A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poder e política nas organizações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poder e política nas organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Poder e política nas organizações
O que é poder? Onde o poder está localizado? Poder é igual a autoridade? Poder é igual a influenciar? Poder é igual a capacidade de decidir? Poder é igual a informação ou conhecimento? Todo mundo tem poder?

2 Poder e política nas organizações
Conceito Poder é a capacidade de um grupo social possui de planejar e executar os seus interesses objetivos e subjetivos específicos, independentes das resistências contra dessa capacidade e do nível que essa capacidade esteja fundamentada (FARIA, 2006). Poder é sempre relacional e/ou situacional, ou seja, ele se manifesta por meio das relações de poder.

3 Poder e política nas organizações
Fontes ou bases de poder para alta administração Cargo formal; Controle da alocação de recursos; Controle de informações e decisões; Centralidade na rede.

4 Poder e política nas organizações
Fontes ou bases de poder para gerência intermediária Poucas regras e rotinas estabelecidas; Variedade e flexibilidade de tarefas altas; Muitas premiações por desempenho; Relações de tarefas para áreas com problemas; Altas publicidade sobre o cargo e participação em reuniões importantes.

5 Poder e política nas organizações
Fontes ou bases de poder para o nível operacional Especialidade de tarefa; Localização física e acesso do cargo; Fluxo de informações.

6 Poder e política nas organizações
Arte ou processo de elaborar, persuadir ou negociar a execução de determinado projeto em um contexto com diferentes tipos de limitações. Modelo político nas organizações: Metas: inconsistentes ou pluralistas; Poder e controle: descentralizados, coalizões e grupos de interesses; Processo decisório: desordenado e com interesses conflitantes; Decisões: resultado das negociações e interesses Regras e normas: conflito é legítimo e esperado; Informações: informações usadas e recusadas estrategicamente;

7 Poder e política nas organizações
Táticas políticas para uso do poder: Formar e ampliar coalizões ou redes; Controlar o processo decisório; Melhorar a legitimidade e a especialidade; Tornar as preferências explícitas, mas deixe o poder implícito.


Carregar ppt "Poder e política nas organizações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google