A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elenco: Karla Kristina Komká - Vivi Encanador: Marco Narrador:Wagner Rock Balboa: Jackson Comerciais: Cris Müller Sonoplasta: Gi Nicaretta Roteiristas:

Cópias: 1
Som: Ondas produzidas por corpos que vibram, que o nosso ouvido é capaz de captar e o nosso cérebro de identificar. (WISNIK, 2005, p.17)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elenco: Karla Kristina Komká - Vivi Encanador: Marco Narrador:Wagner Rock Balboa: Jackson Comerciais: Cris Müller Sonoplasta: Gi Nicaretta Roteiristas:"— Transcrição da apresentação:

1 EB Produções apresenta: A SUGADORA Uma adaptação do Trabalho dos alunos da UNIMEP 2007

2 Elenco: Karla Kristina Komká - Vivi Encanador: Marco Narrador:Wagner Rock Balboa: Jackson Comerciais: Cris Müller Sonoplasta: Gi Nicaretta Roteiristas: Viviane e Cris

3 Qualquer semelhança mínima com nomes ou fatos reais é …
Qualquer semelhança mínima com nomes ou fatos reais é … ...Mera coincidência!

4 Radionovela

5 Som: Ondas produzidas por corpos que vibram, que o nosso ouvido é capaz de captar e o nosso cérebro de identificar. (WISNIK, 2005, p.17)

6 Elementos formadores do som: Intensidade Altura Timbre Duração Densidade

7 Voz É a vibração do ar que sai dos pulmões pelo diafragma passando pelas pregas vocais.

8 Preparando a voz: Fazer respiração diafragmática (3x) Movimentar a cabeça para a esquerda e para a direita Circular para os lados, para cima e para baixo

9 Fazer caretas utilizando todos os músculos do rosto Articular A-Ã-E-É-i-O-Ó-U zi-si-fi-chi-vi-gui-qui-z-s-f-c-v

10 FONOARTICULAÇÃO A lontra prendeu a Tromba do monstro de pedra E a prenda de prata De Pedro, o pedreiro.

11 Disseram que na minha rua Tem paralelepípedo feito De paralelogramos
Disseram que na minha rua Tem paralelepípedo feito De paralelogramos. Seis paralelogramos Tem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos Tem uma paralelepípedovia. Uma paralelepípedovia Tem mil paralelogramos. Então uma paralelepípedovia É uma paralelogramolândia?

12 Quem pode nos enviar um exemplo de “trava-línguas”, AGORA?

13

14 Antes do Rádio... Tudo começou na Inglaterra em 1855 com o professor de física James Clerck Maxwell, que previu teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas.

15 A possibilidade de uma propagação radiofônica acontece a partir dos trabalhos de Henrich Hertz em Por meio de um transmissor e um receptor metálicos ele conseguiu transmitir ondas eletromagnéticas de um ponto ao outro.

16 A mais importante característica da ionosfera em
termos de rádio comunicação é sua habilidade de refletir ondas de rádio.

17 Em outras palavras, a estação transmissora envia os dados (a música, a radio-novela, entre outros) na frequência de ondas eletromagnéticas enquanto o que ouvimos são ondas sonoras cuja frequência pode variar de 20Hz a 20000Hz, que é a faixa audível para os humanos.

18 A partir dos estudos de Hertz, Guglielmo Marconi( ) e outros pesquisadores desenvolveram o rádio tal qual é hoje.

19 Curiosidade: Algumas pessoas creditam o descobrimento das ondas de rádio ao cientista e inventor italiano Gugliemo Marconi. Muitos discordam, afirmam que o inventor do Rádio é o brasileiro Roberto Landell de Moura(Padre Landell), nascido no dia 21 de janeiro de 1861 na cidade de Porto Alegre-RS.

20 Contexto histórico do rádio no Brasil A primeira transmissão por rádio em nosso país ocorreu no dia 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro, durante as comemorações do centenário da Independência.

