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I SEMINÁRIO INTERNACIONAL COPA DO MUNDO 2014 BRASÍLIA NA COPA Brasília, novembro 2010.

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1 I SEMINÁRIO INTERNACIONAL COPA DO MUNDO 2014 BRASÍLIA NA COPA Brasília, novembro 2010

2 MEGA EVENTOS DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS & OPORTUNIDADES

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4 O QUE PODE ACONTECER  INFRAESTRUTURA  MOBILIADE URBANA  SERVIÇOS  COMÉRCIO  HOSPITALIDADE & VIAGENS

5 O QUE PODE ACONTECER  FORTALECER A AUTO ESTIMA  MELHORIA SÓCIO-ECONÔMICA  NOVAS OCUPAÇÕES  QUALIFICAÇÃO TERRITORIAL E DAS PESSOAS

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7 PERSPECTIVAS  MARKETING DE CLUBES  MEDICINA ESPORTIVA  NOVAS MÍDIAS  REVOLUÇÃO COMERCIAL DO TORCEDOR

8 PERSPECTIVAS ASSOCIAÇÕES E PARCERIAS  EMPRESAS INTERNACIONAIS COM EMPRESÁRIOS LOCAIS  EMPRESAS NACIONAIS COM EMPRESÁRIOS NACIONAIS  EMPRESAS NACIONAIS COM EMPRESÁRIOS INTERNACIONAIS

9 O SEBRAE PROPOSTAS PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS

10 MOTIVAÇÃO Identificar, disseminar e fomentar as oportunidades de negócios a partir do evento mobilizador Copa do Mundo 2014.

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12 PROPORCIONANDO BENEFÍCIOS  Antes  Durante, e  Pós-evento (LEGADO)

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14 ANTES PRINCIPAIS DIMENSÕES

15 DURANTE

16 DESAFIOS  Aproveitar um ambiente de oportunidades para as MPE’s de realização de negócios nas fases pré-evento e durante a realização da Copa do Mundo 2014.  Aumentar o nível de competitividade e promover o desenvolvimento empresarial das MPE’s como um legado da Copa do Mundo 2014.

17 ORIGEM DAS OPORTUNIDADES

18 OS RECURSOS R$ bilhões Investimentos 22,46 Despesa Operacionais 1,18 Gastos 5,94 TOTAL 29,60 Fonte: Ernest & Young e FGV

19 IMPACTOS

20 VALORES R$ bilhões Produção de Bens e Serviços 112,79 Renda 63,48 Tributos 18,13 Emprego 3,63 milhões Fonte: Ernest & Young e FGV

21 SETORES BENEFICIADOS  Construção  Serviços prestados às empresas  Serviços imobiliários e aluguel  Outros serviços (condomínios, sindicatos, ONGs, etc.)  Comércio  Intermediação financeira e seguros  Eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana  Serviços de informação

22 SETORES BENEFICIADOS  Transporte, armazenagem e correio  Serviços de alojamento e alimentação (hotelaria)  Alimentos e bebidas  Agricultura, silvicultura e exploração florestal  Artigos de vestuário e acessórios  Educação mercantil  Pecuária e pesca  Petróleo e gás natural

23 SETORES BENEFICIADOS  Produtos farmacêuticos  Administração pública e seguridade social  Perfumaria, higiene e limpeza  Serviços de manutenção e reparação  Outros produtos de minerais não metálicos  Jornais, revistas e discos  Móveis e produtos de indústrias diversas  Produtos de metal – inclusive máquinas e equipamentos.  Serviços médicos  Serviços jurídicos

24 SETORES BENEFICIADOS  Hotelaria  Turismo  Produção Associada  Tecnologia da Informação  Alimentação  Compras  Transporte  Cultura e lazer  Comunicações

25 PROGRAMA SEBRAE COPA 2014 ATUAÇÃO INTEGRADA DO SISTEMA

26 ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA  INOVAÇÃO  TECNOLOGIA  ACESSO SUSTENTÁVEL A MERCADOS  CAPACITAÇÃO DE REQUISITOS  INTELIGÊNCIA COMPETITIVA  COMPETITIVIDADE  INTEGRAÇÃO SUSTENTÁVEL

