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Comunicação de Marketing Administração do Composto Promocional

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Apresentação em tema: "Comunicação de Marketing Administração do Composto Promocional"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação de Marketing Administração do Composto Promocional
Copyright © 2010 Laury A. Bueno – Programa de Pós-Graduação • Administração Mercadológica

2 COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Comunicação de marketing são as diversas maneiras pelas quais os profissionais de marketing se comunicam com clientes atuais ou potenciais. Gilbert A. Churchill, Jr. e J. Paul Peter, Marketing – criando valor para os clientes, 2a. Ed., São Paulo, Editora Saraiva, 2000, pp. 446 Copyright © 2010 Laury A. Bueno – Programa de Pós-Graduação • Administração Mercadológica

3 METAS DA COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Definição Criar consciência Formar imagens positivas Identificar possíveis clientes Formar relacionamentos no canal Reter clientes Informar o público sobre produtos, marcas, lojas ou organizações. Criar na mente das pessoas avaliações positivas sobre produtos, marcas, lojas ou organizações. Descobrir nomes, endereços e possíveis necessidades de compradores potenciais. Aumentar a cooperação entre membros do canal. Criar valor para os clientes, satisfazer seus desejos e necessidades e conquistar sua lealdade. Copyright © 2010 Laury A. Bueno – Programa de Pós-Graduação • Administração Mercadológica

4 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Codificação Decodificação Emissor Receptor Mensagem Mídia Feedback Resposta Ruído Copyright © 2010 Laury A. Bueno – Programa de Pós-Graduação • Administração Mercadológica

5 O MODELO AIDA ATENÇÃO – INTERESSE – DESEJO – AÇÃO
Comunicação de marketing Atenção Interesse Desejo Ação Copyright © 2010 Laury A. Bueno – Programa de Pós-Graduação • Administração Mercadológica

6 O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO
Qualquer anúncio ou comunicação persuasiva veiculada nos meios de comunicação de massa durante determinado período e num determinado espaço pagos ou doados por um indivíduo, companhia ou organização. Comunicação vista como não paga de informações sobre a companhia ou o produto, geralmente na forma de algum tipo de mídia. Publicidade (Relações públicas) Propaganda Pressão de marketing feita dentro e fora da mídia e aplicada durante um período predeterminado e limitado ao âmbito do consumidor, do varejista ou do atacadistas, a fim de estimular a experiência com um produto e aumentar a demanda ou a disponibilidade. Promoção de vendas Venda pessoal Venda que envolve interação pessoal com o cliente. Copyright © 2010 Laury A. Bueno – Programa de Pós-Graduação • Administração Mercadológica

7 ADMINISTRANDO A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
Definição dos objetivos da comunicação Porcentagem sobre vendas Valor por unidade Escolha do composto de comunicação Definição do Orçamento de Comunicação Baseado na concorrência Todo-que-puder-gastar Natureza do mercado Objetivo-e-tarefa Implementação e Controle Natureza do produto Mudanças nas vendas Expansão e retração Pesquisa de marketing Copyright © 2010 Laury A. Bueno – Programa de Pós-Graduação • Administração Mercadológica


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