A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Núcleo do Território Pratigi pela Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Núcleo do Território Pratigi pela Educação"— Transcrição da apresentação:

1 II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
A Escola Centrada na Aprendizagem - da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: Narrativas do Vivido

2 "Diego não conhecia o mar
"Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovakloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: - Pai, me ensina a olhar!” Eduardo Galeano in "O livro dos abraços“

3 Cantinhos de Leitura ou Biblioteca de Sala: o que mudou na minha prática?

4 Quais os desafios para transformar o ensino da leitura e da escrita?
Formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam “decifrar” o sistema de escrita. Formar pessoas desejosas de embrenhar-se em outros mundos possíveis que a literatura nos oferece.

5 A quem se atribui na escola a responsabilidade de atuar como leitor?
“Para que a instituição escolar cumpra com sua missão de comunicar a leitura como prática social, parece imprescindível uma vez mais atenuar a linha divisória que separa as funções dos participantes na situação didática. Realmente, para comunicar às crianças os comportamentos que são típicos do leitor, é necessário que o professor os encarne na sala de aula, que proporcione a oportunidade a seus alunos de participar em atos de leitura que ele mesmo está realizando, que trave com eles uma relação “de leitor para leitor”. (Délia Lerner)

6 É possível a mudança na escola?
Formação de professores como leitores Formação de professores para conhecer o objeto de ensino - a leitura e a escrita.

7 O trabalho em torno da biblioteca possibilita:
Ampliar o prazer pela leitura; Melhorar a comunicação oral; Ampliar a competência leitora; Ampliar o conhecimento sobre títulos, sobre autores; Familiarizar-se com o estilo literário dos autores; Melhorar a qualidade dos textos produzidos.

8 “Dizer à criança que ela tem que ler, eu creio que é uma coisa negativa de saída. É preciso deixar a coisa como um prato de doce, assim...que a pessoa deixa na mesa e a criança chega e se sente atraída pelo doce e come. É preciso que a criança também se sinta atraída pelo livro.” José Mindlin

9 www.institutochapada.org.br Formadora: Beatriz Leal

10


Carregar ppt "II Núcleo do Território Pratigi pela Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google