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PublicouBruno Ledo Alterado mais de 9 anos atrás
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I SEMINÁRIO INTERNACIONAL COPA DO MUNDO 2014 BRASÍLIA NA COPA Brasília, novembro 2010
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MEGA EVENTOS DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS & OPORTUNIDADES
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O QUE PODE ACONTECER INFRAESTRUTURA MOBILIADE URBANA SERVIÇOS COMÉRCIO HOSPITALIDADE & VIAGENS
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O QUE PODE ACONTECER FORTALECER A AUTO ESTIMA MELHORIA SÓCIO-ECONÔMICA NOVAS OCUPAÇÕES QUALIFICAÇÃO TERRITORIAL E DAS PESSOAS
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PERSPECTIVAS MARKETING DE CLUBES MEDICINA ESPORTIVA NOVAS MÍDIAS REVOLUÇÃO COMERCIAL DO TORCEDOR
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PERSPECTIVAS ASSOCIAÇÕES E PARCERIAS EMPRESAS INTERNACIONAIS COM EMPRESÁRIOS LOCAIS EMPRESAS NACIONAIS COM EMPRESÁRIOS NACIONAIS EMPRESAS NACIONAIS COM EMPRESÁRIOS INTERNACIONAIS
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O SEBRAE PROPOSTAS PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS
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MOTIVAÇÃO Identificar, disseminar e fomentar as oportunidades de negócios a partir do evento mobilizador Copa do Mundo 2014.
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PROPORCIONANDO BENEFÍCIOS Antes Durante, e Pós-evento (LEGADO)
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ANTES PRINCIPAIS DIMENSÕES
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DURANTE
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DESAFIOS Aproveitar um ambiente de oportunidades para as MPE’s de realização de negócios nas fases pré-evento e durante a realização da Copa do Mundo 2014. Aumentar o nível de competitividade e promover o desenvolvimento empresarial das MPE’s como um legado da Copa do Mundo 2014.
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ORIGEM DAS OPORTUNIDADES
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OS RECURSOS R$ bilhões Investimentos 22,46 Despesa Operacionais 1,18 Gastos 5,94 TOTAL 29,60 Fonte: Ernest & Young e FGV
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IMPACTOS
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VALORES R$ bilhões Produção de Bens e Serviços 112,79 Renda 63,48 Tributos 18,13 Emprego 3,63 milhões Fonte: Ernest & Young e FGV
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SETORES BENEFICIADOS Construção Serviços prestados às empresas Serviços imobiliários e aluguel Outros serviços (condomínios, sindicatos, ONGs, etc.) Comércio Intermediação financeira e seguros Eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana Serviços de informação
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SETORES BENEFICIADOS Transporte, armazenagem e correio Serviços de alojamento e alimentação (hotelaria) Alimentos e bebidas Agricultura, silvicultura e exploração florestal Artigos de vestuário e acessórios Educação mercantil Pecuária e pesca Petróleo e gás natural
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SETORES BENEFICIADOS Produtos farmacêuticos Administração pública e seguridade social Perfumaria, higiene e limpeza Serviços de manutenção e reparação Outros produtos de minerais não metálicos Jornais, revistas e discos Móveis e produtos de indústrias diversas Produtos de metal – inclusive máquinas e equipamentos. Serviços médicos Serviços jurídicos
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SETORES BENEFICIADOS Hotelaria Turismo Produção Associada Tecnologia da Informação Alimentação Compras Transporte Cultura e lazer Comunicações
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PROGRAMA SEBRAE COPA 2014 ATUAÇÃO INTEGRADA DO SISTEMA
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ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA INOVAÇÃO TECNOLOGIA ACESSO SUSTENTÁVEL A MERCADOS CAPACITAÇÃO DE REQUISITOS INTELIGÊNCIA COMPETITIVA COMPETITIVIDADE INTEGRAÇÃO SUSTENTÁVEL
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INOVAR REMOVER CONTRADIÇÕES TÉCNICAS VALOR É A FINALIDADE, DINHEIRO É A MÉTRICA UMA EMPRESA É UM MECANISMO DE TRANSFORMAR INPUTS EM OUTPUTS DE MAIS VALOR (INOVATRIX – Clemente Nóbrega & Adriano R. de Lima - 2010)
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COMO FAZER MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES
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SETORES PRIORIZADOS Turismo (hospedagem, bares e restaurantes, operadoras e agências de turismo, organizadores de eventos e outros); Produção Associada (artesanato, souvenirs, cultura, entretenimento, gastronomia). Comércio Varejista e Serviços. Empreendedores Individuais (ambulantes, guias de turismo, prestadores de serviços).
