSTICA REVERSA PAULO ROBERTO LEITE leitepr@mackenzie.com.br clrb@clrb.com.br www.clrb.com.br.

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1 PAULO ROBERTO LEITE leitepr@mackenzie.com.br clrb@clrb.com.br
LOGÍSTICA REVERSA PAULO ROBERTO LEITE

2 Pretende-se que o aluno:
Conheça os fundamentos teóricos que permitam planejar as ações e tomar as decisões, como executivo de empresa ou empreendedor, em relação aos recursos colocados à disposição desta área, assim como relaciona-los com as demais áreas da administração empresarial Seja capaz de planejar os recursos das atividades da logística reversa identificando os seus aspectos críticos, visando as decisões adequadas na busca de soluções Interesse-se pelos fundamentos teóricos e que tenha atitude proativa no desenvolvimento de tarefas do curso.

3 Tarefa para aula seguinte Referencias bibliográficas
Programação de aulas AULA Conteúdo teórico 2ª parte 3ª parte Trabalho em classe Tarefa para aula seguinte Referencias bibliográficas 07/02 Planejamento de aulas, presença, conteúdo, avaliações, metodologia, bibliografia. Sorteio de casos de Logística Reversa Introdução à LR Pesquisar artigo acadêmico ou não sobre LR Estudar o “Caso de Logística Reversa” Leite, cap 1, apêndice 1 Roger e Tibben-Lemble, cap 1 14/02 Modelos de cadeias reversas Discussão de artigos dos alunos Trabalho de Estudo do “Caso de LR ” 1)Elaborar resenha do artigo recomendado pelo professor. 2) Caso de LR Leite, cap,,2, 3,12 Roger e Tibben-Lemble, cap 3 28/02 LR como diferencial competitivo – sustentabilidade Discussão de artigos solicitados Resenha de capítulos do livros Caso de LR Leite, cap, 3, 8 Roger e Tibben-Lemble, cap 4 06/03 Objetivos estratégicos da LR Discussão dos capítulos solicitados Preparação da apresentação do “Caso de LR” Leite, cap, 6,7, 13 13/03 Legislações ambientais e Aspectos operacionais Apresentação dos resultados do “Caso de LR Preparação do seminário Leite, cap, 10,11 Roger e Tibben-Lemble, cap 4,5 20/03 Seminários Preparação seminário e relatório 27/03 Prova final

4 ABORDAGEM OPERACIONAL DA LOGISTICA REVERSA
PAULO ROBERTO LEITE

5 CONDIÇÕES DE RETORNO

6 RECURSOS DA LOGÍSTICA REVERSA
Todos recursos logísticos: Transportes, armazenagens, informações, gestão de estoques.... e mais: Benchmarking Projeto do produto/embalagem para L.R. Projeto / montagem da rede reversa Coleta, consolidação, seleção/destino, mercado,... LEITE CONSULTORIA

7 OPERAÇÕES EM LOGISTICA REVERSA
REDE REVERSA: quantidade, dimensões e localização de instalações TRANSPORTE: modais, coletas, disponibilidade ESTOQUES: o que, onde, quanto e custos ARMAZENAGEM: tamanho, localização, tipos, MANUSEIO: carregamento / descarregamento EMBALAGEM: unitização, pallets, contêineres, INFORMAÇÕES: identificação dos produtos ( código de barras, chips digitais,..), TERCEIRIZAÇÃO: fazer ou adquirir de terceiros. REAPROVEITAMENTO DO RETORNO : Reparos - Desmanche – Remanufatura - Reciclagem LEITE CONSULTORIA

8 RELACIONAMENTO NA CADEIA REVERSA
Interesses conflitantes Informalidade Sistema de comercialização Informações na cadeia reversa Terceirização Reaproveitamento ou operações industriais na logística reversa: reparos - desmanche – remanufatura – reciclagem – incineração

