A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de Caso: Estratégias de Competição Dependente e Oportunista Elmo Leonardo Jéssyka Flavyanne Lenivaldo Ribeiro Ramona Florêncio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de Caso: Estratégias de Competição Dependente e Oportunista Elmo Leonardo Jéssyka Flavyanne Lenivaldo Ribeiro Ramona Florêncio."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de Caso: Estratégias de Competição Dependente e Oportunista Elmo Leonardo Jéssyka Flavyanne Lenivaldo Ribeiro Ramona Florêncio

2 Estrutura da Apresentação 1. Introdução 2.Estratégia dependente; 3.Estratégia oportunista; 4.Comparativo entre estratégias; 5.Referências

3 Introdução

4 As estratégias competitivas são conseqüência das múltiplas incertezas que cercam a atividade econômica; Dentre outros tipos de estratégias estão a estratégia dependente e a oportunista.

5 O que é estratégia? A seleção e a implantação de um conjunto de objetivos com vistas a adaptar a empresa ao ambiente externo ou modificar esse ambiente para melhorar suas chances de sucesso (Coombs et al, 1992:9)

6 Estratégia dependente Uma empresa que se subordina à outra mais forte; Só promove mudanças em seus produtos e processos por demanda de seus clientes ou controladores;

7 Estratégia dependente Depende das instruções de outras empresas para inovar; Não altera o processo produtivo ou lança novos produtos. –Apenas opera equipamentos existentes

8 Estratégia dependente Alguns modelos que se apóiam em estratégias dependentes: 1.Empresas que fabricam produtos para serem comercializados sob a marca de terceiros;

9 Estratégia dependente Alguns modelos que se apóiam em estratégias dependentes: 1.Empresas que fabricam produtos para serem comercializados sob a marca de terceiros; 2.Empresas que operam sob regime de franquias;

10 Estratégia dependente 3.Subsidiárias de outras empresas que mantêm controle centralizado sobre as atividades de P&D;

11 Estratégia dependente 3.Subsidiárias de outras empresas que mantêm controle centralizado sobre as atividades de P&D; 4.Empresas que adquirem tecnologias de terceiros sem um esforço próprio de capacitação.

12 Estratégia oportunista Empresas que exploram nichos de mercado ou oportunidades temporárias: Oportunidades em mercados em rápida transformação que não requeira grandes investimentos em P&D.

13 Estratégia oportunista Ingredientes importantes: –Imaginação e conhecimento das necessidades dos consumidores. Atributo essencial: –Chegar rapidamente no mercado.

14 Estratégia dependente: estudo de caso

15 Estratégia dependente: Grupo Simoldes O Grupo Simoldes, cujas raízes remontam à empresa Simoldes Aços, criada em 1959, tem hoje em dia uma presença forte nos setores dos Moldes e Injeção de Plásticos. Atualmente a divisão de moldes é constituída por 7 fábricas 1 das quais no Brasil. A divisão de Plásticos conta com 8 unidades, 2 das quais no Brasil, 1 na França, 1 na Romênia, e 1 na Polônia.

16 Moldes Portugal Brasil 1996 Injeção de plásticos Portugal França Brasil Reciclagem de peças plásticas Poliaze

17 Grupo Simoldes Por que o Grupo Simoldes teve sucesso? Integração da fabricação de moldes e injeção de plásticos num mesmo grupo.

18 Grupo Simoldes O setor de automóvel absorve a quase totalidade (98%) da produção do grupo; As tecnologias que dominam vão desde a injeção tradicional passando pela injeção com gás, Bi-injeção, injeção de Baixa pressão sobre tecido e outros materiais, e a injeção Hibrida.

19 Grupo Simoldes Produtos para o setor de automóvel: –Pilares –Revestimento da bagageiro –Componentes dos assentos –Console –Cavas da roda –Condutas de ar –Pára-choques –Spoilers –Moto-ventilador –Cablagens –Tampas do motor –Painel de instrumentos –Painéis de porta

20 Grupo Simoldes A utilização da estratégia dependente utilizada pelo Grupo Simoldes pode ser claramente identificada pelo fato de ser fornecedora de empresas mais fortes e mais conhecidas, tais como: Renault; BMW; Wolkswagen; Mercedes.

21 Grupo Simoldes Além disso os produtos fabricados pelo Grupo Simoldes nem sempre levam a sua marca, mas a marca de terceiros;

22 Estratégia de Inovação oportunista: Estudo de Caso

23 Estratégia de Inovação oportunista A Insolo Gerenciamento Agrícola, subsidiária da Insolo Agroindustrial S/A, é uma das mais renomadas empresas de gestão e assessoria técnica agrícola no país, com uma carteira de clientes que, em conjunto, detêm mais de 200 mil hectares em cultivo na safra de 2007/2008.

