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MARCA, LOGOTIPO E SÍMBOLO – IDENTIDADE VISUAL

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Apresentação em tema: "MARCA, LOGOTIPO E SÍMBOLO – IDENTIDADE VISUAL"— Transcrição da apresentação:

1 MARCA, LOGOTIPO E SÍMBOLO – IDENTIDADE VISUAL
ETEC “PADRE CARLOS LEÔNCIO DA SILVA” Curso: Informática para Internet Professor Leonardo Meirelles Colaboração: Diego Barreto 1

2 IDENTIFIQUE 1) Volkswagen do Brasil 2) Windows XP 3) Unilever
4) I love New York 5) Sam’s Club 6) Shell 2

3 IDENTIFIQUE 1) Motorola 2) Finder 3) McDonald’s 4) Itaú
5) HP - Hewlett-Packard 6) Carrefour 3

4 MARCA Nome, geralmente representado por um logotipo e/ou símbolo, que com o tempo, através de experiências reais ou virtuais, objetivas ou subjetivas que se relaciona a ela, passa a ter valor específico. A marca identifica. É um elemento identificador de uma empresa, instituição, produto ou serviço. A marca diferencia. Ela envolve um nome, toda a identidade visual e seus aspectos e personalidade. 4

5 LOGOTIPO É a particularização da escrita de um nome.
É A REPRESENTAÇÃO TIPOGRÁFICA DA MARCA. “Logo”  conhecimento/significado/palavra (grego) + “typos”  padrão/forma/grafia 5

6 LOGOTIPO 6

7 LOGOTIPO Letras desenhadas: Letras de um alfabeto existente: 7

8 LOGOTIPO Letras de um alfabeto existente, porém modificadas: 8

9 SÍMBOLO Sinais que com o uso, passa a identificar um nome. Remetem a uma série de significados a ser aprendidos por associações. É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DA MARCA. Podem ser estruturas: abstratas; pictogramas; ideogramas; ou fonogramas. 9

10 SÍMBOLO Símbolo abstrato  seu significado precisa ser aprendido. 10

11 SÍMBOLO Símbolo baseado em pictograma  desenho é fiel ao que se pretende representar. 11

12 SÍMBOLO Símbolo baseado em fonograma  formado por letras e que não são logotipos, pois não são a escrita. 12

13 SÍMBOLO Símbolo baseado em ideograma  desenho que representa ideia ou conceito. 13

14 SÍMBOLO E LOGOTIPO 14

15 FATORES RELEVANTES DE UMA MARCA
Conceito  deve transmitir conceitos de qualidade e excelência da marca. Legibilidade  facilidade de leitura e compreensão da informação. Personalidade  originalidade é o que fará a empresa diferente das outras. Pregnância  fácil memorização, facilidade em ser lembrado. 15

16 SÍMBOLO DO BRADESCO 16

17 MARCA DO BRADESCO 17

18 O QUE NÃO FAZER 1) Não está conceitualmente ligado ao tipo de negócio que representa, transmitindo uma ideia errada aos consumidores. 2) Não tem um boa leitura. Não se consegue ler. 18

19 O QUE NÃO FAZER COM UM LOGOTIPO
3) O desenho denota amadorismo, é primário, não transmite segurança nem a ideia do que está relacionado. 4) Apresenta excesso de elementos. Não produz um rápida memorização. 19


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