9 DIFERENÇAS ENTRE FLUXOS
Distribuição direta Distribuição reversa Qualidade do produto Uniforme Qualidade do produto não Uniforme Trajeto dos produtos ao longo dos canais é previsível Trajetos e rotinas pouco previsíveis Custos mais facilmente entendidos Custos pouco entendidos Precificação uniforme Precificação muito pouco uniforme Acurácia de inventário Baixa acurácia de Inventários Ciclo de vida administrável Ciclo de vida pouco administrável Aspectos financeiros dominados Pouco previsíveis Clientes definidos Clientes pouco definidos Negociações claras Negociações menos diretas Visibilidade transparente Visibilidade pouco transparente

10 O PRODUTO LOGÍSTICO DE RETORNO
Heterogêneo: natureza, qualidade, forma, embalagem de retorno,.... Relação peso / volume geralmente baixa Relação preço / peso pode ser baixa Localização dispersa Baixa transportabilidade em geral Necessidade de adensamento LEITE CONSULTORIA

11 REDE DE LOGISTICA REVERSA
Produto de retorno e objetivos estratégicos Níveis de integração das atividades: fazer ou terceirizar. Tipo de coleta e transporte Localização dos centros de consolidações e de processamento posterior: quantidade e geográficas. Mercados de destino dos produtos retornados. Sistema de informação: planejamento, decisão e controle dos fluxos reversos LEITE CONSULTORIA

12 MODAIS E CARGAS TRANSPORTADAS
FERROVIÁRIO RODOVIÁRIO AQUAVIÁRIO DUTOVIÁRIO AÉREO PRODUTOS DE BAIXO VALOR E ALTO PESO PRODUTOS DE MÉDIO VALOR E PESO PRODUTOS DE ALTO PESO E BAIXO VALOR ALTOS VOLUMES PRODUTOS FLUIDOS PRODUTOS DE ALTO VALOR PRODUTOS DE BAIXO PESO PRODUTOS DE URGÊNCIA INDUSTRIA EXTRATIVAS PESADAS COMMODITIES AGRÍCOLAS PRODUÇÃO LEVES E MÉDIAS MOV. ENTRE ATACADISTAS E VAREJISTAS MINERAIS PRODUTOS QUIMICOS CIMENTO PROD. AGRICOLAS PETRÓLEO ÓLEOS PESADOS GÁS NATURAL PEQUENOS VOLUMES INFORMÁTICA FLORES PERECÍVEIS LEITE CONSULTORIA

13 PREÇO MÉDIO DE MODAIS ( US$ /10³ TON X KM)
MODAL USA BRASIL RODOVIÁRIO 56 20 FERROVIARIO 14 16 AQUAVIÁRIO 5 9 AÉREO 320 450 LEITE CONSULTORIA

14 TRANSPORTES NA LOGISTICA REVERSA
Modais Rodoviário: baixas distancias e fretes baixos. Marítimo: comercio exterior de MP secundárias. Fase de coletas Tipos: aproveitamento de retorno;milk run. Localização de pontos de origem pulverizada. Rotas: pouco previsíveis em geral Carregamentos parciais. Após processamento/ consolidação Cargas adensadas Possibilidades de maiores distâncias. Alta parcela do custo total do retorno LEITE CONSULTORIA

15 ARMAZENAGEM NA LOGÍSTICA REVERSA
LOCALIZAÇÃO: decisões qualitativas e quantitativas. RECURSOS: específicos para Logística reversa DIMENSIONAMENTO e LAYOUT : decisão econômica de investimento e minimização de custos de manuseio. Cubagem média dos produtos , embalagens, Giro mensal Tipo de armazenagem: baias, prateleiras. Decisões de altura, corredores, forma,equipamentos de movimentação. Localização dos produtos LEITE CONSULTORIA

16 SEPARAÇÃO,SELEÇÃO, ADENSAMENTO E CONSOLIDAÇÃO
Pessoal treinado especifico Decisões normatizadas e descentralizadas Processamento especializado por natureza de material Aumento da densidade em embalagem prensadas Consolidação de quantidades para transporte e vendas. LEITE CONSULTORIA