24 Insolo Gerenciamento Agrícola

25

26

27

28

29

30

31

32 Estratégia de Inovação oportunista Atividades Desenvolvidas: 1.Vendas de produtos 2.Desenvolvimento de projetos para Agricultura de Precisão. 3.Serviços Softwares

33 Estratégia de Inovação oportunista Atividades Desenvolvidas: 1.Vendas de produtos 2.Desenvolvimento de projetos para Agricultura de Precisão. 3.Serviços Máquinas Softwares

34 Estratégia de Inovação oportunista Atividades Desenvolvidas: 1.Vendas de produtos 2.Desenvolvimento de projetos para Agricultura de Precisão. 3.Serviços Máquinas Softwares Equipamentos

35 Estratégia de Inovação oportunista Os serviços são oferecidos em três frentes distintas: Atividades técnicas relacionadas com a produção agrícola

36 Estratégia de Inovação oportunista Os serviços são oferecidos em três frentes distintas: Atividades técnicas relacionadas com a produção agrícola Atividades comerciais

37 Estratégia de Inovação oportunista Os serviços são oferecidos em três frentes distintas: Atividades técnicas relacionadas com a produção agrícola Atividades comerciais Projetos especiais

38 Estratégia de Inovação oportunista Por que esta empresa é classificada no grupo das empresas com estratégia de inovação oportunista?

39 Estratégia de Inovação oportunista Por que esta empresa é classificada no grupo das empresas com estratégia de inovação oportunista? Porque possui vantagem competitiva a partir da exclusividade e de um atendimento superior ao segmento de mercado de soja não-GM e orgânica, ou seja, sobrevive em um espaço de mercado específico e particular.

40 Estratégia de Inovação oportunista Por que esta empresa é classificada no grupo das empresas com estratégia de inovação oportunista? Porque explora nichos de mercado que requeiram maior grau de controle e especificidade sobre a produção agrícola, cuja remuneração é maior.

41 Estratégia de Inovação oportunista O que são nichos de mercado?

42 Estratégia de Inovação oportunista O que são nichos de mercado? São segmentos de mercado cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes.

43 Estratégia de Inovação oportunista O que são nichos de mercado? São segmentos de mercado cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. Deste modo, a estratégia de nicho vai depender do desempenho efetivo da empresa, no sentido de se ajustar de forma adequada ao consumidor-cliente estruturado em sólidas bases no planejamento do negócio e no posicionamento mercadológico.planejamentoposicionamento

44 Comparativo entre as estratégias

45 Comparativo entre as Estratégias Dependente: Subordinada em relação à empresas mais fortes, sendo dependente destas para promover mudanças e para Inovar. (Não lança novos produtos) Oportunista: Associada à exploração de nichos de mercado ou oportunidades temporárias.

46 Comparativo entre as Estratégias Produz peças plásticas para automóveis. Comércio de produtos, presta serviços e desenvolve projetos (todos voltados para a agricultura) Produtos: (mercados diferentes) X

47 Produção de componentes essenciais à Indústria automobilística. Exploração de nichos de mercado na produção agrícola. Comparativo entre as Estratégias Classificação: X

48 Dependente: Custos indiretos baixos, vantagens locais, alto nível de especialização. Oportunista: Ao explorar um segmento, até então, não percebido pelas demais, a empresa adquire liderança no determinado setor. Comparativo entre as Estratégias Vantagens: (ganhos)

49 Dependente Oportunista Comparativo entre as Estratégias Sintetizando: X

50 Referências DINFO,Informática e Logística. Clientes e Parceiros. Disponível em:. Acesso em: 6 nov INSOLO, Gerenciamento Agrícola. Nossa Unidade de Negócios.Disponível em:. Acesso em: 6 nov LOURENÇO,Ana. SOPAS,Leonor. A internacionalização do grupo simoldes : Um estudo de caso de um fornecedor de Componentes para a indústria automóvel. Julho,2003. PEREIRA, Delcio. Estratégias de Inovação Tecnológica. Disponível em: _1_11_08_08.pdf. Acesso em: 8 Nov 2008.

51 Referências SIMOLDES.Disponível em: Acesso em 8 nov TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da Inovação: A economia da Tecnologia no Brasil (Cap. 9). Rio de Janeiro: Campus, WIKIPÉDIA, A enciclopédia livre. Nichos de mercado. Disponível em:. Acesso em: 6 nov WIKIPÉDIA, A enciclopédia livre. Grupo Simoldes. Disponível em:. Acesso em: 8 nov. 2008

52 Estudo de Caso: Estratégias de Competição Dependente e Oportunista OBRIGADO PELA ATENÇÃO. Elmo Leonardo Jéssyka Flavyanne Lenivaldo Ribeiro Ramona Florêncio


Carregar ppt "Estudo de Caso: Estratégias de Competição Dependente e Oportunista Elmo Leonardo Jéssyka Flavyanne Lenivaldo Ribeiro Ramona Florêncio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google