Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
Professor: MSc. Eduardo Arruda
2
Gestão Todos utilizam; Boa / Má; Fala- se muito; Pratica- se pouco;
3
O que é gestão? Latim gestore: ato de gerir, gerenciar, administrar;
Management; Combinação de arte, técnica, tecnologia e ciência;
4
O que é gestão?
5
Outras visões de gestão
Por que trabalhamos juntos e como fazemos? Criamos organizações para alcançar objetivos que sozinhos nunca alcançaríamos;
6
Arte Aurélio: capacidade de pôr em prática uma ideia valendo- se da faculdade de dominar a matéria;
7
Arte Larousse: modo pelo qual se obtém êxito, habilidades;
Napoleão e Maquiavel: Arte da Guerra;
8
Arte Difere da ciência pelo SUBJETIVISMO;
Ausência de método científico; Técnica; Inspiração; Criatividade; Sensibilidade;
9
Arte Liderar pessoas é uma arte; Gestão também é uma arte;
“Gestão é a arte de conseguir fazer as coisas através das pessoas” Mary Parker Follet
10
Técnica Modo de fazer as coisas; Know-how;
Utilizada na solução de problemas simples do dia-a-dia das empresas; Conhecimento empírico;
11
Técnica Ação; Sem aprofundar o conhecimento;
“A técnica e o conhecimento técnico nascem, produzem- se e se mantêm na própria ação. A gestão é em grande parte técnica” Côrte Real.
12
Tecnologia Ferramentas técnicas e científicas;
Fazer as coisas > meio da ciência; Pensamento lógico; Know-why;
13
Tecnologia Tecnologia é a técnica que frequentou a Universidade;
Gestão também é uma tecnologia;
14
Ciência Conhecimento baseado em: Visa orientar as atividades humanas;
Métodos; Teorias; Linguagem própria; Visa orientar as atividades humanas;
15
Ciência Utiliza métodos científicos; Gestão também é uma ciência;
16
O porquê da gestão? Realizar os objetivos;
“Atingir, alcançar ou realizar os objetivos de forma eficaz e eficiente”
17
Eficácia Desempenho; Conquista de resultados;
Grau que uma empresa alcança um objetivo estipulado; Atinge os resultados programados;
18
Eficiência Qualidade das ações e dos recursos;
Fazer de forma bem feita; Atingir os objetivos bem; Melhoria da qualidade, aumento da produtividade e otimização de recursos;
19
Eficiência
20
Eficiência
21
Eficiência x Eficácia
22
Eficiência x Eficácia Lair Ribeiro
23
Gestão Não basta que os objetivos sejam alcançados (eficácia);
É preciso que eles sejam da melhor maneira possível (eficiência);
24
Funções ou ferramentas
Objetivos > eficaz > eficiente; Planejamento; Organização; Liderança; Controle dos recursos;
25
Valor Gestão é alcançar os objetos; O que representam esses objetivos?
Os Valores;
26
Valor Era do valor; Gestão é criar, desenvolver ou agregar valor a uma organização; “Agregar valor”; Para quem? Como? Como medir?
27
Valor Mudança de paradigma;
Acionistas, clientes, parceiros estratégicos e funcionários: agregar valor em tudo que é importante;
28
Quem é a chave do valor? Cliente ou Consumidor;
O valor do cliente é fundamental; Sem ele, não há empresa viva;
29
Quem é a chave do valor? “Descobrir as vantagens competitivas que a empresa tem em relação ao cliente é fundamental”
30
O que é valor? Kotler (2000): Razão (matemática) entre o que recebe e o que ela dá em troca; Cliente / consumidor; Proprietário / acionista;
31
O que é valor? Valor = Benefícios – Custos;
Valor = (Benefícios funcionais + operacionais + monetários) – (Custos monetários + de tempo + de energia + psicológicos);
32
O que é valor? Clientes externos;
Clientes internos (proprietários, investidores e funcionários); Lucros; Dividendos; Satisfações / realizações profissionais;
33
O que é valor? “Se você não consegue vender um produto da melhor qualidade pelo menor preço do mundo, você está fora do jogo” Jack Welch Mais por menos > valor percebido e aceito pelo cliente;
34
O que é valor? Alexandre Freire
35
Percepção Valor > percepção;
Valor embora inclua dados objetivos > subjetivo; Percepção > atribuir um determinado valor a alguma coisa; O valor quando não percebido > custo;
36
Vantagem competitiva É uma estratégia que gera valor;
Mais competente que o concorrente; Difícil ou dispendiosa de ser imitada; É a diferença entre vida e morte de uma empresa;
37
Vantagem competitiva Gilberto de Souza
38
Mitos, realidades e verdades
Representação de fatos distorcidos; Realidade: Aquilo que efetivamente existe (bom ou ruim); Verdade: Coisa verdadeira ou certa;
39
Mitos O gestor já nasce feito, não precisa aprender;
Não se desenvolvem gestores; Um super- homem; Valor que importa é o da empresa;
40
Realidades O gestor é improvisado na função;
Assume por tempo de casa ou por mérito; Não precisa se desenvolver; A empresa desconhece os valores dos cliente;
41
Verdades Gestão é um disciplina, arte, técnica, tecnologia e ciência;
O valor que importa é o do cliente.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.