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Projecto de Publicação de Informação Educativa Vitor Manuel Barrigão Gonçalves Bragança, 2003 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios.

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1 Projecto de Publicação de Informação Educativa Vitor Manuel Barrigão Gonçalves Bragança, 2003 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web Escola Superior de Educação de Bragança

2 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 2 2 Sumário Contexto Objectivos Modelo Tecnológico e Modelo de Desenvolvimento Desenvolvimento de Sistemas de Informação para a Web Modelação e Especificação Estrutura e Qualidade dos Websites Desenvolvimento do Portal dos Catraios Conclusões Visita guiada ao Portal dos Catraios: http://www.catraios.pt

3 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 3 3 Contexto Contínua e rápida mutação social, política, económica e tecnológica (redução do período de vida das TICs); Recurso crescente a Redes Digitais de Informação (exigência crescente de informação); Novo conceito de Educação: Educação ao longo da vida; Alteração dos papéis e atitudes do aluno e do professor; Internet - instrumento indispensável ao desenvolvimento da sociedade da informação (desenvolvimento de novas TIC); Pais ou encarregados de educação cada vez mais investem em materiais ou instrumentos educativos. Exigência crescente de: Conteúdos  Websites  Sistemas de Informação para a Web Vivemos numa sociedade caracterizada por:

4 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 4 4 Contexto Estabelecimentos de Ensino Queriam mostrar o trabalho desenvolvido à sua comunidade educativa. ESE-IPB Queria estreitar a ligação aos Estabelecimentos de Ensino. CAE-Bragança Queria ver fácil e rapidamente veiculadas informações entre as escolas. Alunos e Professores Exigiam novas formas de comunicação e de obtenção de informação. Prefiguravam-se vários cenários para esta Comunidade Educativa: Redes Telemáticas, Directórios Educativos, Portais Educativos, Websites Lúdico-didácticos, Sistemas de Ensino à Distância, Centros de Recursos on-line, entre outros sistemas baseados na Web.  Portal para Jardins e Escolas do 1º Ciclo Ensino Básico

5 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 5 5 Objectivos Objectivo do projecto:  Desenvolver um SIW que favoreça a comunicação entre as Escolas do 1.º Ciclo e Jardins de Infância e, destas com a comunidade em geral e com as crianças, seus pais e professores em particular. Este Sistema de Informação Educativo para a Web designou-se por Portal dos Catraios – O Portal dos Miúdos e Graúdos A construção de um portal ou outro Sistema de Informação para a Web (SIW) poderia não ser uma meta prioritária de cada escola... Mas, poderia constituir um objectivo comum de todas elas. Estou aqui…

6 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 6 6 Modelo Distribuído Modelo Cliente-Servidor Qual o Modelo Tecnológico? O mesmo já não podíamos dizer do Modelo de Desenvolvimento! Modelos centrados no Servidor: - Modelo baseado em CGI; - Modelo baseado em SSI; - Modelo baseado em API. Modelos centrados no Cliente: - Código previamente instalado; - Código móvel. Modelos Híbridos. Não levantava grandes dúvidas…

7 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 7 7  Tecnologias de suporte: Servidores e Sistemas Operativos (Windows, Linux...) Servidores e clientes aplicacionais (Servidor Web e Browser Web...) Protocolos de Comunicação (IP, TCP, UDP...) Tecnologias e Protocolos de Segurança (rede e aplicações) Sistemas de Gestão de Base de Dados (Oracle, SQL-Server...) e respectivos mecanismos de conexão (CGI, ASP, PHP...) As tecnologias, por si só, não serão suficientes a menos que sejam acompanhadas de estratégias eficientes de planeamento, desenvolvimento e exploração de conteúdos. Por conseguinte, Estudar os Modelos de Desenvolvimento E seleccionar o mais adequado... Qual o Modelo Tecnológico?

8 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 8 8 Varajão, 1998 Qual o modelo de Desenvolvimento?  Enquadramento: Gestão de Sistemas de Informação - Onde estamos? - Para onde queremos ir? - O que fazer para lá chegar? - Analisar (O que fazer?) - Projectar (Como fazer?) - Criar/Adquirir - Instalar - Manter/Actualizar - Formar os utilizadores - Actualizar as TIC - Introdução de dados -Alterações locais

9 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 9 9 Qual o Modelo de Desenvolvimento?  Modelo Híbrido: Modelo em Espiral

10 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 10  Modelo em Espiral Adaptado para o Desenvolvimento de SIWs Qual o Modelo de Desenvolvimento? Então e eu? Fico para o fim outra vez?

