A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: TÓPICOS DE PLANEJAMENTO - SC 396 - 2013 A abordagem hermenêutica crítica na pesquisa qualitativa Discente: Cleber Tiago Cirineu Profa. Rosana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: TÓPICOS DE PLANEJAMENTO - SC 396 - 2013 A abordagem hermenêutica crítica na pesquisa qualitativa Discente: Cleber Tiago Cirineu Profa. Rosana."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: TÓPICOS DE PLANEJAMENTO - SC 396 - 2013 A abordagem hermenêutica crítica na pesquisa qualitativa Discente: Cleber Tiago Cirineu Profa. Rosana Onocko Campos

2 SILVA, Denise Guerreiro Vieira; TRENTINI, Mercedes. Narrativas como técnica de pesquisa em enfermagem. Revista Latino- Americana de Enfermagem, 2002, maio-junho; 10 (3): 423-32.

3  Apresentação da narrativa como uma possibilidade de abordagem em pesquisa, especialmente como coleta e análise de dados, destacando seu reconhecimento em diferentes áreas do conhecimento e de maneira mais específica na enfermagem.

4  Revisão do conceito de narrativa, por meio da compreensão dos autores de diferentes áreas do conhecimento: filosofia, antropologia, linguística e enfermagem. Quanto ao aspecto prático de sua aplicação na pesquisa, introduz três diferentes tipos de narrativas, identificadas a partir das histórias que as pessoas contam: narrativas breves, narrativas de vivências e narrativas populares. Inclui também, forma de apresentação das narrativas em textos científicos e seu processo de interpretação.

5  As pessoas, ao serem solicitadas a responderem questões em relação à sua doença, relatam outros acontecimentos ocorridos durante o processo de adoecer;  As análises que, muitas vezes, se tem realizado sobre a condição de saúde das pessoas, tem se limitado a interpretar sinais e sintomas e avaliar tratamentos, desconsiderando, na maioria das vezes, a experiência da doença como um todo;  Na antropologia, as narrativas sempre foram consideradas como a principal expressão usada pelas pessoas para contarem suas sagas coletivas ou individuais (conquistas, derrotas, dramas pessoais, alegrias, aflições);  Narrar é uma manifestação que acompanha o homem desde sua origem, podendo ser feita oralmente ou por escrito, usando imagens ou não.

6  Narrativa - começo, meio e fim: cinco elementos essenciais:  o enredo (conjunto de fatos);  as/os personagens (quem faz a ação);  o tempo (época em que se passa a história, duração da história);  o espaço (lugar onde se passa a ação) e;  o ambiente (espaço carregado de características socioeconômicas, morais e psicológicas onde vivem as/os personagens)

7  narrativas breves: focalizando um determinado episódio, como a descoberta da doença, um súbito mal- estar;  narrativas de vivências: são mais amplas, incluindo a história da vivência de uma pessoa com a doença;  narrativas populares: são as histórias contadas e recontadas entre pessoas de uma comunidade, podendo, algumas vezes, tornarem-se lendas técnica de entrevista aberta, contendo questões provocadoras { { observação ou observação participante

8  As narrativas criam um campo para ação coletiva, legitimando certas identidades e conduzindo as pessoas a tomarem posições que estão de acordo com seu padrão cultural;  Permite aos profissionais de saúde construírem seus conhecimentos sobre determinados temas e situações pelas quais as pessoas passam;  Narrativa como técnica para o desenvolvimento de pesquisas em enfermagem ainda necessita de discussões e reflexões, havendo necessidade de investir na técnica de captação das histórias, no processo de análise dos dados, associado ao desenvolvimento de habilidades do(a) enfermeiro (a) sobre o seu uso, explorando sua contribuição para o processo de pesquisa;  Essa técnica permite ir além de apenas historiar a doença, captando o seu significado na vida dessas pessoas.

9  COOPER, Hannah; MOORE, Lisa; Gruskin, Sofia; KRIEGER, Nancy. Characterizing Perceived Police Violence: Implications for Public Health. American Journal of Public Health. July 2004, Vol 94, N. 7.

10  Caracterizar o uso excessivo da força (a partir da percepção dos moradores de rua) com as diversas formas de violência cometidas pelos policiais de Nova York e suas implicações para a Saúde Pública.

11  Pesquisadores da Saúde Pública têm produzido pesquisas insuficientes que caracterizam o abuso de violência e sua importância para a saúde pública. OBS: No seu relatório de 2002 sobre a violência a OMS definiu a violência como "o uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, outra pessoa, ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou tenha uma alta probabilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, desenvolvimento ou privação ".

12  Utilização de dados qualitativos a partir de um estudo de uma operação antidrogas da polícia (no ano de 2000) de uma delegacia de Nova York.  A percepção dos moradores da região: 40 usuários de drogas injetáveis ​​ e 25 não usuários – experiências com o abuso policial.

13  O pesquisador – passou de agosto a dezembro de 2000 na 46. Delegacia de Nova York;  Entrevistados: 40 usuários de drogas ilícitas (ex.: heroína ou cocaína) ​​ e 25 não usuários – experiências com o abuso policial;  A delegacia 46 foi selecionado como um local de estudo, porque o vice-inspetor de narcóticos da polícia de Nova York observou que a repressão neste recinto foi particularmente ativa;  Os indivíduos elegíveis para o estudo tinham entre 18 anos ou mais no momento da triagem, residiam nas proximidades da delegacia por pelo menos um ano antes da triagem, e foram capazes de falar Inglês com fluência, suficiente para compreender a triagem e processos de consentimento;  Os participantes do estudo receberam uma bolsa $ 21 e um guia de recursos da comunidade.

