A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão estratégica de logística em produção e serviços Gestao estratégica de logística em produção e serviços JPAN-2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão estratégica de logística em produção e serviços Gestao estratégica de logística em produção e serviços JPAN-2008."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão estratégica de logística em produção e serviços Gestao estratégica de logística em produção e serviços JPAN-2008

2 Gestão estratégica de logística em produção e serviços OBJETIVOS - Entender o conceito da administração da produção e operações - Entender o gerenciamento de serviços - Planejamento e controle da produçao ( PCP ) - Plano mestre de produçao ( MPS ) - Planejamento dos recursos empresariais ( ERP ) - Controle e gerenciamento da cadeia de suprimentos JPAN-2008

3 Gestão estratégica de logística em produção e serviços PROGRAMA - 1ª Aula: - conceitos básicos de logistica, logística reversa, serviços,gerenciamento de demandas; - 2ª Aula: - Planejamento e controle da produção ( PCP ); - 3ª Aula: - Plano mestre de produçao; - 4ª Aula: - Planejamento dos recursos empresariais ( ERP ); - 5ª Aula: - Contorle das atividades de produçao JPAN-2008

4 Gestão estratégica de logística em produção e serviços AVALIAÇÃO - Trabalho em grupo – Logistica reversa = 30 pontos - Questoes individuais em sala de aula ( 2X15 pontos ) = 30 pontos - Trabalho em grupo – Administrando a produção = 40 pontos TOTAL = 100 pontos JPAN-2008

5 Gestão estratégica de logística em produção e serviços Administração da produção e operações - Atividade orientada a produçao de bem fisico ou prestaçao de serviço; - É o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função de produção ( empresas industriais ) ou operações ( serviços ). - Produçao diz respeito às atividades industriais; - Operaçoes diz respeito às atividades de serviços; JPAN-2008

6 Gestão estratégica de logística em produção e serviços Administração da produção e operações - Prover produtos ou serviços aos clientes envolvendo projeto, planejamento, controle e melhoria do sistema; - Fazer a diferenciaçao entre um produto e um serviço é dificil, pois a compra de um produto é acompanhada de algum serviço de apoio (por exemplo, instalaçao) e a compra de um serviço muitas vezes inclui mercadorias (por exemplo, alimentos em um restaurante); JPAN-2008

7 Gestão estratégica de logística em produção e serviços As funções gerenciais - Planejamento – Decisões estratégicas, táticas e operacionais; - Organização – Combinação dos recursos produtivos; - Direção – Transformar planos em atividades concretas; - Controle – Avaliação do desempenho. JPAN-2008

8 Gestão estratégica de logística em produção e serviços O que é Produto? - É um bem ou mercadoria; - Algo tangível; - Destinados ao consumo; - Resultado de atividades e processos; JPAN-2008

9 Gestão estratégica de logística em produção e serviços O que é serviço? - É um ato ou desempenho; - Uma atividade econômica que nao resulta em propriedade; - Preponderantemente intangivel; - Contato muito mais proximo com o cliente; JPAN-2008

10 Gestão estratégica de logística em produção e serviços Caracteristicas de serviço? - O cliente como participante no processo de serviço; - Produção e consumo simultâneos de serviços; - Capacidade perecível com o tempo; - Escolha do local a partir da localizaçao dos clientes; - Intangibilidade dos serviços; - Heterogeneidade JPAN-2008

11 Gestão estratégica de logística em produção e serviços - Manufatura : fábrica é operada como um sistema fechado, estoques desvinculam sistema produtivo das demandas dos clientes. - Serviços : operam como sistemas abertos, com todo o impacto das variações de demanda sendo transmitido ao sistema – espera do cliente. JPAN-2008 PRODUTOS X SERVIÇOS

12 Gestão estratégica de logística em produção e serviços PRODUTOS X SERVIÇOS JPAN-2008 CARACTERÍSTICAS INDÚSTRIASEMPRESAS DE SERVIÇOS Produto Estoques Padronização dos insumos Influencia da mão-de-obra Padronização dos produtos Físico Comuns Comum Média/Pequena Comum Intangível Impossível Difícil Grande Difícil

13 Gestão estratégica de logística em produção e serviços O GERENCIAMENTO DA DEMANDA Gestão de demanda Suavizar demanda Ajustar capacidade Administrar a espera JPAN-2008

