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IIIº. Congresso Profissional de Administração e Ciências Contábeis da UFV EMPREENDEDORISMO Por: Batista Gigliotti Data: 19/09/09.

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1 IIIº. Congresso Profissional de Administração e Ciências Contábeis da UFV EMPREENDEDORISMO Por: Batista Gigliotti Data: 19/09/09

2 APRESENTAÇÃO Batista Gigliotti: Cel: AGORA, VOCÊS...

3 Recomendação Bibliográfica INOVAÇAO E EMPREENDEDORISMO Autor: BRESSANT, JOHN Editora: BOOKMAN COMPANHIA ED LIÇOES DE EMPREENDEDORISMO Autor: HASHIMOTO, MARCOS Editora: MANOLE ESTRATEGIA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Autor: BIAGIO, ARNALDO e BATOCCHIO, ANTONIO Editora: MANOLE A CONSTRUÇAO DO PLANO DE NEGOCIO Autor: AJZENTAL, ALBERTO e RENATO, ANTONIO Editora: SARAIVA

4 CONCEITO

5 EXERCÍCIO Pense numa pessoa que você considera ser empreendedora e responda: – Por que você a escolheu ? Quais as características do(a) escolhido(a) ? – Você se parece com essa pessoa ? Em que ?

6 O EMPREENDEDOR Definição Origem da palavra: francesa ENTREPRENEUR" Significado simplificado: Histórico: Joseph Schumpeter, 1950: criatividade e sucesso com inovações K. Knight, 1967 e Peter Drucker, 1970: assumir risco EMPREENDEDOR = INVENTOR ? VISIONÁRIO ? aquele que assume riscos e começa algo de novo

7 O EMPREENDEDOR Características: Possui habilidades técnicas Possui habilidades gerenciais Disciplinado Disposição para assumir riscos Inovador Ousado Persistente Visionário Ter iniciativa Corajoso Humilde Apaixonado pelo que faz

8 O EMPREENDEDOR Processo de Desenvolvimento –Etapa 1: Auto-Conhecimento –Etapa 2: Perfil –Etapa 3: Aumento da Criatividade –Etapa 4: Processo Visionário (aprender a identificar oportunidades) –Etapa 5: Network (rede de contatos) –Etapa 6: Análise da Viabilidade –Etapa 7: Plano de Implantação –Etapa 8: Capacidade de Negociação e de Apresentação da Idéia

9 O INTRA-EMPREENDEDOR Definição: Uma pessoa empreendedora, mas dentro da organização Pinchot 1985

10 OS EMPREENDEDORES

11 COMO POSSO TORNAR-ME UM EMPREENDEDOR ? 1º. Necessidade de Realizar 2º. Disposição de Assumir Riscos 3º. Capital Social favorável 4º. Preparação (Educação, Conhecimento, Estímulos) 5º. Interesses convergentes 6º. Persistência 7º. Faça uso da Liberdade 8º. Auto-crítica com humildade 9º. O Objetivo é o Bem Comum 10º. Lidere os recursos

12 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES IDENTIFICANDO NECESSIDADES OBSERVAÇÃO DE DEFICIÊNCIAS OBSERVAÇÃO DE TENDÊNCIAS PROCURA DE OUTRAS APLICAÇÕES BENCHMARKING

13 FORMAS DE EMPREENDER Montar um negócio do ponto zero Comprar uma nova franquia: –Nacional –Estrangeira –Antiga –Lançamento Comprar um negócio em marcha –Franquia –Empresa –Participação Abrir uma ONG

14 CUIDADOS... Controle da ansiedade Grau de exigência/perfeição Atitude profissional Escolha dos sócios Equilíbrio emocional (frustrações e exageros) Pensamento positivo, mas não irreal

15 ANÁLISE DE VIABILIDADEPreparando o Projeto / Idéia

16 Mortalidade de Empresas 27% 38% 46% 50% 62% (2008)

17 Mortalidade de Empresas

18 EXERCÍCIO Imagine que você pensou em abrir uma loja de artigos esportivos. – Defina os cinco primeiros passos que você daria para a tomada de decisão se vai ou não seguir com o projeto