14  Métodos de amostragem: snowball (convidar os moradores para o estudo - "bolas de neve“;  Inicialmente um não usuário morador - identificados por um membro do conselho da cidade e funcionários conselho da comunidade;  Entrevistas duraram entre 60 e 90 minutos (gravadas e transcritas na íntegra);  Tentativa: entrevistar agentes de patrulha e TNT na 46. Delegacia para explorar suas perspectivas sobre as repressões de drogas, mas a polícia de Nova York se recusou a conceder os pedidos de entrevistas.

15  Instituto Nacional de Saúde Mental - proteger materiais da entrevista de intimação;  Harvard School of Public comitê de assuntos de saúde humana autorizou o uso da via oral, em vez de consentimento por escrito;  Nomes dos participantes não foram, assim, registrados nos materiais da entrevista.

16  Foi utilizado "Grounded“ - métodos da teoria para identificar categorias mais importantes e suas inter-relações dentro e através de transcrições. "Grounded Theory" é um método qualitativo analítico projetado para indutivamente derivar teorias sobre um tópico. Há tipicamente três etapas de análise:  1) "codificação aberta", em que os conceitos no texto são identificados, etiquetados e definidos;  2) "codificação axial", em que as conexões entre esses conceitos são explorados para construir e explorar categorias inter-relações das categorias 'um com o outro e;  3) "codificação seletiva", em que a teoria emergente é refinado

17  A 46. Delegacia 46 está localizado no Bronx, Nova York;  De acordo com o censo de 2000 nos EUA, o recinto é o lar de cerca de 77. 000 pessoas, a grande maioria dos quais são americanos Africano ou Hispânico;  Experiência de um encontro com policial violento ou assustador: 64% não-usuários e 54% usuários.

18  Os participantes, de modo geral, informaram que a polícia usa de violência física, psicológica e sexual e negligência, muitas vezes associado a este abuso com repressão relacionados táticas e preconceitos oficial percebido.  A violência policial tem sido apontada como uma das principais causas de agressão com danos relacionados ao ouvido (Quênia); violência vivida entre os pacientes em uma clínica chilena; lesões da medula espinhal (África do Sul; sugere que as crianças que vivem nas ruas do Brasil sofrem violência letal nas mãos da polícia.  os participantes não usuários de drogas expressaram altos níveis de preocupação com a violência policial.

19  Coletivamente, esta pesquisa sugere que polícia perpetrado abuso tem um impacto na saúde ;  Com base na demografia da cidade de Nova Iorque, um número desproporcional desses queixosos eram Africano-americanos;  Desde meados dos anos 1980, os Estados Unidos investiu em esforços de combate para reduzir nível de traficantes e usuários (moradores de rua);

20  Negligência: 18% dos usuáriose 36% dos não usuários lamentou a conduta da polícia;  A violência física, sexual e psicológica: 65% de usuários e 40% dos não-usuários relataram experimentar diretamente ou testemunhar a violência física da polícia; 33% dos usuários e 12% dos não-usuários relataram experimentar ou testemunhar violência sexual da policia; 63% dos usuários e 44% dos não usuários relataram abusos de ordem psicológica.

21  Para os participantes do estudo, a violência policial excessiva era comum e foi frequentemente associada com repressões específicas relacionadas as táticas;  Paradoxo: participantes da pesquisa elogiaram os objetivos da repressão de reduzir a atividade relacionada com as drogas e violência, mas lamentou seus métodos;  Violência policial com padrões históricos: raça, classe de relações, negação ao Afro-americano e indivíduos pobres e àqueles que habitam locais públicos.

22  Entrevistas foram realizadas em Inglês, este estudo não inclui as percepções dos moradores dos distritos que eram insuficientemente fluente em Inglês para participar;  Impossibilidade para ganhar a permissão para entrevistar NYPD TNT ou agentes de patrulha sobre seu trabalho.

23  Reconhecendo que o abuso policial é uma questão de direitos humanos, nós sugerimos que ela também é uma questão de preocupação para a saúde pública;  A violência deste tipo tem sido associada ao aumento do risco de doenças físicas e mentais;  Sugere que os pesquisadores de saúde pública e outros profissionais poderiam apoiar e estender os esforços de outras disciplinas para tratar de violência policial, documentando sua natureza e prevalência, assistir de perto a variações, tanto por estratégia de policiamento e posição social civil; explorar as implicações da violência policial para a saúde da população, e trabalhando em parceria com as comunidades e departamentos de polícia para identificar estratégias que reduzam a violência sem aumentar abuso policial

24 "O segredo da saúde da mente e do corpo está em não lamentar o passado, em não se afligir com o futuro e em não antecipar preocupações; mas está no viver sabiamente e seriamente o presente momento." (Buda)


Carregar ppt "DISCIPLINA: TÓPICOS DE PLANEJAMENTO - SC 396 - 2013 A abordagem hermenêutica crítica na pesquisa qualitativa Discente: Cleber Tiago Cirineu Profa. Rosana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google