A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Importância da musicalização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Importância da musicalização"— Transcrição da apresentação:

1 A Importância da musicalização

2 O presente estudo tem por objetivo abordar a importância da música como estímulo de aprendizagem.

3 MÚSICA

4 RITMO

5 MELODIA

6 HARMONIA

7 O ser humano, em sua evolução, encontrou muitas formas de expressar e comunicar ao outro suas emoções e sensações, seu pensar e seu sentir, usando diferentes linguagens, e uma dessas linguagens é a MÚSICA.

8 A música tem atendido a inúmeros objetivos e a vários propósitos
A música tem atendido a inúmeros objetivos e a vários propósitos. Lembramos daquelas práticas mais utilizadas que conduzem as crianças à formação de hábitos como, por exemplo, cantarolar músicas, pequenas e repetitivas canções para fazer o lanche, entrar na fila, lavar as mãozinhas, tirar a soneca, entre outras.

9 São músicas, é claro, entretanto se forem cantadas de modo mecânico, acompanhadas por gestos também mecânicos não será o bastante nem o significativo. A sensibilização para apreciar os sons não conta nesse trabalho.

10 Os reais objetivos devem estar voltados à criação, à elaboração e à apreciação musical.

11 Sabemos que é bastante complexa a integração contexto “educacional x linguagem” musical.
Para essa complexidade concorrem o despreparo docente e a falta de condições mínimas de realização de atividades variadas.

12 Isso tudo leva à produção de resultados que consideram a música como produto pronto, que se aprende para reproduzir, e não uma linguagem cujo conhecimento se constrói.

13 Música se aprende desde que se nasce, ouvindo.
É bom lembrarmos sempre que música está no aqui e no agora, em torno de nós. Existe a música para sonhar, para dançar, para a alegria e a tristeza, para enaltecer um povo. Música se aprende desde que se nasce, ouvindo. Os primeiros contatos com os sons são o ponto de partida para a musicalização. Afinal, aprender música significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, em níveis cada vez mais aprofundados.

14 A linguagem musical tem estrutura e características próprias:
Produção (interpretar, improvisar, compor) Apreciação (escutar com prazer, observar, analisar e reconhecer valor) Reflexão (organizar, criar, produzir)

15 A música está ligada diretamente às outras diferentes formas expressivas (teatro, dança, artes visuais, etc.) e a sua presença é extremamente importante no trabalho com as crianças. A música é meio de desenvolvimento da expressão, da auto-estima, de integração social, de equilíbrio e bem-estar e de autoconhecimento.

16 Quatro grandes objetivos expressos no Referencial Curricular para um trabalho com música na educação infantil são: Ouvir, perceber e discriminar sons, fontes sonoras e produções musicais; Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais; Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo; Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamento, improvisando, compondo e interpretando músicas.

17 Fazer música e apreciar música
Para oportunizar situações de fazer musical. É válido propor estratégias que conduzam as crianças a: Reconhecer e utilizar de modo expressivo as características produzidas pelo binômio som-silêncio, as variações de velocidade e densidade (maior ou menor concentração de som num determinado tempo)

18 Participar de jogos e brincadeiras com dança e improvisação musical.
Manter um repertório de canções e cantigas, com vistas ao desenvolvimento da memória. Desenvolver a capacidade de apreciar, a partir da escuta e da interação com diversos tipos de música. Escutar diferentes obras de diversos gêneros e estilos, épocas e culturas, de diferentes regiões do País e de outros países. Reconhecer elementos musicais básicos (frase, partes que se repetem, etc.)

19 Ao professor, compete assumir uma postura de disponibilidade em relação à linguagem musical. O Referencial Curricular recomenda que o professor se mantenha em constante aperfeiçoamento para identificar a música como forma de expressão e uma importante linguagem, cujo conhecimento se constrói, sensibilizar-se com ela, entender e respeitar as crianças, seu modo de expressão e oferecer-lhes o que for necessário ao desenvolvimento das suas capacidades expressivas.

20 Ouvir ruídos e ritmos da natureza, de olhos fechados e mencioná-los;
Estudo dos ritmos Ritmos da natureza Ouvir ruídos e ritmos da natureza, de olhos fechados e mencioná-los; Imitar os ritmos à medida que os reconhece, compará-los e relatar suas diferenças, repetir os ritmos com objetos que estiverem ao seu alcance. O mesmo procedimento pode ser feito com ritmos provocados pelo professor, por exemplo. Como batidas, passos, palmas, sentir as pulsações do coração, sentir o ritmo da respiração.

21 O professor poderá também incentivar os alunos a caminharem livremente de olhos abertos ou fechados, conforme o ambiente onde estiverem, obedecendo o ritmo e a palavra pelo professor expressos (Plim... Plim... Chuá... Chuá... Toc... Toc... Tic... Tac... Ploft... Ploft...)

22 O ritmo e a melodia Estabelecer a diferença entre o ritmo e a melodia é um ponto muito importante a ser executado. Uma forma de fazer isso é acompanhar canções utilizando a instrumentação corporal para identificar o ritmo.

23 Estudo do som Explorar sons classificando-os com relação à intensidade, à altura, ao timbre, à duração e a sua procedência. Podendo ainda utilizar os sons da natureza, os alunos podem identificá-los e nomeá-los (canto dos pássaros, som das folhas, barulho da chuva).

24 Esse mesmo procedimento pode ser feito identificando os sons da rua, sons provocados pelo professor, repetindo sequências de 2, 3, 4, até 5 sons diferentes, respondendo a chamada com a voz mais forte ou mais fraca, etc.

25 Fazendo música As crianças quando expostas de forma lúdica e informal a objetos que podem emitir sons, têm sua curiosidade aguçada. Então ela bate, sacode, raspa um objeto no outro, assopra e dessa construção à improvisação de ritmo e melodia (música) é um passo.

26 A importância da música é o desenvolvimento da expressão, da auto-estima, integração social, equilíbrio, bem-estar e autoconhecimento.


Carregar ppt "A Importância da musicalização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google