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FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas

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Apresentação em tema: "FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas
Módulo de Planejamento Empreendedorismo Prof.ª Carolina Lindbergh

2 Competências a serem trabalhadas
Conhecer as características do comportamento empreendedor

3 Temas da aula de Hoje O que é um Empreendedor?
Qual o perfil dos Empreendedores de sucesso? O que as pessoas empreendedoras tem em comum e conhecerá importantes empreendedores da nossa história. Como manter um intraempreendedor na sua empresa e como desenvolvê-lo . Aprenderá como identificar uma oportunidade.

4 Inicio da Profissionalização
INICIO: fim século XIX. Elevar a competência Consciência social Caráter Moral ( dos que decidiram se dedicar aos negócios) OBJETIVO: Formar Líderes capazes de dignificar a profissão e honrar as responsabilidades sociais que acompanhavam.

5 Educação no mundo dos negócios
Após 2 Guerra A população passou a usufruir dos resultados da Produção em Larga Escala. Passando a ser vistos os Gestores e Executivos por sua Contribuição Social. Busca de Ferramentas para Racionalizar e Legitimar os processos de Decisórios. Atualmente: Atividade predominantemente formal, lastreada pelas finanças e pela perda do contato com valores sociais

6 EMPREENDEDOR

7 Quem é esse ?

8 Empreendedor O empreendedor pode ser descrito como um agente de transformação do ciclo econômico do desenvolvimento, indivíduo com idéias que combinam capital e trabalho e que faz algo verdadeiramente inovador, com capacidade de iniciativa, de risco. Joseph Shumpeter (1949)

9 Características dos Empreendedores de sucesso
São visionários Sabem tomar decisões São indivíduos que fazem a diferença Sabem explorar ao máximo as oportunidades São determinados e dinâmicos São dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem Ficam ricos

10 Características dos Empreendedores de sucesso
São independentes e constroem o próprio destino São líderes e formadores de equipes São bem relacionados ( Networking) São organizados Planejam,planejam, planejam Possuem conhecimento Assumem riscos calculados Criam valor para a sociedade

11 Empreendedores de Sucesso
Henry Ford Soichiro Honda (linha de Motos montagem em série)

12 Sucesso ou Fracasso ? A escolha é sua.

13 Intra-empreendedor Quando uma pessoa explora seu potencial transformador dentro da sua organização. Fator : Os lideres cultivar e desenvolver. EMPOWERMENT, COACH

14 Intra-empreendedor Desafios : Convencer a organização das mudanças.
Vantagens : Novos mercados, novas propostas. Dica: Desenvolver líderes e Gestores Moldar o ambiente de trabalho mais informal Canal eficiente para apresentar idéias Garantir reconhecimento aos intraempreendedores.

15 4 pilares para o empreendedor
1°Weltanschauung ( Como ele vê) 2°Energia (tempo e qualidade do tempo) 3° Liderança ( liderar é disciplina) 4° Relações (fundamental para influência) Filion (1991)

16 1°Weltanschauung Para o empreendedor iniciar seu sonho, ele deve
primeiro se conhecer porque esse auto conhecimento irá ajudá-lo na hora de influenciar as pessoas a trabalharem em prol do seu objetivo, do seu sonho. Quanto mais cedo ele conseguir focar no seu projeto, mais cedo conseguirá dar início ao mesmo, e moldar as atitudes mentais dos seus colaboradores, para adequá- los a sua idéia para juntos alcançarem o sucesso.

17 2°Energia Através desse desprendimento de energia, ele irá demonstrar para as pessoas que sabe o que está fazendo e o como fazer, irá começar a liderar seus colaboradores no caminho do sucesso.

18 3° Liderança A liderança é um paralelo entre a visão do mundo e
a energia desprendida, pois a liderança está intimamente ligada à forma como o empreendedor se vê e a forma como ele irá influenciar a sua energia, é tudo uma questão de disciplina para si próprio e para os colaboradores, liderar também é disciplina.

19 4° Relações É quando o empreendedor começa a ver que seus
relacionamentos são produtos sociais dos quais precisam para melhorar sua compreensão, sua visão, essas relações são o medidor de temperatura do seu Negócio.

20 Descubra qual é sua visão ?
O que quer produzir? Qual será o produto que irá colocar no mercado? Em qual mercado irá se instalar? Essa visão é o que irá conduzi-lo para o sucesso

21 Oportunidades Um dos atributos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar recursos para transformá-las em negócio lucrativo. (Dolabela, 1999,p.44) Oportunidade idéia

22 Oportunidade Idéia Oportunidade
“É ocasião, ensejo, lance, circunstância adequada ou favorável, conveniência” Idéia “É a representação mental de uma coisa concreta ou abstrata, elaboração intelectual, concepção”

23 Identificando Oportunidades
1° Visualizar o Ambiente onde ele pretende colocar sua idéia em pratica. 2° Procurar nichos de mercado. A partir daí desenhar um plano de negócio, elaborar estratégias.

24 Como identificar oportunidades ?
1.Identificou a necessidade 2. Tem perspectiva de lucro ? 3. Quanto tempo dura essa oportunidade? 4. Consegue recuperar o dinheiro investido? 5.Existe possibilidade de expansão? 6. Consegue esclarecer essas questões no papel ?

25 Pesquisar Cirque du Soleil Estratégia do Oceano Azul
O que ambos tiveram em comum ? Francisco Matarazzo Irineu Evangelista de Souza ( O visconde de Mauá)

26 EMPREENDEDOR INTRAEMPREENDEDOR EMPOWERMENT COACH BRAINSTORMING
Vocabulário EMPREENDEDOR INTRAEMPREENDEDOR EMPOWERMENT COACH BRAINSTORMING

27 ATIVIDADE 1ª Parte: Faça uma entrevista, em sua região com um empresário ou um profissional que você considere empreendedor e levante com o mesmo as seguintes questões:

28 1 ° ATIVIDADE Dados Pessoais (Quem é ele, o que faz?)
Identifique o tipo de negócio (É empresário de que ramo ou profissional de que área? Há quanto tempo está atuando?) Faça um levantamento de como seu entrevistado chegou à atual situação (Como ele planejou o negócio ou a carreira, quais os passos dados?) Das 16 competências de um Empreendedor (slides 9 e 10) pesquise com seu entrevistado quais ele percebe ter?

29 1°ATIVIDADE Destas competências qual ou quais ele considera a mais importante para o seu sucesso e por quê? Experiência Profissional (Quais as habilidades seu entrevistado possuía na época que iniciou seu empreendimento? E quais habilidades mantêm hoje para ter o empreendimento vivo?) O que o impulsiona a ser um empreendedor? 8. Que conselhos ele daria para um jovem empreendedor?

30 ATIVIDADE 2ª Parte Visualize uma idéia
procure estudar o ambiente no qual deseje se instalar. O importante é procurar não fazer o mesmo que os demais, dessa forma, o mercado torna-se saturado do produto e o risco de o negócio não dar certo é maior, é preciso correr o risco da inovação, criar para se ter diferencial de mercado.

31 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!!
Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 25 linhas, fonte Arial, tamanho 12 Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA

32 Prazo de Entrega Postagem até 18/02/2012 às 23:00h
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR.

33 Acesse o fórum de dúvidas e discussões
Chat nas quintas-feiras das 19:00h às 20:30h.


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