11 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 11 Desenvolvimento de Sistemas de Informação Web  Modelo em Espiral Adaptado para o Desenvolvimento de SIWs Primeiros ciclos

12 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 12 Desenvolvimento de Sistemas de Informação Web  Modelo em Espiral Adaptado para o Desenvolvimento de SIWs Últimos ciclos

13 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 13 Modelação e Especificação do SIW  Metodologia Metodologias Estruturadas: - Modelos baseados na decomposição funcional; - Modelos na perspectiva do algoritmo. Metodologias orientadas por Objectos: - Modelos baseados na flexibilidade e mutação de requisitos; - Modelos na perspectiva do objecto ou da classe de objectos.

14 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 14 Estrutura e Qualidade  Estruturas de Websites:

15 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 15 Estrutura e Qualidade  Classificação dos Websites por estrutura: Podem ser identificadas as seguintes formas de organização da informação nos Websites: por conteúdos Exemplo: Anos > Disciplinas > Temas > Conteúdos; por tarefas Exemplo: publicar/consultar informação, comprar/vender produtos; por utilizador Exemplo: surfistas, esporádicos e novatos ou assíduos e experientes. Vá lá… Fala de mim!

16 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 16 Estrutura e Qualidade  Navegação: Em suma, os mecanismos de apoio à navegação devem responder às questões: Onde estou? De onde venho? Para onde vou? Profundidade dos menus: até 3.º nível da hierarquia (regra dos três cliques) Amplitude dos menus: até 32 opções por página Posição dos menus: consistência e uniformidade; Lei de Fitts (topo e esquerda) Indicadores de contexto: logotipo e título, tipos de ligações Metáforas Conceito A navegação deve ser fácil e intuitiva. Para tal: ? ? ?

17 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 17 Estrutura e Qualidade  Qualidade da Informação Autoria: publicação de informações acerca da instituição e do autor do conteúdo. Acuidade: correcção, precisão, fidelidade ou exactidão do conteúdo. Actualidade: indicação da data de criação e/ou actualização do conteúdo. Abrangência: percepção da cobertura inerente à estrutura e organização do conteúdo. Objectividade: identificação clara do objectivo principal e nível de detalhe do conteúdo.

18 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 18 Estrutura e Qualidade  Usabilidade Contudo, alguns problemas podem ser antecipados através da: - avaliação heurística; - avaliação baseada em revisões; - avaliação baseada em modelos; - entre outros métodos de avaliação da usabilidade.  Independentemente do método, a avaliação será sempre centrada no utilizador

19 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 19  Análise Actividade de Desenvolvimento do Portal Evolução dos Protótipos

20 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 20  Projecto Actividade de Desenvolvimento do Portal Protótipo Operacional Crianças Professores Pais Comunidade Colaboradores CHEGA! Agora é a minha vez! Eu não sou uma castanha qualquer! Eu sou o Bilhó…

21 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 21  Instalação Actividade de Desenvolvimento do Portal Arquitectura do Portal final

22 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 22  Retrospectiva do trabalho desenvolvido Conclusões Processo de Desenvolvimento deve ser orientado por uma metodologia. A actividade de Desenvolvimento deve ser impulsionada pela actividade de Planeamento e validada pela actividade de Exploração. Modelos Iterativos e Incrementais e os Modelos Híbridos (em particular Modelo em Espiral) são os mais adequados para o Desenvolvimento de Sistemas de Informação para a Web. O Modelo em Espiral adaptado permitiu visualizar e projectar o sistema, centrando-se na análise de riscos e no utilizador, e, evolutivamente, construir e validar o sistema a partir de um conjunto de modelos, especificações e protótipos.

23 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 23  Retrospectiva do trabalho desenvolvido Conclusões Análise e Projecto Abordagens orientadas ao Objecto – ferramenta Rational Rose Abordagens Estruturadas – ferramenta Easy CASE Construção e Avaliação Ciclos “prototipar – avaliar – prototipar Análise – Projecto – Construção - Instalação Avaliação e Utilização Validação da Estrutura, organização dos conteúdos e funcionalidade dos serviços (In)Formação para a comunidade Algumas curiosidades: 91% das crianças transmontanas conhecem-me 82% já brincaram e aprenderam coisas novas comigo 79% querem mais computadores com Internet

24 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 24  Perspectiva do trabalho a desenvolver Conclusões Produção e publicação de conteúdos de qualidade científica e pedagógica; Dinamização dos serviços e conteúdos (Fóruns, Chats, Histórias On-line...); Melhoria da acessibilidade do Portal; Actualização face a novas tecnologias (HTML para XML; ASP.NET); Melhoria da segurança das aplicações Web e respectivas transacções (SSL); Integração mais forte com outros projectos Estender ao 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Este projecto não pode ser dado como concluído! Este projecto precisa de si… Sim, estou a falar consigo.

25 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios – um projecto para a Web 25 Agradeço a atenção dispensada… Vitor Barrigão Gonçalves Escola Superior de Educação de Bragança vg@ipb.pt http://www.catraios.pt catraios@catraios.pt vg@ipb.pt


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