A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(Org. por Sérgio Biagi Gregório) Pense numa palavra. Anote, depois, os termos correlatos, definindo-os. No final, redija uma frase.

Cópias: 1
(Org. por Sérgio Biagi Gregório) Pense numa palavra. Anote, depois, os termos correlatos, definindo-os. No final, redija uma frase.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(Org. por Sérgio Biagi Gregório) Pense numa palavra. Anote, depois, os termos correlatos, definindo-os. No final, redija uma frase."— Transcrição da apresentação:

1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Pense numa palavra. Anote, depois, os termos correlatos, definindo-os. No final, redija uma frase.

2 BEM BENFEITOR Aquele que faz o bem. BENÉVOLO Que tende a fazer o bem. BENEVOLENTE adj. O mesmo que benévolo BENEVOLÊNCIA Boa vontade para com alguém. BENEMÉRITO Que merece o bem. BENEMERÊNCIA Qualidade ou ato de benemérito. BENÉFICO Que faz o bem BENEFICENTE Que beneficia BEM – Do latim bene, qualidade atribuída a ações e a obras humanas que lhes confere um caráter moral. FRASE: "O ruído faz pouco bem, o bem faz pouco ruído. (São Francisco De Sales) BENEFÍCIO Serviço ou bem que se faz gratuitamente BENEFICIADOR Aquele que faz benefícios. BENEFICÊNCIA Hábito ou virtude de fazer o bem. BENDIZER Dizer bem de alguém. BENÍGNO Bondoso, benéfico.

3 CRUZ CRUZADA Expedição de caráter religioso que se fazia na Idade Média, contra hereges e infiéis. CRUCIFORME Em forma de cruz. CRUZAR dispor em cruz; cruzar as pernas. CRUCIFICAR Pregar na cruz. CRUCIFIXO Imagem de Cristo pregado na cruz CRUCIFICAÇÃO Ato ou efeito de crucificar. CRUZETA Pequena cruz. CRUZADOR Aquele que cruza. CRUCIFIXÃO Crucificação. CRUCIFICAMENTO Ato ou efeito de crucificar. CRUCIFICADOR Aquele que crucifica. CRUCIFICADO Pregado na cruz. CRUCÍFERO Que traz ou sustenta uma cruz. CRUCIFERÁRIO Aquele que leva a cruz, nas procissões. CRUZ – Do latim cruce, antigo instrumento de suplício, constituído por dois madeiros, um atravessado no outro, em que amarravam ou pregavam os condenados. FRASE: Ave crux, spes unica! Eu te saúdo, ó cruz, minha única esperança!

4 EVOLUÇÃO EVOLUCIONAL Evolutivo EVOLUCIONAR Fazer passar por transformações. EVOLUCIONISMO Doutrina filosófica ou científica baseada na ideia de evolução. EVOLUCIONISTA Referente ao evolucionismo. EVOLUIR Embora condenado pelos puristas como galicismo, este verbo é muito mais usado que evolver e evolucionar. EVOLUÇÃO – Desenvolvimento progressivo de uma ideia. Acontecimento, ação, movimento progressivo. FRASE: " Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção à evolução. EVOLVER Passar por evoluções ou transformações

5 FILOSOFIA FILOSOFEMA Proposição filosófica FILOSÓFICO Relativo à Filosofia, ou a filósofos. FILOSOFISMO Mania filosófica, falsa filosofia. FILÓSOFO Aquele que cultiva a filosofia e procede sempre com sabedoria e reflexão. FILOSOFAL (Pedra) Fórmula secreta que os alquimistas tentavam descobrir para transformar metais em ouro. Fig. coisa difícil de descobrir ou de realizar. FILOSOFASTRO Deprec. Individuo que, julgando-se filósofo, discorre sem acerto. FILOSOFIA – Estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade. FRASE: A Filosofia é a mãe da sabedoria FILOSOFANTE Que ou quem filosofa, é dado a filosofar FILOSOFAR Argumentar, discutir, raciocinar como quem filosofa..

