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São Paulo, 7 de Julho de 2005. # Estimular a reflexão e o debate sobre a Responsabilidade Social Empresarial junto aos colaboradores do Grupo # Ampliar.

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1 São Paulo, 7 de Julho de 2005

2 # Estimular a reflexão e o debate sobre a Responsabilidade Social Empresarial junto aos colaboradores do Grupo # Ampliar o conhecimento e o entendimento do público interno sobre os projetos do IPM # Consolidar uma forte integração entre as ações do IPM e as ações do RH # Criar oportunidade para uma maior integração entre funcionários de diferentes áreas, empresas e níveis hierárquicos

3 Estratégia: # Aplicar junto com os colaboradores das empresas do Grupo IBOPE o know-how desenvolvido pelo NEPSO # Desenvolver um projeto de pesquisa com os próprios funcionários com temas de interesse dos funcionários, de Recursos Humanos e do Instituto Paulo Montenegro a execução de um projeto de pesquisa de opinião é uma maneira altamente eficaz para estimular a curiosidade e a compreensão de um temaComo no caso dos projetos realizadas nas escolas pelo NEPSO, confiamos que a execução de um projeto de pesquisa de opinião é uma maneira altamente eficaz para estimular a curiosidade e a compreensão de um tema muitas vezes árido e complexo, de difícil abordagem através de ações mais “convencionais”. Vocês concordam?

4 IDÉIA CRIATIVA Além dos objetivos inicialmente pensados, a adoção do NEPSO no IBOPE permitiu viabilizar mais um desafio: o de “treinar” os participantes nas várias etapas de um projeto de pesquisa, aumentando seu conhecimento, seu entendimento e sua qualificação enquanto profissionais de pesquisa!

5 Definição do objetivo, tema, público e forma  Objetivo: Realizar Pesquisa de Opinião  Tema: Responsabilidade Social Empresarial  Público: Todos os funcionários  Forma: Entrevistas através de questionário estruturado Briefing: Respostas às perguntas: O que quero saber? Para quem e Como perguntar? O PROJETO

6 ao papel social das empresas em geral Grupo IBOPE em particular aos projetos do IPM oportunidades de melhoria Detalhes do briefing # Grau de conhecimento, envolvimento e atitudes com relação ao papel social das empresas em geral e do Grupo IBOPE em particular # Grau de conhecimento, entendimento e atitudes com relação aos projetos do IPM # Principais oportunidades de melhoria e disponibilidade de envolvimento na visão dos colaboradores Para IPM o cidadão Para RH o funcionário

7 Etapas a desenvolver:  Elaboração do questionário  Aplicação dos questionários  Codificação, digitação e crítica dos dados  Processamento dos dados  Análise dos resultados e apresentação final O Projeto Ação Social IBOPE

8 3 Oficinas e 1 Sessão de Encerramento 3 Oficinas e 1 Sessão de Encerramento  Oficina I Questionário: Elaboração Questionário: Elaboração  Oficina II Campo: Treinamento e Entrevistas Campo: Treinamento e Entrevistas  Oficina III Processamento: Tabulação e Análise Processamento: Tabulação e Análise  Encerramento: Apresentação do Projeto e Resultados Apresentação do Projeto e Resultados

9 Oficina I: Muito debate e integração entre as pessoas na discussão do tema Abordagem de todos os tópicos de interesse Estruturação final –Dividido em três áreas específicas: RSE em geral RSE nas empresas do Grupo IBOPE O indivíduo e a RS –Perguntas pré-codificadas (fechadas) com diferentes formatos (simples, múltiplas, com escala, etc.) e uma única pergunta aberta QUESTIONÁRIO

10 Oficina II: Palestra de especialista com vivência de campo –Conhecimentos necessários, atitudes, desafios Realização de pré-teste do questionário Realização das entrevistas –Grande integração entre colegas –Excelente trabalho de campo!!!: CAMPO

11 Oficina III: Alto envolvimento, grande curiosidade pelos resultados Realização de parte das perguntas –Demais e cruzamentos completados pelo pessoal do IBOPE Opinião Análise deixou a desejarAnálise deixou a desejar: nova etapa prevista para término do projeto, em Setembro, após inclusão de outras empresas e localidades TABULAÇÃO E ANÁLISE

12 E vamos agora a uma prévia sobre os resultados

13 Numero total de entrevistas realizadas: Taxa de resposta: Dados totais ponderados para refletir o universo do Grupo IBOPE

14 A grande maioria dos funcionários das empresas do Grupo IBOPE já ouviu falar em “Responsabilidade Social Empresarial” Nesta, como na maioria das perguntas, não existem diferenças significativas entre diferentes grupos

15 % Promover participação de seus funcionários em ações voluntárias62 Promover ações educacionais61 Atuar nas carências da sociedade em complementação as ações do governo47 Promover a contratação de funcionários portadores de deficiências38 Realizar doações financeiras/materiais para instituições24 Incentivar a preservação do meio ambiente22 Promover eventos culturais20 Cumprir as leis trabalhistas13 Cumprir a lei pagando seus impostos09 Realizar doações financeiras/materiais para pessoas04 Nenhuma (esp.)00 PARA UMA EMPRESA ATUAR COM RESPONSABILIDADE SOCIAL É PRECISO... Ações externas Ações individuaisAções internas Ações monetáriasObrig-ações

16 Algumas variações por faixas etárias

17 “generosas” “empresariais” “utilitaristas”

