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DEFICIÊNCIA FÍSICA O QUE VEM A SER?

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Apresentação em tema: "DEFICIÊNCIA FÍSICA O QUE VEM A SER?"— Transcrição da apresentação:

1 DEFICIÊNCIA FÍSICA O QUE VEM A SER?
Refere-se ao compromotimento do aparelho locomotor,que compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer um desses sistemas, isoladamente ou em conjunto,podem produzir quadros de limitações físicas de grau e gravidades variáveis.

2 TIPOS E CARACTERÍSTICAS
Lesão Cerebral (paralisia cerebral,hemiplegias) Lesão Medular (tetraplegia,paraplegia) Miopatias (distrofias musculares) Patologias Desgenerativas do SNC(esclerose) Lesões Nervosas Periféricas Amputações Malformações congênitas Disturbios posturais da coluna Sequelas de Queimaduras

3 CAUSAS Paralisia Cerebral-por prematuridade, anóxia prénatal,desnutrição materna, rubéula,taxoplasmose,trauma de parto. Hemiplegias – por acidentes vascular cerebral,aneurisma cerebral, tumor cerebral. Lesão Medular-por ferimento de arma de fogo, arma branca,acidentes de trânsito, mergulho em águas rasas,quedas, processos infecciosos e desgenerativos. Malformações congênitas- por exposição a radiciação, uso de drogas,causas desconhecidas.

4 FATORES DE RISCO Violência urbana, acidentes de trânsito,acidentes desportivos,alto grau de estresse,tabagismo,maus habitos alimentares,uso de drogas,sedentarismo epidemias,agentes toxicos,falta de saneamento básico

5 SINAIS DE ALERTA Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê(não firmar a cabeça, não sentar,não falar no tempo esperado); Perda ou alterações do movimento, da força muscular ou da sensibilidade em membros superiores e inferiores; Doênças infecto-contagiosas; Gestação de alto risco.

6 DADOS ESTATÍSTICOS A OMS estima que 10% da população dos países desenvolvidos e 15 a 20% dos que estão em desenvolvimento possuem pessoas com deficiência, porém poucos desses deficiêntes recebem atendimento especializados público ou privado.

7 QUEM É O DEFICIÊNTE FÍSICO?
Somos natural e biológicamente diferentes:nascemos branco,negro,amarelo,vermelho ou mestiço,homem ou mulher. Isso não quer dizer que somos necessariamente desiguais. Diferênça e desigualdade não é a mesma coisa, Fogem do padrão de normalidade, mas devem ser consideradas com características individuais; Essa mesma criança é um ser de direitos.

8 COM ISSO, EXISTE,SENTE,PENSA E CRIA.
Pode não ver, mas não ter dificuldades em orientar-se ou fazer música; Pode não aprender conteúdos específicos,mas destacar-se em uma atividade esportiva; Pode não houvir, mas escrever poesias

9 Deficiência Física e seus comprometimentos com a função motora do organismo físico.
Leve cambalear no andar; Necessidade do uso da muleta ou andador; Uso da cadeira de rodas que pode ser manobrada pelo aluno; Uso de cadeira de rodas que pode ser manobrada por terceiros; Uso de cadeira de rodas que pode ser monitorada por qualquer parte do corpo, com função voluntária.

10 Esses problemas poderão ou não ser associados a:
Dificuldade de linguagem; Dificuldade visual; Dificuldade auditiva; Semi-dependência para atividade de vida (higiêne, alimentação, uso de banheiro, escrita, e desenho. Atividade que necessitam de coordenação motora fina.

11 Problemas do Desenvolvimento Cognitivo
Dificuldades para: o fazer; Dificuldades para: o compreender o que está sendo visto; Dificuldades para compreender a linguagem

12 Abordagens teóricas para crianças com deficiência física em decorrência da Paralisia Cerebral
Teóricos do Desenvolvimento Humano dizem que a ontogênese ea socialização, estão fundidas na realização do ser humano. Ontogênese – conjunto de transformações embrionárias e pós-embrionárias pelas quais, passa o organismo vertebrado desde o ovo até a fase adulta.(GOULD,1977). Piaget diz que o desenvolvimento cognitivo da criança ocorre por meios de constante desequilibrios e equilibrações. Dois mecanismos: assimilação e acomodação

13 continuação Piaget, ainda divide o desenvolvimento em dois períodos: o da inteligência socio-motora, que vai do nascimento até os dois anos; e o pré-operacional que vai dos dois anos até os sete anos de idade. Vygotsky, tem uma visão baseada na concepção de um orgsnismo vivo, num ambiente que é histórico e em essência social, Para Vygotsky, o processo de formação do pensamento é voltado pela constante comunicação que se estabelece entre crianças e adultos, permitindo assimilação da experiência de muitas gerações.

14 PARALISIA CEREBRAL A Paralisia Cerebral é definida como uma desordem do movimento e da postura devido a um defeito ou lesão do cerebro imaturo. A lesão cerebral não é progressiva e provoca delibitação variável na coordenação da ação muscular com resultante capacidade da criança em manter posturas e realizar movimentos normais. Esta deficiência motora central está ligeiramente associadas a problemas de visão,audição, e da fala, além de outros disturbios de percepção.

15 OUTROS CONCEITOS Deficiência motora ocasionada por uma lesão no cérebro; Deficiência motora, consequente de uma lesão no cérebro, quando ele ainda não estava completamente desenvolvido; PC, não significa que o cérebro ficou parado, o que acontece é que ele não comanda corretamente os movimentos do corpo. Não manda ordens adequadas para os músculos em consequência da lesão sofrida.

16 CARACTERÍSTICAS Alterações no desempenho motor ao andar;
Ao usar as mãos para comer; Ao escrever; Ao se equilibrar; Ao falar; Ao olhar; Ou a qualquer outra atividade que exija controle do corpo e coordenação motora adequada, e ainda, no comprometimento das funções neurovegetativas(sucção,mastigação e deglutição).

17 DEPENDENDO DO LOCAL DO CORPO AFETADO CHAMAMOS:
DIPARESIA- Quando os membros superiores apresentam melhor função que os membros inferiores,isto é, quando eles apresentam menor acometimento. HEMIPARESIA-Quando apenas um lado do corpo é acometido, podendo ser o lado direito ou esquerdo. TETRAPARESIA-Quando os quatro membros estão igualmente comprometidos.


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