A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo e Análise Comparativa de Características de Arquitetura entre os Sistemas Holônicos de Manufatura e a Manufatura Ágil Eng. Marcelo Moretti Fioroni.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo e Análise Comparativa de Características de Arquitetura entre os Sistemas Holônicos de Manufatura e a Manufatura Ágil Eng. Marcelo Moretti Fioroni."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo e Análise Comparativa de Características de Arquitetura entre os Sistemas Holônicos de Manufatura e a Manufatura Ágil Eng. Marcelo Moretti Fioroni Orientado Prof. Dr. Antônio Batocchio Orientador

2 Objetivos do Trabalho n Identificar e analisar as características da arquitetura dos sistemas holônicos de manufatura e a manufatura ágil; n Discutir e comparar o sistema holônico com o sistema ágil; n Construir modelos virtuais dos dois sistemas através de ferramenta de simulação de processos; n Testar os modelos visando quantificar as diferenças entre os dois sistemas.

3 Motivações / Justificativa n Novas exigências do mercado mundial para o próximo milênio; n IMS Consortium: Criado para desenvolver novas tecnologias de manufatura. Entre elas, o Sistema Holônico de Manufatura; n Presença do Brasil entre os países atuantes no mercado mundial do próximo milênio;

4 O Sistema Holônico de Manufatura n Do grego: holos = todo. Sufixo -on, que indica parte ou partícula: HOLON; n Busca a funcionalidade e capacidade de adaptação presentes nos organismos vivos e sistemas sociais; n Estabilidade diante dos imprevistos; n Adaptabilidade e flexibilidade diante das mudanças; n Uso eficiente de seus recursos. Objetivos:

5 Arquitetura do Sistema Holônico n Holon de Recurso (Resource holon): trata-se da parte física, como máquinas, pessoas e infra- estrutura. n Holon de Pedido (Order holon): Representa uma tarefa dentro do sistema de manufatura, o pedido do cliente. n Holon de Produto (Product holon): Reúne todo o conhecimento sobre o produto (materiais, processo, etc.)

6 Arquitetura dos Sistemas de Manufatura Ágil Existentes n Hierárquicos: Possuem um controle centralizado que é responsável por todas as tomadas de decisão do sistema. Exemplo: FMS / CIM n Heterárquicos: O processo de tomada de decisão é distribuído entre vários componentes do sistema, que toma as decisões de forma absolutamente independente. Exemplo: Multiagent Systems (agentes inteligentes).

7 Simulação de Processos O que é ? Como é aplicada ?

8 A Simulação é uma técnica que possibilita testar situações reais de produção antes de se fazer qualquer investimento, possibilitando prever novas necessidades ou problemas.

9 O processo e suas etapas são analisados e todos os tempos envolvidos são coletados, possibilitando gerar Curvas Estatísticas de comportamento. Estudo prévio do processo e coleta de informações. 1

10 Criação de um modelo do processo no computador através de um software de simulação. 2

11 Colocando as informações de tempo no modelo, este irá produzir resultados como se fosse o processo real atual. Alimentação do modelo com as informações do processo e obtenção dos resultados. Curvas de comportamento Modelo Resultados % O processo e suas etapas são analisados e todos os tempos envolvidos são coletados, possibilitando gerar 3

12 Essas variações irão gerar novos resultados e prosseguirão até que se atinja uma situação satisfatoriamente otimizada. A partir dos resultados do modelo, pode-se propor variações visando a otimização do processo Modelo Alternativo Novos Resultados % O processo e suas envolvidos possibilitando gerar são coletados etapas são analisados e todos os tempos, Novas informações 4

13 Metodologia de Estudo Simulação de Processos SistemaHolônicoSistemaÁgil Análise comparativa dos resultados

14 Próximas etapas do estudo n Construção dos modelos de simulação dos dois sistemas; n Simulação e análise comparativa dos resultados obtidos; n Elaboração da Dissertação e defesa. X

15 Resultados Esperados n Demonstração das diferenças de comportamento entre o sistema holônico e o sistema ágil, sob diferentes condições de trabalho; n Quantificação destas diferenças. n Percepção relativa dos aspectos positivos e negativos de cada sistema

16 Contribuição Científica n Comparação inédita entre arquitetura de sistema Holônico e de sistema de manufatura ágil; n Chamar a atenção da comunidade acadêmica e empresarial brasileira para a importância do sistema holônico. n Sugestão de metodologia para comparação entre sistemas de manufatura através de simulação de processos.

17 Divulgação através de Home Page

18 Sites na Internet relacionados Intelligent Manufacturing Systems: Dept. Mecânica da Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica: Forum sobre Manufatura Ágil: The Agile Manufacturing Project at MIT:

19 Breve curriculum do Pesquisador Eng. Marcelo Moretti Fioroni Formação: Eng. Eletrônica com ênfase em Computadores - dez/1993 FEI - Faculdade de Engenharia Industrial Principais Atividades Profissionais: Nutecnet/ZAZ - Administrador de rede e responsável pela avaliação de novas tecnologias em Internet (3 anos). PARAGON - Consultoria em Simulação de Processos com o software Arena em grandes empresas (5 anos).


Carregar ppt "Estudo e Análise Comparativa de Características de Arquitetura entre os Sistemas Holônicos de Manufatura e a Manufatura Ágil Eng. Marcelo Moretti Fioroni."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google