6 FUNDAMENTO FUNDAMENTAR v.t. Lançar os alicerces a. Considerar com fundamento FUNDAMENTADO adj. Que se fundamentou; a que se deu fundamento. FUNDAMENTAL adj. Que serve de fundamento a qualquer construção; que serve de base, essencial.. FUNDAMENTÁVEL adj. Que se pode fundamentar; ideias fundamentáveis. FUNDAMENTE adv. Com profundeza, profundamente; altamente, em elevado grau. FUNDAMENTADAMENTE adv. Com fundamento. FUNDAMENTO – Do latim fundamentum, base, alicerce, fundação FRASE: Argumente sempre sobre sólidos fundamentos. FUNDAMENTABILIDADE s.f. Qualidade do que é fundamental. FUNDAMENTALMENTE. adv. De modo fundamental; sobre bons fundamentos; solidamente..

7 MAL MALDOSO Que tem ou encerra maldade. MALEDICÊNCIA Qualidade de maldizente. MALEDICENTE O mesmo que maldizente. MALEFICÊNCIA Disposição ou tendência para fazer o mal. MALEFICIAR Fazer o mal. MALEFÍCIO ato de danificar. MALEVOLÊNCIA Qualidade ou ação de malevolente. MALÍCIA Tendência para o mal. MAL – Do latim malu, aquilo que é nocivo, prejudicial, mau; aquilo que prejudica ou fere. FRASE: "O mal não tem consistência própria. MALFEITOR Aquele que comete crimes ou delitos condenáveis. MALGOVERNAR Governar mal, gastando acima de suas posses. MALICIAR Desconfiar de suspeitas. MALÉVOLO Que é mal. MALIGNO Propenso para o mal.

8 NATUREZA NATUREBA adj. Defensor da comida natural NATURISMO s.m. Valorização dos agentes naturais como meios terapêuticos. NATURAL adj. Produzido pela natureza ou de acordo c/ suas leis. NATURISTA adj. Med. Que usa a natureza para a cura. NATURALMENTE adv. De modo natural, provavelmente. NATUROPATA s.m. Praticante ou especialista em naturopatia. NATUREZA – s.f. Conjunto de todos os seres de que se compõe o Universo e dos fenômenos que nele se produzem. FRASE: Ajamos sempre de acordo com a natureza. NATUREZA-MORTA Pint. Representação de gêneros alimentícios, geralmente sobre a mesa. NATUROPATIA s.f. Med. Sistema terapêutico que utiliza as capacidades autocurativas do organismo: plantas e massagens.

9 PROGRESSO PROGREDIR Caminhar para frente, avançar. PROGRESSÃO Sucessão ininterrupta e constante dos diversos estádios de um processo. PROGRESSISTA Favorável ao progresso que é adepto ou partidário do progresso político, social e econômico. PROGRESSIVIDADE Qualidade ou caráter de progressivo. PROGRESSIVO que progride. PROGRESSO – Movimento ou marcha para adiante. Conjunto das mudanças ocorridas no tempo. FRASE: "Progresso é feito por homens preguiçosos que procuram modos mais fáceis para fazer as coisas." (Robert A. Heinlein)

10 SALVAÇÃO SALVAR Tirar ou livrar (de ruína ou perigo). SALVAMENTO Operação de salvar. SALVANTE adj. Que salva prep. exceto. SALVÍFICO Que produz salvação. SALVÁVEL Que se pode salvar. SALVO Livre de perigo de morte, doença, dificuldade. SALVADOR Aquele que salva. Jesus Cristo s maiúsculo SALVAGUARDAR Por fora de perigo; proteger, defender. SALVAÇÃO – Do latim salvatione, ato ou efeito de salvar(-se), remir FRASE: Fora da caridade não há salvação SALVÁDEGO Navio conveniente equipado, destinado a acudir navios em perigo ou naufragados..


Carregar ppt "(Org. por Sérgio Biagi Gregório) Pense numa palavra. Anote, depois, os termos correlatos, definindo-os. No final, redija uma frase."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google