A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn"— Transcrição da apresentação:

1 COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA APRENDIZAGEM ABERTA NO PROJETO OPENLEARN DA OPEN UNIVERSITY Saburo Okada e Alexandra Okada CoLearn - The Open University

2 COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
Resumo deste trabalho de pesquisa OBJETIVO: discutir uso de tecnologias interativas FM webconferência e Compendium software de mapeamento para aprendizagem aberta. ESTUDO: CoLearn - Comunidade de pesquisa de aprendizagem aberta do Projeto OpenLearn criado pela Open University . CONCEITOS: comunidades de aprendizagem aberta recursos educacionais abertos estratégias pedagógicas para uso de tecnologias interativas 4. RESULTADOS: aprendizagem colaborativa, intermediação pedagógica múltipla e construção coletiva de conhecimentos.

3 O uso inovador de tecnologias, o acesso aberto à redes de
COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn Introdução O uso inovador de tecnologias, o acesso aberto à redes de conhecimento e comunidades virtuais possibilitam novos caminhos para aprendizagem aberta colaborativa (Stahl, 2006 e Willinsky, 2007).

4 COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
Desafio Porém, para a aprendizagem aberta significativa não basta apenas o acesso livre à informação e às tecnologias gratuitas. Tornam-se necessárias metodologias que possam subsidiar o uso eficiente das tecnologias para potencializar a construção coletiva de conhecimentos.

5 COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
Nosso Campo de Estudo A Comunidade aberta CoLearn surgiu em 2007 no projeto de aprendizagem aberta “OpenLearn” que oferece conteúdo de cursos da Open University, tecnologias para comunidades. Nosso objetivo é investigar tecnologias gratuitas para aprendizagem aberta: - FlashMeeting para web-conferências - Compendium para Mapeamento - MSG para redes de contatos Os participantes do CoLearn são estudantes, professores, pesquisadores e colaboradores de diversas Universidades no Brasil, Portugal, Reino Unido e Espanha. Esta comunidade é aberta: Seja bem vindo!

6 COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
Conceito Comunidade aberta é um conjunto de pessoas com interesses em comum que interagem e constroem conhecimento em conjunto de modo transparente e com produções de acesso aberto. (Reagle, 2004)

7 COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
Estratégias Pedagógicas Uso de tecnologias para aprendizagem aberta integrados com pesquisa e projetos educacionais. Troca de metodologias para webconferências e mapas de conhecimentos. Desenvolvimento e divulgação de pesquisas individuais e coletivas. Ampliação de redes sociais para construção e troca de conhecimentos.

8 Seminário com Entrevista: Estilos de Aprendizagem
1 Apresentador: Espanha 1 Moderador: UK 3 Entrevistadores: SP Evento: WebConferência CoLearn Participantes: Acesso: 150

9 WebConferencia COLEARN na Escola Alexandre Herculano em Portugal
Plataformas Paulo Moreira Universidade de Minho Modelos Alexandra Okada Open University UK Estilos Daniela Melare UNED Espanha Auditório Professores e Alunos Escola A.Herculano

10 Mesa Redonda: Redes Sociais, Apropriação e Espiral da Aprendizagem
3 Apresentadores: Open University Unicamp London Lab 4 Comentaristas: Paraiba SP Espanha Portugal Evento: WebConferência CoLearn Participantes: Acesso: 70

11 Compendium: Mapas do Conhecimento
Mapa Criado no Compendium para estudo de Curso online LabSpace, Artigos do assunto e informação de busca na web através do Google.

12 Compendium: Mapas do Conhecimento
Mapa de trechos interessantes de uma discussão na Webconferência que foi publicado para os participantes acessarem o conteúdo discutido.

13 Compendium: Mapas do Conhecimento
Mapa de atividades pedagógicas e recursos educacionais abertos (vídeo, imagem, som, e textos) que estão associados com as atividades. Participantes podem usar mapas para navegar, reconstruir e compartilhar trilhas de aprendizagem

14 Conceitos Atividades APRENDIZAGEM ABERTA com tecnologias OpenLearn
ABSTRAÇÃO REFLEXIVA CONTEXTO COMPARTILHADO DUPLAS INDIVÍDUAL CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SIGNIFICADOS INTERMEDIAÇÃO PEDAGÓGICA MÚLTIPLA COLETIVA GRUPOS AUTONOMIA + ABERTURA + CO-AUTORIAS 14

15 Referências Bibliográficas
Piaget, J. (1976). A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar Editores Piaget, J. (1983). A Epistemologia Genética. Coleção Os Pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural. 1-64 LÉVY, P. (2003). O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 2003 Okada, A. (2002). A construção coletiva do conhecimento como rede de significados. Dissertação de mestrado. PUC-SP Okada, S. (2008). Intermediação pedagógica múltipla no universo das TIC, Moodle e webconferência. In: Alves, Lynn Moodle – ambiente e suas matrizes pedagógicas. Valente, J.(1997) Informática na educação: instrucionismo x construcionismo Valentini, C.(2007) Epistemologia Genética de Jean Piaget. Thornburg, D. (1996). Campfires in Cyberspace: Primordial Metaphors for Learning in the 21st Century. <

16 Como participar do CoLearn
Informações & Workshops Comunidade de Pesquisadores – CPLP (FM e Compendium: software gratuito) Projeto OpenLearn Mais informações Veja capítulo 15 do livro


Carregar ppt "COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google