A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pós-Graduação Especialização Pesquisa Científica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pós-Graduação Especialização Pesquisa Científica."— Transcrição da apresentação:

1 Pós-Graduação Especialização Pesquisa Científica

2 Pesquisar zRealizar empreendimentos para descobrir, para conhecer algo. zAto dinâmico de questionar, indagar e se aprofundar num tema. zFato natural e necessário a todos os indivíduos yAdministrador de Empresas, Dona de casa, Professor, Consumidor...

3 Pesquisa Científica zMetodologia Científica zTécnicas adequadas procura obter dados fiéis, objetivos relevantes para se conhecer e compreender um dado fenômeno.

4 Pesquisa Científica zMetodologia meticulosa zetapas encadeadas em seqüência rigorosamente lógica zrigidez na seleção de amostras, tamanho da amostra zcontrole sistemático e constante quanto à validade na técnica operacional do trabalho. (Pedro Marinho)

5 Pesquisa Científica zAmpliação do conhecimento zconstrução, reformulação e transformação de teorias científicas. zConhecimento ynovo - já conhecido por outros pesquisadores. ytotalmente novo - dados desconhecidos por todos. zPrecisão teórica sobre os problemas ou fenômenos da realidade.

6 Pesquisa Científica zDeve se voltar para tudo que existe e pode ser aprendido. zÉ preciso que seus resultados possam ser comunicados. (F. Victor Rubio)

7 Pesquisa Científica zObservação dos fatos zColeta de dados zregistro de variáveis presumivelmente relevantes para análises posteriores

8 Pesquisa Científica zProcesso reflexivo, sistemático, controlado e crítico... zQue conduz à descoberta de novos fatos e de leis que regem o aparecimento ou ausência dos mesmos.

9 Pesquisa Científica Pesquisador: zImaginação criadora - Criatividade zIniciativa zPersistência zOriginalidade zDedicação

10 Pesquisa Científica zNão pode ser apenas fruto da intuição do pesquisador... zDeve ser complementada com Técnicas e Procedimentos Metodológicos. yfundamentalmente uma obra de criatividade - nasce da intuição do pesquisador e recebe a marca de sua originalidade tanto no modo de empreendê-la, como no de comunicá-la. (Pedro Marinho)

11 Pesquisa Científica zEstudos de Viabilidade yTécnica yPolítica yLógica yFinanceira

12 Tipologia da Pesquisa Científica zClassificação segundo às formas de estudo: yPesquisa Descritiva yPesquisa Experimental yPesquisa Ação zClassificação segundo os fins: yPesquisa Pura yPesquisa Aplicada

13 Pesquisa Descritiva zO pesquisador: yObserva... yRegistra... yAnalisa... yCorrelaciona... y...os fatos sem manipulá-los. (F.Victor Rudio)

14 Pesquisa Descritiva zO pesquisador, sem manipular o objeto de pesquisa: yprocura descobrir com que freqüência um fenômeno ocorre ysua natureza ycaracterísticas ycausas yrelações yconexões com outros fenômenos

15 Pesquisa Descritiva Engloba dois subtipos: zPesquisa Documental e Bibliográfica yrecolher, analisar e interpretar as contribuições teóricas já existentes sobre determinado fato, assunto ou idéia yNormalmente antecede a pesquisa de campo e a pesquisa experimental. zPesquisa de Campo ycom procedimentos metodológicos e objetivos pré- estabelecidos, explorar e coletar os dados sobre o objeto de estudo, através do uso de técnicas como: observação, participante ou não participante, entrevistas e questionários

16 Pesquisa Descritiva Fichamento: zPesquisa Documental e Bibliográfica yFicha Bibliográfica zPesquisa de Campo yFicha de Observação Exercício: Elaboração de Fichas

17 Pesquisa Experimental zNa pesquisa experimental o investigador interfere na realidade, fato ou situação estudada através da manipulação direta das variáveis.

18 Pesquisa Experimental zMetodologia para a realização de uma investigação experimental - Pedro Marinho (A pesquisa em Ciências Humanas, 1980) : yInvestigação e definição do problema em estudo. yLiteratura sobre o problema. yElaboração de hipóteses. yDefinição do plano experimental. yRealização do experimento.

19 Pesquisa Experimental yApresentação dos dados. yProvas de significância – comprovam-se ou rejeitam-se as hipóteses. yAnálise e interpretação dos resultados. yConclusões.

20 Pesquisa Ação z"a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo". M. Thiolent (Metodologia da pesquisa científica, 1983)

21 PESQUISA SEGUNDO SEUS FINS Quanto à destinação da pesquisa encontramos a seguinte tipologia: zPesquisa pura e a pesquisa aplicada. zA pesquisa pura ou pesquisa básica tem por finalidade o conhecer por conhecer. Está mais a nível da especulação mental a respeito de determinados fatos. Chama-se também de pesquisa teórica.

22 PESQUISA SEGUNDO SEUS FINS zA pesquisa aplicada é aquela em que o pesquisador é movido pela necessidade de conhecer para aplicação imediata de resultados. Contribui para fins práticos, visando à solução mais ou menos imediata de problemas encontrados na realidade.

23 PROJETO DE PESQUISA zDefinição do tema e problema - o que fazer? zJustificativa da escolha problema - Por que fazer? zPropósitos do estudo - objetivos - Para que fazer? zCronograma de execução - Quando fazer? zLocal - campo de pesquisa - Onde fazer? zRecursos - custeio - Com que fazer? zMetodologia - Como fazer? zPesquisador (es) - Feito por quem?

24 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO zO processo de investigação inicia-se com a seleção de um tema geral ou de um assunto. A partir deste tema formula-se o problema. A boa escolha do tema, associada à inclinação do pesquisador proporciona maior facilidade na formulação de pesquisa.

25 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO zAs hipóteses possuem a função de orientar o pesquisador na coleta e análise dos dados. São proposições antecipadoras à comprovação da realidade existencial. É uma espécie de pressuposição que antecede a constatação dos fatos.

26 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO zAs hipóteses, após testes e provas, são comprovadas ou refutadas no estudo, uma vez que as teorias possuem caráter hipotético, podendo ser corrigidas, ampliadas e reformuladas.

27 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO zAs pesquisas são realizadas através de amostras. O universo de pesquisa significa o conjunto de elementos que possuem determinadas características, definidas para um estudo. A cientificidade do estudo e condições para a comprovação de hipóteses precisa ter uma amostra representativa do universo.

28 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO zEm pesquisas de campo é comum o uso de questionários (perguntas fechadas e abertas) e entrevistas (relacionamento estreito entre entrevistado e entrevistador).

29 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO zDepois de coletados os dados, o pesquisador registra os dados para depois passar ao processo de classificação e categorização. Os dados são examinados e transformam-se em elementos para a comprovação ou não das hipóteses.

30 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO zNo processo final de organização e interpretação dos dados se dá a apresentação dos resultados de investigação. A redação de um relatório final está ligada à natureza do tema de pesquisa e à definição quanto aos prováveis leitores do relatório.

31 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO As normas de apresentação seguem as definições estabelecidas pela ABNT - Associação Brasileira das Normas Técnicas.


Carregar ppt "Pós-Graduação Especialização Pesquisa Científica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google