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19 “curto-prazo/alcance”“longo –prazo/alcance”

20 Principais observações da Parte I conhecimentoAlto grau de conhecimento do termo RSE Educação como alvo prioritárioAlto grau de concordância com a Educação como alvo prioritário de ações empresariais na área social Atitudes positivasmotivaçõesAtitudes positivas quanto às motivações empresariais para ações na área social da empresadeseus colaboradores –Forte associação entre RS da empresa e de seus colaboradores debater mais profundamente as diferentes formas de atuaçãoNecessidade de debater mais profundamente as diferentes formas de atuação

21 TOTAL 0 A 1 ANO 1 A 3 ANOS 3 A 5 ANOS 5 A 10 ANOS + 10 ANOS BASE60811914314614754 Sim87%84%82%90% 93% Não6%5%9%6%5%3% Não sabe/ Não opinou7%11%9%4%5%

22 TOTAL 0 A 1 ANO 1 A 3 ANOS 3 A 5 ANOS 5 A 10 ANOS 10+ ANOS BASE60811914314614754 Pelo menos um projeto76%64%77%76%79%97% Nenhum projeto24%36%23%24%21%3%

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25 O PROGRAMA É BASTANTE CONHECIDO INTERNAMENTE PELOS FUNCIONÁRIOS DAS EMPRESAS DO GRUPO IBOPE O PROGRAMA REQUER MUITOS ESFORÇOS/ INVESTIMENTOS PARA UM NUMERO RELATIVAMENTE PEQUENO DE BENEFICIADOS O PROGRAMA AINDA NÃO É CONHECIDO PELOS CLIENTES ATUAIS OU POTENCIAIS TENHO ORGULHO DE TRABALHAR NUMA EMPRESA QUE DESENVOLVE E APLICA PROGRAMAS COMO ESTE NEPSO INAF ESTAÇÃO NEPSO INAF ESTAÇÃO NEPSO INAF ESTAÇÃO NEPSO INAF ESTAÇÃO 8%13%46%10%6%8%45%37%32%83%89%83% 49%47%40%12%18%21%26%32%26%15%9%14% 28%20%5%22%41%36%6%5%4%1%0% 14%18%8%36%21%20%3%7%8%0% 1% 2%19%14%16%19%20%29%1% 3% COMPARANDO OS TRES PROGRAMAS

26 IBOPE UMA EMPRESA... A ATUAR DE FORMA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL TOTAL 1o. Lugar 3 mais importa ntes 1o. Lugar 3 mais importa ntes BASE608 Agregar valor a imagem da empresa26%63% 29%70% Consciência de que precisa devolver algo para a sociedade 25%62% 16%53% Atuar na redução das desigualdades sociais13%39% 15%36% Isenções tributárias4%14% 13%31% Faz parte da missão da empresa20%50% 7%27% Maior integração com a comunidade onde atua 5%32% 6%31% Auto-promoção2%11% 6%19% Sentem-se socialmente cobradas/ Modismo3%17% 5%23% Aumentar o faturamento0%4% 1%5% Nenhuma destas (esp.)0% Não sabe/ Não opinou (esp.)2% 1% O QUE LEVA...

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28 Principais observações da Parte II concordância do Grupo IBOPEAlto grau de concordância com o papel social das empresas do Grupo IBOPE Razoável conhecimentoRazoável (para nossa expectativa) grau de conhecimento dos programas do IPM Boa avaliação dos programasBoa avaliação dos programas apesar de insuficiência de conhecimento: atitude favorável Atitudes muito positivasmotivaçõesAtitudes muito positivas quanto às motivações das empresas do Grupo para atuar na área social divulgação insuficienteEvidência de divulgação insuficiente, tanto interna quanto externamente

29 GRAU DE IMPORTÂNCIA DE DETERMINADAS ATIVIDADES QUE DEFINEM UMA PESSOA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL

30 Educação 33% Fome 24% Saúde 21% Inclusão social 12% Esporte 11% Dependência química 9% Cultura 9% Meio ambiente 7% Violência 6% Desemprego 1% Contribuição à entidades sociais 1% Ação social 1% Religião 1% Ajuda com doações para orfanatos 1% Outros 11% Com meu trabalho, gerando lucro... Como voluntário no Estação IBOPE Não participo

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32 Principais observações da Parte III pró-ativa individualPostura pró-ativa com relação à atuação individual socialmente responsável (incentivar, atuar e gerar projetos são considerados os itens mais importantes) Várias participações individuaisVárias participações individuais em ações de RS externas. Alto grau de disponibilidadeAlto grau de disponibilidade a participar de ações coordenadas pela empresa

33 Conclusões Finais Objetivos plenamente atingidosObjetivos do projeto NEPSO no IBOPE plenamente atingidos: –Ampla discussão do tema e envolvimento a vários níveis –Boa divulgação e estímulo do interesse para saber mais sobre IPM OportunidadesidentificadasOportunidades de melhoria identificadas: –Necessidade de maior divulgação e discussão –Necessidade de buscar de formas de maior envolvimento individual nos projetos

34 Próximos passos deste projetoProsseguimento deste projeto: –Extensão a outras empresas e filiais –Oficina de análise sobre resultados finais a ser realizada em Setembro –Divulgação e discussão dos resultados plano de açãoDefinir plano de ação para: –Canalização e encaminhamento de sugestões –Permitir maior envolvimento individual nos projetos


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