19 Pré-Requisitos Para Iniciar Um Empreendimento Conceito do negócio Levantamento de Informações: Dados do Mercado Recursos necessários Barreiras Oportunidades Expectativas Investimentos Recursos disponíveis Agentes facilitadores (ex: rede de contatos, habilidades existentes)

20 Visão Prática: Atributos Qualificação (adjetivos) do Negócios, Produtos ou Serviços: Ex: durável, rápido, prático, caro/barato, conveniente, arrojado, novo, moderno, clássico, jovem, universal, flexível, complexo, leve/pesado, robusto, inovador, confiável, preciso, ético... Etc. Compare-os com os seus concorrentes. Seu negócio, produto ou serviço é diferenciado ? 20

21 Como posso crescer ? C A B 1 2 Você Concorr Mercado 1: Expansão da EMPRESA 2: Expansão do MERCADO A = Cliente não atendido B = Cliente do concorrente C = Novo mercado ANÁLISE DE MERCADO

22 Ferramentas de Avaliação Preparação de um Plano de Negócio Avaliação dos resultados Análise de Riscos e de Cenários Estratégia Plano de Implantação Revisão e Re-Programação

23 ANÁLISE FINANCEIRA Número de Clientes - TC Gasto por Transação - TM Custos Operacionais (+) ROP INVESTIMENTOS (-) CUSTOS ADMINISTRATIVOS = LUCRO (+) (PERCEPÇÃO DO) VALOR DA MARCA VALOR DA EMPRESA

24 Dados Necessários Para Tomada de Decisão Objetivos Investimentos Resultados esperados Plano de crescimento da receita Dificuldades e facilidades Riscos e cenários

25 O Processo do Planejamento Estratégico 25 ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (O e T ) Oportunidades e Ameaças FEEDBACK e CONTROLE Formulação de METAS e OBJETIVOS Declaração de VISÃO e MISSÃO do negócio ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO (S e W ) Forças e Fraquezas Formulação de ESTRATÉGIAS IMPLEMENTAÇÃO Modelo de KOTLER

26 IMPLANTANDO O PROJETO / IDÉIAFazendo Acontecer

27 Atitude de Empreendedor Auto-conhecimento Perfil do eu empreededor Aumento da criatividade Processo visionário Rede de relações Avaliação das condições para elaborar um plano Plano de Negócio Capacidade de negociar e apresentar uma idéia Compromisso com a implementação

28 EXERCÍCIO Considere que a loja de artigos esportivos é atrativa e que você já tomou a decisão de seguir em frente. – Quais as principais barreiras que você vê, para sua implantação ? – Como você pensa superá-las ?

29 SUPERANDO BARREIRAS PLANO DE NEGÓCIO (com análise de riscos e de cenários) TREINAMENTO GERENCIAL PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CHECAGEM DAS INFLUÊNCIAS DOS STAKEHOLDERS ESTUDO SETORIAL REAVALIAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO CRIAR METODOLOGIA DO PROCESSO CRIATIVO BUSCA DE RECURSOS DE INOVAÇÃO BENCHMARKING MAPEAMENTO DO MERCADO

30 Superando Barreiras Financeiras Verificação do real valor necessário Definição de objetivos realistas Aplicação com retabilidade máxima Financiamentos pequenos Otimização dos financiamentos Controle do fluxo de caixa Início na época certa

31 Superando Barreiras Financeiras Elevação rápida das vendas Planejamento pessimista Cuidado com as contas a receber Minimização dos custos fixos Proteção da margem Manutenção dos credores Controle da operação

32 Superando Barreiras Financeiras Recursos existentes: Sociedade Financiamento Tradicional Mercado de Ações (IPO) Fundos de Investimentos Anjos Capital de Risco ONGs Arrendamento Provisões para Investimentos Franquias Programas de Fomento CUSTO DO RECURSO ???

33 Superando Barreiras Operacionais Incubadoras Consultorias Círculos internos de discussões Centros de Empreendedorismo Empresas Júniores Instituições de Apoio (Fiesp, Sebrae, ABF)

34 SUCESSO !!!!!! Batista Gigliotti: Cel:


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