17 ESTOQUES NA LOGISTICA REVERSA
Previsibilidade difícil Custos de manter os estoques Capital ; espaços; seguros; avarias; administração. Custos de obtenção dos estoques Classificação dos itens Identificação Controle de inventário LEITE CONSULTORIA

18 LOG. REVERSA: PRESTADORES DE SERVIÇO
ESPECIALIZAÇÃO Embalagens retornáveis Reciclagem Remanufatura Desmanche Incineração Transportes especializados Serviços logísticos EMPRESAS Chep TA / Guiness Supply Service Citiraya Reciclagem Crivelatto Apliquim Direct – Parcel Service Operadores Logísticos

19 ESTRATÉGIAS DE LOGISTICA REVERSA
PAULO ROBERTO LEITE

20 ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO DA LOG.REV
PERCEPÇÃO EMPRESARIAL DO POTENCIAL DA L.R. Criação de diferencial competitivo Redução de custos e novos centros de lucro Reforço de imagem corporativa DISTINGUIR OPERAÇÕES REVERSAS Separar as operações de retorno MENSURAR OS CUSTOS ENVOLVIDOS Impacto sobre resultado Percepção de que custos >>>>> quantidades MENSURAR ECONOMIAS e REVALORIZAÇÕES DEFINIR AS ESTRATÉGIAS DE LOGISTICA REVERSA. LEITE CONSULTORIA

21 ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO DA LOG.REV
Estratégia organizacional Envolvimento da Alta Direção / Adequação / Políticas Estratégias funcionais integradas Marketing / Engenharia / Produção / Gestão Ambiental Projeto para Logística Reversa / Embalagens Processos Industriais / Análise do Ciclo de Vida Estratégias da rede logística reversa Níveis de Integração / Coletas / Consolidação / Mercados / Informações / Parcerias / Terceirizações / Estratégias fiscais Classificações / Propriedade LEITE CONSULTORIA

22 PORQUE IMPLEMENTAR A LOGISTICA REVERSA?
RECAPTURAR VALOR DE ATIVOS ECONOMIZAR NO USO DE COMPONENTES ECONOMIZAR NO USO DE MATERIAIS RECICLADOS DEMONSTRAR RESPONSABILIDADE AMBIENTAL OBEDECER À LEI REALIZAR ECONOMIAS FISCAIS MELHORAR LUCRO POR ÁREA DE LOJA NO VAREJO REDISTRIBUIR PRODUTOS DE FORMA OTIMIZADA GARANTIR DESTINO CORRETO DOS RETORNOS RECAPTURAR VALOR DE ATIVOS GANHAR FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES OBTER FEED - BACK QUALIDADE CADEIA DIRETA PÓS - VENDA PÓS - CONSUMO LEITE CONSULTORIA

23 ESTRATÉGIAS DE FABRICANTE EM LOG. REV.
Estratégia de competitividade PÓS-VENDA Ganhos de competitividade Flexibilização do retorno - Fidelização de clientes - Imagem / Resp. empres. Realocação de Estoques Custos e de serviços ao cliente. Recaptura de valor otimizada do produto retornado Redução de de custos Serviços de pós-venda. Serviços, custos e imagem Feed- back de qualidade. Custos e de imagem de marca. Antecipação à legislação. Custos e de imagem corporativa LEITE CONSULTORIA

24 ESTRATÉGIAS DE OPERADOR LOGISTICA NA LOG. REV .
Coleta de produtos de pós-venda e pós-consumo. Desmontagem de produtos de alto valor agregado. Transporte e consolidação de produtos retornados. Otimização na recaptura de valor dos produtos ou materiais retornados. Sistema de informações e rastreamento dos produtos retornados. Armazenagem, consolidação, reembalagem, seleção de destino e consertos e reparos em produtos retornados. LEITE CONSULTORIA