14 Gestão estratégica de logística em produção e serviços INDÚSTRIAS DO SETOR DE SERVIÇOS - Bancos e finaceiras; - Restaurantes e bares; - seguradoras; - Noticias e entretenimento; - Transportes ( carga e passageiros ); - Assistencia médica; - Educação; - Atacado e varejo; - Consertos e manutenção; - Profissionais ( advogados, arquitetos, dentistas, consultores ) JPAN-2008

15 Gestão estratégica de logística em produção e serviços O QUE É LOGISTICA? - Conjunto de todas as atividades relacionadas com movimentação e armazenagem necessarias para facilitar o fluxo de materiais, desde o ponto de aquisiçao dos materiais até o de consumo final, bem como todo o fluxo de informaçoes necessario para colocar os materiais em movimento em uma rapidez e custo razoáveis. - Foco principal na entrega no ponto certo, ao menor custo e no menor prazo, mantendo as condições de qualidade. JPAN-2008

16 Gestão estratégica de logística em produção e serviços Envio para distribuidor Embalagem Fornecedor Exterior Fornecedor Nacional Placa Teste Montagem Fornecedor Local Produto Software Varejista O FLUXO LOGÍSTICO Fábrica JPAN-2008

17 Gestão estratégica de logística em produção e serviçosJPAN-2008 LOGÍSTICA REVERSA - Conceito -A logistica reversa é definida como a parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla de modo eficiente e eficaz ofluxo direto e reverso e o estoque de bens, serviços e informaçoes entre o ponto de origem e o ponto de consumo com o propósito de atender os requisitos do cliente. - Mover o produto da destinaçao final para o retorno ao ciclo de negócios, ou para a disposição adequada.

18 Gestão estratégica de logística em produção e serviçosJPAN-2008 LOGÍSTICA REVERSA – Porque? -Há alguns anos atrás as industrias não se sentiam responsáveis por seus produtos depois do uso pelos clientes; - Produtos eram jogados fora indiscriminadamente; - Baixa consciência ambiental; - Nenhuma legislação específica;

19 Gestão estratégica de logística em produção e serviçosJPAN-2008 LOGÍSTICA REVERSA – HOJE - Consciência ambiental dos consumidores; -Altos custos do descarte direto ao meio ambiente; - Leis ambientais obrigam industrias a receber e destinar corretamente o retorno de produtos; - Industrias enxergaram grande potencial produtivo na devolução;

20 Gestão estratégica de logística em produção e serviçosJPAN-2008 OPÇÕES DE RECUPERAÇÃO - Reuso direto: Produtos que nao necessitam de retrabalho para serem usados novamente. – Exemplos: Containers, pallets, embalgens vai-e-vem; - Reparo: Produto volta ao estado funcional após conserto. – Exemplo: troca de componente eletronico em um computador ou celular; - Reciclagem: Produto nao mantem sua funcionalidade. – Exemplos: Garrafas PET, Pneus;

21 Gestão estratégica de logística em produção e serviçosJPAN-2008 OPÇÕES DE RECUPERAÇÃO - Refurbishing (Atualização, readaptação, reforma): Produto é atualizado para que atinja padroes similares ao produto original. Exemplo: Atualizações em computadores; - Remanufatura: Produto é totalmente desmontado e suas partes sao criteriosamente analisadas. Peças deterioradas são trocadas. O produto volta ao mercado sob condições de garantia de produto novo. Exemplo: Cartucho de impressora.

22 Gestão estratégica de logística em produção e serviçosJPAN-2008 VANTAGENS - Produtos com preços diferenciados no mercado; - Imagem da empresa ecologicamente correta – Responsabilidade social; - Geração de novos postos de trabalho; - Economia de recursos como energia, água, gás etc; - Redução do custo do descarte

23 Gestão estratégica de logística em produção e serviçosJPAN-2008 LOGÍSTICA VERDE - Também conhecida como ecológica age em conjunto com a logística reversa, no sentido de minimizar o impacto ambiental; - Preocupação com a destinação ecologicamente correta para os resíduos da produção e com os impactos que poderão ocorrer durante o ciclo de vida do produto


Carregar ppt "Gestão estratégica de logística em produção e serviços Gestao estratégica de logística em produção e serviços JPAN-2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google