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SERVIÇO PÚBLICO E CIDADANIA
Prof. Pedro Célio Alves Borges AGANP-GO 18 de setembro de 2006
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I. A PROFISSÃO DO SERVIDOR PÚBLICO NO BRASIL - IMAGENS
Contém uma nobreza sócio-cultural diferenciada em relação às demais profissões; Em geral, é associada às variadas formas de se entender o Estado e suas funções
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I. A PROFISSÃO DO SERVIDOR PÚBLICO NO BRASIL - IMAGENS
ESTADO SERVIDOR PÚBLICO Estado empreendedor - agente de acesso aos recursos para investimento - liderança (tecno-burocrática) para a modernização Estado protetor/provedor - ocupante do cargo / salário expectativa de prestígio / ascensão social Estado coerção - controle profissional do medo /insegurança / privilégios - rejeição / desprestígio anti-popular Estado re-publicano - especialista da articulação ético-política da sociedade - aliado na construção da cidadania e da democracia
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Reformas e transições contra o Estado.
II. MOMENTO ATUAL DO ESTADO: DIMENSÕES E DESAFIOS Reformas e transições contra o Estado. O balanço do período de hegemonia neoliberal aponta para a valorização da natureza re-publicana do Estado.
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II. MOMENTO ATUAL DO ESTADO: DIMENSÕES E DESAFIOS
Superação do monopólio estatal nas tarefas regulatórias da sociedade e do mercado Fracasso da avalanche reformista submetida e orientada aos pressupostos do mercado: (privatizações, Estado mínimo e demonização do servidor público) Atualizar a existência institucional e administrativa do setor público: “re-estatizar” em vez de desestatizar na perspectiva ética e política da sociedade e não do Estado. Novas identidades e meios reinvidicativos redefinem os vínculos entre dinâmicas sociais e representação institucional novos espaços e novos atores na geração e execução de políticas públicas Recuperar a dignidade da política (e da esfera pública) Deslocar os slogans de modernização e eficiência do serviço público para a lógica de coexistência democrática e do enfrentamento das desigualdades
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PROFISSIONAL DO SERVIÇO PÚBLICO
Atua em um ambiente imerso em profundas transformações. O Estado se modifica a partir de efeitos estruturalmente combinados
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III. PROFISSIONAL DO SERVIÇO PÚBLICO
Re-estruturação sócio-produtiva Revolução tecnológica e mudanças no trabalho Reformulação de valores e identidades Mundialização do capital Redes de comunicação e dos sistemas de informação.
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III. PROFISSIONAL DO SERVIÇO PÚBLICO
Terceirização e redefinições de carreiras Quebra de direitos Valorização profissional: corporativa e salarial Dilema organizacional: participação cidadã X primado da eficiência
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