25 ESTRATÉGIAS DE FABRICANTE NA LOG. REV
Estratégia de competitividade PÓS CONSUMO Ganhos de competitividade Reaproveitamento de componentes Redução de Custos: economias na confecção do produto Imagem corporativa Reaproveitamento de materiais constituintes. Redução de custos : economias na confecção do produto Imagem corporativa. Adequação fiscal. Redução de custos. Responsabilidade empresarial LEITE CONSULTORIA

26 ESTRATÉGIAS DE VAREJO NA LOG. REV
Estratégia de competitividade PÓS-VENDA Ganho de competitividade Liberação de área de loja Redução de custos Flexibilidade no retorno de mercadorias dos consumidores Imagem corporativa Manutenção de produtos frescos em suas lojas. Custos e imagem corporativa. Recaptura de valor dos estoques remanescentes. Redução de custos. LEITE CONSULTORIA

27 Sugestão de setores para seminarios
Retorno do consumidor: SAC, Call Center. Retorno do varejo: supermercados, magazines, ecommerce( walmart, extra, pão de açucar, C&A, Renner, calçados, magazine Luiza, ponto Frio, etc Comercio secundário= outlets, ponta de estoques Conserto e reparo: informatica, telefonia, eletronicos, eletrodomesticos, HP, Dell, Lex Mark,motorola, sony, Lg, JVC, Philips, Sansung, Lorenzetti, Brastemp, Boch, Nokia, etc Embalagem retornável: pallets, caixas plasticas e metálicas, bujões, cilindros, conteiner, racks,( Chep, Marfinite, cia de gás de cozinha e industrial, ) Remanufatura: automotivos, cartuchos, pneus Reciclagem = vidro, papel, metal, oleos,PET, AL, Óleo de cozinha, etc

28 Sugestão de setores para seminarios
Prestadores de serviços : operadores logísticos, destinação final, transportadores, recicaldores, etc. Associações: Anip, Inpev, Abal, Abividro, Abiplast, Plastivida, Abirp, Abipet, Abinee, Eletros,

29 LOG. REVERSA: REPAROS E MANUTENÇÃO (Toshiba – UPS)
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Recaptura de valor econômico dos bens: reutilização de equipamentos,componentes ou materiais constituintes. Competitividade:serviço de garantia de pós-venda, reparos e consertos de bens. Adequação de custos logísticos: equacionamento da rede reversa de produtos para conserto e reparos EMPRESAS COM PROGRAMAS EM CURSO Embraer Motorola IBM HP Telefônica Flextronic Mattell Gillette Submarino LEITE CONSULTORIA

30 LOG. REVERSA: REMANUFATURA
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Recaptura de valor econômico dos bens: reutilização de equipamentos,componentes ou materiais constituintes. Competitividade: redução de custos na utilização de componentes e “core” dos produtos. Adequação de custos logísticos: equacionamento da rede reversa de produtos para conserto e reparos EMPRESAS COM PROGRAMAS EM CURSO Cannon Xerox Cummins Scania Bosh Timken Supra Copy Black Print Weg motores LEITE CONSULTORIA

31 LOG. REVERSA: SETORES COM LEGISLAÇÃO NO BRASIL
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Cumprimento da legislação: obrigatoriedade de equacionar o retorno. Redução de multas: atitudes ambientais não adequadas. Garantia de destino: adequado aos bens retornados. EMPRESAS COM PROGRAMAS EM CURSO Setor de Pneumáticos Setor Agrotóxicos Setor Farmacêutico Setor Óleos Lubrificantes Baterias de veículos

32 LOG. REVERSA: PRODUTOS DE PÓS - CONSUMO
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Recaptura de valor econômico: reutilização de componentes ou materiais constituintes. Contratos de consignação e retorno Reutilização do produto Ecológico EMPRESAS COM PROGRAMAS EM CURSO Tetrapak Setor PET Lex Mark Editora Abril Unilever LEITE CONSULTORIA


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