A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Equipe Dplad-Cored Pesquisa de Situação RBMLQ-I (2010)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Equipe Dplad-Cored Pesquisa de Situação RBMLQ-I (2010)"— Transcrição da apresentação:

1 Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Equipe Dplad-Cored Pesquisa de Situação RBMLQ-I (2010)

2 Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Apresentação Análise baseada em levantamento documental e entrevistas pessoais Tese de Luiz Fernando R Araújo (Inmetro/Dimel) Entrevista com 19 representantes da Rede – questionários – perguntas abertas Objetivo: Apresentar problemas/oportunidades identificados na Rede Roteiro da apresentação: Modelo de Relacionamento Principais problemas e desafios identificados Próximos passos

3 Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Modelo de relacionamento Plenárias “Nas plenárias, os IPEM comparecem, mas pouco participam das discussões. Há poucas deliberações”. “A plenária, na prática, vira um evento expositivo, muito pouco se decide, então acaba não sendo democrático. As decisões tomadas em Plenária acabam sendo irrelevantes, são detalhes”. Câmaras setoriais “É importante ter uma pessoa de perfil técnico participando destas câmaras (setoriais), oferecendo apoio. Caso contrário as discussões técnicas ficam esvaziadas de conteúdo”. “A conseqüência disso é que esses assuntos acabam sendo discutidos e deliberados em Plenária sem o devido embasamento técnico advindo das discussões nas Câmaras”.

4 Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Modelo de relacionamento Mais deliberação nas plenárias Descrição de problemas Diagnóstico das causas Alternativas de solução Mais técnicos nas setoriais

5 Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Modelo de relacionamento Identificação de problemas

6 Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Problema 1. Influência da política local Algumas possíveis propostas de solução: Federalização: “O Inmetro deveria funcionar somente no esquema de superintendências em todos os estados” Treinamento dos Gestores: “Para facilitar a transição de dirigentes, sugiro que sejam capacitados antes de serem empossados no cargo”. Mais padronização e documentação: “No IPEM, não havia plano de carreira, manual ou regimento interno estruturados quando da minha entrada, o que dificultou ainda mais a adaptação”. Critérios mínimos para ocupação de cargos técnicos: “No Convênio 2010 está escrito que a pessoa deve ter algum conhecimento técnico, mas ainda ficou aberto quanto conhecimento. Deveria ser mais direto/objetivo”. Conscientização dos políticos locais: “Apresentar ao Governador os termos e a seriedade do convênio para evitar que pessoas ‘desavisadas/desinteressadas’ assumam o cargo de dirigente”.

7 Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Problema 2. Mecanismos de cobrança de desempenho Identificação do problema: “Sistema de cobrança de desempenho dependente da força política de cada IPEM” “Acabam premiando o órgão delegado ruim, pois os que têm pior gestão precisam de mais recursos e acabam conseguindo. Isso desestimula os órgãos delegados que são mais eficientes”. “O Convênio 02/2010 está criando um sistema de conseqüências; cria uma relação mais justa entre o IPEM que desempenha bem as suas funções e o Inmetro”.

8 Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Problema 3. Qualidade dos serviços delegados Causas do problema: Política de produtividade contra a qualidade: “Há uma determinação estabelecida de execução de 30 verificações por dia. Este número é inexeqüível em muitos lugares”. Política de captação e capacitação: “O que é um profissional de metrologia? Como padronizar – ex.: código de ética. Deveria haver uma padronização do conhecimento, uma delimitação do perfil do agente metrológico”. Rastreabilidade dos padrões: “Cinqüenta por cento dos instrumentos da rede estão com padrões vencidos”. “É fundamental dotar a rede de condições de rastreabilidade. Os centros regionais de metrologia devem ser tirados do papel”.

9 Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Problema 4. Pessoal Algumas possíveis Propostas de solução: Evitar “aparelhamento do Estado: “Deveria ser incluída no convênio uma questão limitando os cargos comissionados...” “O elevado número de cargos comissionados compromete a continuidade do trabalho”. Utilizar Entidades Metrológicas Privadas: “O governo do estado não autoriza concursos, o que torna fundamental a parceria com a Rede de Metrologia e Ensaio, ONG cujo pessoal apresenta maior qualificação e produtividade em relação aos servidores do IPEM”. Política salarial da rede: “Por conta dos baixos salários, os profissionais, após sua capacitação em metrologia, são absorvidos pela indústria. O Inmetro acaba capacitando profissionais para o setor privado”.

10 Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR 5. Desafios Futuros Modernização da estrutura (conhecimentos, equipamentos, pessoal etc.) “O maior desafio da Rede é atualizar-se e formar quadros técnicos especializados”. Mudança de status da Rede: “Atualmente, o Inmetro prioriza a metrologia científica em detrimento da metrologia legal; isso é um erro”. Orientação por missão “Poderia incluir, nos cursos do Cicma, a responsabilidade, o impacto das atividades desenvolvidas pelos técnicos”.

11 Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR 5. Desafios Futuros Planejamento estratégico participativo “O planejamento estratégico de 2005... foi um instrumento poderoso para o alcance de objetivos estratégicos... Foi um processo participativo e que funcionou como ferramenta de empoderamento dos servidores da casa” Ampliação do escopo de serviços descentralizados: “Para os órgãos delegados com bom histórico deveria haver mais delegação (ex.: auditoria de organismos de inspeção)...” “Muitas atividades que estão na metrologia científica do Inmetro deveriam ser descentralizadas. Ex.: padrões de biocombustível. O Inmetro precisa delegar competência”.

12 Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Tópicos relevantes. Serviços e ferramentas - Cored Avaliação muito positiva do SGI Problemas no Portal Problemas logísticos Entrevistados preocupados com efetiva utilização dos recursos dos telecentros

13 Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Próximos passos Identificação de problemas

14 Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Próximos passos : Descrição do problema:......... explicar Diagnóstico das causa........explicar Alternativas de soluções......explicar


Carregar ppt "Marca do evento Plenária da RBMLQ-I 23 a 26 de novembro 2010 – Curitiba/PR Equipe Dplad-Cored Pesquisa de Situação RBMLQ-I (2010)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google