A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Suprimentos. Processo de Compra Fornecedores Plano de Demanda Plano de Compra Plano de Produção Plano de Distrib. Clientes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Suprimentos. Processo de Compra Fornecedores Plano de Demanda Plano de Compra Plano de Produção Plano de Distrib. Clientes."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Suprimentos

2 Processo de Compra Fornecedores Plano de Demanda Plano de Compra Plano de Produção Plano de Distrib. Clientes

3 Gestão de compras (Suprimentos); Gestão dos estoques; Armazenagem e controle; Distribuição Física (Movimentação e Transporte). Gestão de Compras

4 Cadastramento Gestão Compras Recebimento Armazenagem e controle Inventário Físico Gestão de Compras

5 O que deve ser comprado? Como deve ser comprado? Quando deve ser comprado? Onde deve ser comprado? Por que preço deve ser comprado? Em que quantidade deve ser comprado? Gestão de Compras

6 Por que fazer a gestão da compra ?

7 OBJETIVOS: COMPRAR AO PREÇO CORRETO; COMPRAR PARA ENTREGA NO MOMENTO CORRETO; COMPRAR PRODUTOS E SERVIÇOS DE QUALIDADE CORRETA; COMPRAR NA QUANTIDADE CORRETA; COMPRAR DA FONTE CORRETA; ESTIMULAR A PARCERIA ENTRE OS FORNECEDORES; INTEGRAÇÃO INTERNA ENTRE AS ÁREAS DA EMPRESA; OBTER ININTERRUPTAMENTE O FLUXO DE MATERIAIS DA EMPRESA

8 METAS Investimentos e perdas de estoques no mínimo; Padrões adequados de qualidade; Comprar ao menor preço possível; Padronizar onde possível os itens adquiridos; Melhorar a posição competitiva da organização; Descobrir e desenvolver fornecedores competentes; Relações de trabalho harmoniosas com os internos;

9 Entendendo o Processo de Compras Compras: Corresponde à transação Monetária Obtenção (Procurement): está orientado à aquisição de produtos e Serviços necessários à organização. Produtos Matéria Prima,Peças e ingredientes para a Produção,Suprimentos para reparos e Manutenção Serviços Consultoria,Utilidades,Serviços administrativos

10 Foco em Preço Compras -> Evolução Foco Estratégico

11 Alianças com o Fornecedor Previsões de Demanda Tempo de Ciclo

12 REFLEXÃO REFLEXÃO Alianças Estratégicas

13 Ações de Compras: Reduzir custos Fornecedores aliados: Alianças estratégicas Alianças estratégicas: fornecedores são partes do negócio. Há divisão de riscos (ganhos e perdas) Resultados da aliança: Canal de fornecimento Dock-to-stock => eliminação do processo de recebimento. Redução do tempo de ciclo. Canal de demanda: Cross-docking => área de armazenamento e distribuição. Usada no Varejo. Gestão de materiais

14 Dificuldades de Compras Exemplo: setor agrícola o produto colhido deve ser rapidamente levado ao cliente, sob pena de deterioração. Hortifruti: colhe-se exatamente quando maduros e entrega-se no menor prazo menor. Floricultura: rosas devem ser colhidas em tempo certo para desabrochar na mão do cliente. Conclusão: sem uma estratégia de compra o resultado é prejuízo para a cadeia.

15 Vantagens e Desvantagens

16 Compras (ciclo) Processo de Compra, ilustração extraído do livro Adminsitração de Materiais e do Patrimôni, Francischini e Gurgel, Editora Thompson, 2002

17 Processo: Compras na Prática Tipos de Compras & Obtenção na Prática Equipamentos Acessórios Matérias Primas Produtos Compras Fornecedores Serviços Fornecedores

18

19

20 Perguntas ???

21 Referências Bibliográficas MARTINS, Petrônio Garcia & ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva, POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais – Uma Abordagem Logística. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, VIANA, João José. Administração de Materiais – Um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, BAILY, Peter. Compras : princípios e administração – São Paulo : Atlas, 2000


Carregar ppt "Gestão de Suprimentos. Processo de Compra Fornecedores Plano de Demanda Plano de Compra Plano de Produção Plano de Distrib. Clientes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google