27 INOVAR  REMOVER CONTRADIÇÕES TÉCNICAS  VALOR É A FINALIDADE, DINHEIRO É A MÉTRICA  UMA EMPRESA É UM MECANISMO DE TRANSFORMAR INPUTS EM OUTPUTS DE MAIS VALOR (INOVATRIX – Clemente Nóbrega & Adriano R. de Lima - 2010)

28 COMO FAZER MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES

29 SETORES PRIORIZADOS  Turismo (hospedagem, bares e restaurantes, operadoras e agências de turismo, organizadores de eventos e outros);  Produção Associada (artesanato, souvenirs, cultura, entretenimento, gastronomia).  Comércio Varejista e Serviços.  Empreendedores Individuais (ambulantes, guias de turismo, prestadores de serviços).

30 SETORES PRIORIZADOS  Agronegócios (cachaça, floricultura, fruticultura, pesca, dentre outros).  Indústria (construção civil, madeira e móveis, confecções).  Tecnologia da informação  Dentre outros.

31 CADEIA DE ATIVIDADES CONSTRUÇÃO CIVIL

32 REQUISITOS DE CONTRATAÇÃO

33  Cinco categorias  80 requisitos identificados

34 REQUISITOS DE CONTRATAÇÃO Criticidade  Eliminatórios  Classificatórios  Não aplicáveis

35 REQUISITOS DE CONTRATAÇÃO Relação com os tipos de oportunidade  Realização de negócio  Legado (desenvolvimento empresarial)

36 IDENTIFICAÇÃO DA CADEIA DE ATIVIDADES DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL  Sete funções  40 áreas de atuação  232 atividades e tipos de insumos IDENTIFICAÇÃO DOS REQUISITOS DE CONTRATAÇÃO  Requisitos eliminatórios  Requisitos classificatórios  Tipo de oportunidade associada

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39 ATITUDES EMPRESARIAIS

40  Reposicionamento  Incrementar inovações  Competitividade (legado)  Estratégias compatíveis ( copa verde )  Economia & marketing  Percepção dos “GAPS”

41  Avaliar a Competitividade (identificar necessidades)  Atuar nos Canais de Comunicação (redes sociais)  Centrais de Negócios (comportamento associativo)  Educação para Negócios (Acelerada – EAD)  Construir Estratégias (diferenciação)

42 COPA VERDE  Conservação de energia e mudanças climáticas  Água  Gestão integrada de resíduos  Transporte, mobilidade e acesso  Paisagem e biodiversidade  Edifícios verdes e estilos de vida sustentáveis  Construção sustentável

43 GAPS INOVAÇÃO E PERCEPÇÃO A ESCREVER...

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45 PERCEPÇÃO DOS NOVOS CENÁRIOS

46 TENDÊNCIAS DO CONSUMO  TER MAIS  SABER MAIS  EXPERIMENTAR MAIS

47 MOBILIDADE DE CLASSES 2003 – 2008 = MAIS 34 MM NAS CLASSES A, B e C 2009 – 2014 = PREVISÃO DE MAIS 30 MM Fonte: FGV

48 Principais Mercados de Consumo em 2014 Estados Unidos Japão China Alemanha  BRASIL Fonte: Consultoria LCA

49 2014 – COPA DO MUNDO Expansão do Consumo da Classe C  2008 – 93 MM – Gasto R$280 BI  2014 – Maior – Gasto R$450 BI

50 MERCADO DE CRÉDITO Automóveis – 80 parcelas Imóveis – 30 anos  PASSAGENS AÉREAS EM 48 MESES  DÉBITO EM C/C DAS PARCELAS  PASSAPORTE

51 CONDIÇÕES ESSENCIAIS AÇÕES INTEGRADAS PARA A SUSTENTABILDIADE Abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.  ecologicamente correto;  economicamente viável;  socialmente justo; e  culturalmente aceito.

52 MUITO OBRIGADO Dival Schmidt FilhoSEBRAE Portal: www.sebrae.com.br Email: dival.schmidt@sebrae.com.br Fone: 61-3348.7337


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