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PublicouTiago Serrao Alterado mais de 9 anos atrás
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©2006 by Pearson Education do Brasil 5 - 1 CAPÍTULO 5 Elaborando o mix de comunicações para serviços
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©2006 by Pearson Education do Brasil 5 - 2 Estratégias de propaganda para superar intangibilidade (Tabela 5.1) Problema Estratégia de propaganda Generalidade – reclamações objetivasDocumentar a capacidade do sistema físico. – reclamações subjetivasCitar estatísticas de desempenhos anteriores. Impossibilidade de pesquisaApresentar incidente real de entrega de serviço. AbstratividadeApresentar testemunhos de clientes. Citar desempenho que passou por auditoria independente. ImpalpabilidadeExibir clientes típicos se beneficiando. Documentário do processo, etapa por etapa Histórico de caso do que a empresa fez por um cliente. Narração da experiência objetiva de um cliente. Fonte: Mittal and Baker
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©2006 by Pearson Education do Brasil 5 - 3 Outros desafios da comunicação no marketing de serviços Facilite o envolvimento do cliente na produção Preparar clientes para a experiência de serviço e demonstrar papéis. Ensinar aos clientes novas tecnologias, novos recursos. Ajude os clientes a avaliar ofertas de serviço Fornecer sugestões tangíveis ou estatísticas relativas ao desempenho de serviço. Destacar qualidade dos equipamentos e das instalações. Enfatizar qualificações, experiência e profissionalismo do funcionário. Estimule ou reprima a demanda para que se ajuste à capacidade Fornecer informações sobre o timing dos períodos de pico e fora do pico. Oferecer promoções para estimular a demanda fora do pico. Promova a contribuição do pessoal de serviço Ajudar os clientes a entender o encontro de serviço. Destacar expertise e compromisso do pessoal de bastidores.
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©2006 by Pearson Education do Brasil 5 - 4 Determinando objetivos claros: lista de verificação para o planejamento de comunicações de marketing (‘5 Ws’ em inglês) Quem (who) é o público-alvo? O que (what) precisamos comunicar e conseguir? Como (how) devemos comunicar isso? Onde (where) devemos comunicar isso? Quando (when) as comunicações precisam ocorrer?
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©2006 by Pearson Education do Brasil 5 - 5 Objetivos educacionais e promocionais comuns em cenários de serviços (Tabela 5.2) Criar imagens memoráveis de empresas específicas e suas marcas. Desenvolver conscientização e interesse com relação a um serviço ou marca não-familiar. Desenvolver preferência comunicando as forças e os benefícios de uma marca. Comparar um serviço com ofertas de concorrentes e rebater suas declarações. Reposicionar o serviço em relação à concorrência. Estimular demanda em períodos de baixa e desincentivar no pico.
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©2006 by Pearson Education do Brasil 5 - 6 Objetivos educacionais e promocionais (cont.) Estimular julgamentos com oferta de incentivos promocionais. Reduzir incerteza e risco percebido fornecendo informações e conselhos úteis. Restabelecer confiança (p. ex., promover garantias de serviço). Familiarizar os clientes com o processo do serviço antes da utilização. Ensinar a clientes como o serviço deve ser usado para que obtenham o melhor benefício. Reconhecer e recompensar clientes e funcionários de valor.
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©2006 by Pearson Education do Brasil 5 - 7 O mix de comunicações de marketing para serviços (Figura 5.4)
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©2006 by Pearson Education do Brasil 5 - 8 Fontes que dão origem a mensagens recebidas por um público-alvo (Figura 5.5)
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©2006 by Pearson Education do Brasil 5 - 9 Branding e comunicações Segundo Leonard Berry, branding desempenha um papel especial em empresas de serviços porque marcas fortes aumentam a confiança de clientes em compras invisíveis. Marcas corporativas O branding de serviços começa com a marca corporativa e é um misto de marca apresentada, comunicações externas de marca e significado de marca. Submarcas Exemplos do que às vezes são denominadas submarcas incluem fundos mútuos, pacotes de serviços bancários, classes de viagens aéreas, apólices de seguro e contratos de manutenção de serviços.
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©2006 by Pearson Education do Brasil 5 - 10 Comunicações de marketing e a Internet Internacional no seu escopo Acessível de quase todos os lugares do mundo. A maneira mais simples de entrar no mercado internacional. Aplicações da Internet Promove a conscientização e o interesse do cliente. Fornece informações e consultas. Facilita comunicações de duas vias por meio de e-mails e salas de bate-papo. Estimula o julgamento do produto. Permite que os clientes façam pedidos. Mede a eficácia de campanhas publicitárias/promocionais específicas.
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©2006 by Pearson Education do Brasil 5 - 11 Comunicações de marketing e a Internet (cont.) Considerações sobre o projeto de sites Web Endereço memorizável que é promovido ativamente. Conteúdo relevante, atualizado (texto, gráficos, fotos). Contém informações que os usuários-alvo perceberão como úteis/interessantes. Navegação fácil. Download rápido. Propaganda na Internet Banners e buttons em portais e outros sites Web visam atrair tráfego on-line para o site Web do anunciante. Limites da eficácia – a exposição (‘globos oculares’) pode não resultar em aumento de conscientização/preferência/ vendas. Em conseqüência, muitos contratos de propaganda passaram a vincular comissões a comportamento relevante de marketing (p. ex., dando informações pessoais ou efetuando compra).
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