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SETORES PRIORIZADOS Agronegócios (cachaça, floricultura, fruticultura, pesca, dentre outros). Indústria (construção civil, madeira e móveis, confecções). Tecnologia da informação Dentre outros.
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CADEIA DE ATIVIDADES CONSTRUÇÃO CIVIL
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REQUISITOS DE CONTRATAÇÃO
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Cinco categorias 80 requisitos identificados
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REQUISITOS DE CONTRATAÇÃO Criticidade Eliminatórios Classificatórios Não aplicáveis
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REQUISITOS DE CONTRATAÇÃO Relação com os tipos de oportunidade Realização de negócio Legado (desenvolvimento empresarial)
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IDENTIFICAÇÃO DA CADEIA DE ATIVIDADES DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL Sete funções 40 áreas de atuação 232 atividades e tipos de insumos IDENTIFICAÇÃO DOS REQUISITOS DE CONTRATAÇÃO Requisitos eliminatórios Requisitos classificatórios Tipo de oportunidade associada
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ATITUDES EMPRESARIAIS
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Reposicionamento Incrementar inovações Competitividade (legado) Estratégias compatíveis ( copa verde ) Economia & marketing Percepção dos “GAPS”
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Avaliar a Competitividade (identificar necessidades) Atuar nos Canais de Comunicação (redes sociais) Centrais de Negócios (comportamento associativo) Educação para Negócios (Acelerada – EAD) Construir Estratégias (diferenciação)
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COPA VERDE Conservação de energia e mudanças climáticas Água Gestão integrada de resíduos Transporte, mobilidade e acesso Paisagem e biodiversidade Edifícios verdes e estilos de vida sustentáveis Construção sustentável
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GAPS INOVAÇÃO E PERCEPÇÃO A ESCREVER...
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PERCEPÇÃO DOS NOVOS CENÁRIOS
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TENDÊNCIAS DO CONSUMO TER MAIS SABER MAIS EXPERIMENTAR MAIS
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MOBILIDADE DE CLASSES 2003 – 2008 = MAIS 34 MM NAS CLASSES A, B e C 2009 – 2014 = PREVISÃO DE MAIS 30 MM Fonte: FGV
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Principais Mercados de Consumo em 2014 Estados Unidos Japão China Alemanha BRASIL Fonte: Consultoria LCA
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2014 – COPA DO MUNDO Expansão do Consumo da Classe C 2008 – 93 MM – Gasto R$280 BI 2014 – Maior – Gasto R$450 BI
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MERCADO DE CRÉDITO Automóveis – 80 parcelas Imóveis – 30 anos PASSAGENS AÉREAS EM 48 MESES DÉBITO EM C/C DAS PARCELAS PASSAPORTE
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CONDIÇÕES ESSENCIAIS AÇÕES INTEGRADAS PARA A SUSTENTABILDIADE Abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. ecologicamente correto; economicamente viável; socialmente justo; e culturalmente aceito.
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MUITO OBRIGADO Dival Schmidt FilhoSEBRAE Portal: www.sebrae.com.br Email: dival.schmidt@sebrae.com.br Fone: 61-3348.7337
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