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Enfoque.

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Apresentação em tema: "Enfoque."— Transcrição da apresentação:

1 Enfoque

2 FORMAS DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Mídia No Media Propaganda Social Publicidade de produtos Cultural Meio Ambiente Esporte Educação Turismo Saúde Eventos Assessoria de Imprensa Mídia: Responsável em amparar inúmeras atividades com finalidade de posicionamento de marca, venda de produtos... Não mídia: gerar mídia espontânea, não paga, através de projetos.

3 MIX DE COMUNICAÇÃO Ao patrocinar um show, por exemplo, a empresa pode não só associar sua marca ao estilo de música e público, como pode também oferecer amostras de produto promoção; distribuir ingressos para os seus funcionários endomarketing; eleger um dia exclusivo para convidados especiais marketing de relacionamento; enviar mala-direta aos consumidores/clientes informando que o show está acontecendo e é patrocinado pela empresa marketing direto;

4 MIX DE COMUNICAÇÃO mostrar o artista consumindo o produto durante o show merchandising; levantar informações gerais sobre o consumidor por meio de pesquisas feitas no local database marketing; fazer uma publicação sobre o evento marketing editorial; realizar uma campanha específica destacando a importância do patrocínio publicidade e muitas outras ações paralelas que tem o poder de ampliar o raio de alcance da ação do marketing cultural.

5 INCENTIVOS FISCAIS Esfera Federal
Lei Rouanet Lei do Esporte Criança e Adolescente PAT Para a Cultura, desde 1991 o Governo Federal possibilita que PJ e PF possam repassar recursos do Imposto de Renda para viabilizar ações culturais.

6 INCENTIVOS FISCAIS Esfera Municipal
Curitiba - PAIC – Programa de Apoio e Incentivo a Cultura ISS Tecnológico Technoparque Incentivo ao Esporte Para Curitiba os impostos utilizados para incentivo são: ISS – até 20% IPTU – até 20% Aqui os incentivos são concorrentes e não podem ser cumulativos no mesmo imposto.

7

8 NOVA COMPOSIÇÃO DO IR (2+3)
CSLL – 9% ,00 ,00 DRE Real (base para IR) Sem Incentivo COM INCENTIVO NOVA COMPOSIÇÃO DO IR (2+3) 1- Lucro Operacional ,00 ,00 2- Doação há instituição de Pesquisa – 1,5% ,00 3- Doação há entidades civis - 2% ,00 4- Imposto de Renda 15% ,00 ,00 5- Adicional do IR 10% (LAIR acima de ) ,00 ,00 6- Incentivo Lei Rouanet 4% 0,00 60.000,00 57.900,00 7 – Incentivo ao Esporte 1% 15.000,00 14.475,00 8– Criança e Adolescente 1% 9- Programa de Alimentação do Trabalhador 4% 10- IR Total Devido ,00 ,00 ,00 11- Total de Recursos destinados para Projetos ,00 12- Economia de Impostos ,00 13- Investimento Social ,00

9 VANTAGENS COMPETITIVAS
Utiliza verbas disponíveis do Imposto para potencializar a comunicação. Poder realizar ações de endomarketing a custo baixíssimo. Promove o despertar do pensamento crítico, o exercício do bom senso no dia a dia. Tem soluções mais acertivas. A cada 1% no aumento da qualidade de vida do trabalhador, se tem retorno em produtividade em R$ 1.560,00 – Fiep/2000 Potencializa a visibilidade e os resultados de marca e imagem com ações culturais, artísticas e sociais mais efetivas com somas menores no mercado. Consegue-se realizar projetos de muita projeção na mídia com baixo investimento. A área de comunicação da empresa também deve estar integrada no planejamento de comunicação para se atingir os resultados esperados.

10 POR QUE É TÃO DIFICIL O INVESTIMENTO CULTURAL?
Receio de que a Receita irá bater na porta de empresa. Precaução ao expor a marca atrelada a projetos que poderiam causar danos a imagem. Pessoas despreparadas. Confusão conceitual em projetos culturais. Agência de publicidade x Agência Cultural Má vontade das áreas contábeis e/ou financeira das empresas. Não tem interesse. Sem comprometimento com o desenvolvimento.

11 DADOS FRIOS SOBRE INVESTIMENTOS CULTURAIS

12 REFLEXÕES O que é o Ócio Criativo – O ócio criativo não acontece sem arte. Ficar sem fazer nada, ir ao parque somente relaxa. O ócio criativo somente acontece quando estamos em contato, mergulhados em arte. Finalidade da Empresa – “A empresa não é uma finalidade em si mesma e sim um instrumento de desenvolvimento social” José Mindlin Propriedade Privada – “A propriedade privada é um convenção estabelecida para ajudar a resolver certos problemas de sobrevivência etc., mas esta sujeita a ser modificada, quando houver outras soluções.” – Waldemar de Gregory Desenvolvimento Tecnológico – “Sem produção artística não há desenvolvimento científico” – Mario Schenberg Perceba o que sua concorrência esta fazendo. E faça melhor. O Paraná figura em 5 e/ou 6° estado em captação e economicamente também. O desenvolvimento econômico é uma ação transversalidade da cultura. Então o fomento a cultura é estratégico para empresa. Não para uma empresa, mas para todas. Porque o investimento em arte é importante? Pensamento crítico e sensível. Bom senso..desenvolvimento humano.

13 Empresas e Instituições que investem em nossos projetos:

14 PRÉ-REQUISITO SER TRIBUTADA EM LUCRO REAL

15 TRENTO COMUNICAÇÃO INTEGRADA
CONTATO TRENTO COMUNICAÇÃO INTEGRADA

16 Sugestões de Leitura Marketing Pessoal – A construção do indivíduo na organização. – Maria Christina Andrade Vieira. Os Poderes dos Seus 3 Cérebros – Waldemar de Gregori Patrocínio Planejado – Marketing Cultural para empresas. – Leide Moreira Adorno e a Arte Contemporânea – Verlaine Freitas Reflexões sobre a Arte – Alfredo Bosi O que é Cultura – José Luiz dos Santos O que é Ação Cultural – Teixeira Coelho Cultura – Um Conceito Antropológico – Roque de Barros Laraia Marketing Cultural – Micky Fischer Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável – Ignacy Sachs Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire Música na Escola – Hans Günther Bastian


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