21

22 Radionovela Narrativa sonora dramatizada, produzida ou divulgada em rádio. Originou-se do radioteatro que era a apresentação de pequenas peças com duração de aproximadamente 50 minutos.

23 Você sabe diferenciar “radioteatro” de “radionovela” ?

24 A radionovela consiste em: Elaborar uma história fictícia, ou não, transformá-la em peça radiofônica dramática, produzi-la com tecnologia acústica e apresentá-la numa rádio.

25

26 O início da Radionovela Desenvolveu-se a partir da década de 1930 nos Estados Unidos. No Brasil a primeira radionovela foi apresentada em 1941 e se chamava “Em busca da Felicidade”.

27 Outra radionovela que fez muito sucesso foi “ O Direito de Nascer”

28 É uma radionovela cubana, escrita na década de 40
É uma radionovela cubana, escrita na década de 40. No Brasil foi apresentada no rádio e também na televisão, com três versões. Produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de julho de 1978 a maio de

29 O que é necessário para produzir uma radionovela ?

30 Roteiro É a forma de contar uma história, obedecendo uma organização, uma sequência de atos de forma que, quem estiver ouvindo consiga visualizar a cena.

31 Expressão Vocal É formada pelas falas e sons emitidos
Expressão Vocal É formada pelas falas e sons emitidos. Na radionovela, a entonação da voz é um recurso causador de emoções.

32 Sonoplastia É a comunicação pelo som (música, ruídos, falas
Sonoplastia É a comunicação pelo som (música, ruídos, falas...) e deve estar em conexão com a mensagem que se quer passar. Ela permite que o áudio amplie os sentimentos e emoções do ouvinte.

33 No início da história da radionovela todos os sons eram produzidos numa única sala, hoje chamada estúdio. Exemplos de efeitos sonoros:

34 Locução Ler ou narrar um texto que vem acompanhado de um produto de comunicação audiovisual ou de rádio.

35 A Interpretação: A Radionovela pode ser caracterizada como um meio essencialmente auditivo, formado pela combinação do binômio: voz (locução) e música (sonoplastia).

36 Roteirista É responsável por organizar a sequência dos quadros, das música, diálogos e narrações.

37 Locutor É o profissional responsável pela leitura de textos e apresentação de programas.

38 Narrador É o profissional responsável por relatar ou contar histórias.

39 Sonoplasta É o profissional que sonoriza as cenas.

40 Atividade 1: Os sons do dia a dia: Em grupo, produza, organize e grave uma sequência de sons que demonstrem parte do seu cotidiano.

41 Atividade 2: O grupo deverá produzir um roteiro para radionovela, com a utilização dos sons já organizados anteriormente e, também, com a criação de novos.

42 Atividade 3: Apresentação para o grande grupo
Atividade 3: Apresentação para o grande grupo. A radionovela poderá ser gravada ou apresentada ao vivo, lembrando que é importante que os participantes não apareçam durante a apresentação.

43 Jingle Harmonia entre música e letra
Jingle Harmonia entre música e letra. São músicas especialmente compostas para divulgar produtos, serviços ou pessoas.

44 A melodia deve ser simples e as pessoas devem conseguir reproduzi-la com facilidade.

45 Todas as informações que o cliente precisa saber sobre o produto devem estar no jingle.

46 Um jingle deve ter começo, meio e fim e ser extremamente dinâmico.

47 EXEMPLOS: http://www. youtube. com/watch
EXEMPLOS: – Bala de leite kids - Guaraná Antarctica – Casas Pernambucanas

48 Qual o objetivo do ouvinte quando liga o rádio ?

49 Geralmente é para ouvir música e não comerciais por isso a qualidade estética na informação do jingle deve ter estilo, despertar emoção e motivação no ouvinte.

50 Quem lembra de um jingle bem conhecido
Quem lembra de um jingle bem conhecido ? Por que ele ainda está na sua memória ?

51 Pílulas do dr. Ross: http://www. youtube. com/watch

52 Casas Pernambucanas: http://www.youtube.com/watch?v=aXo-6A3BloQ

53 Duchas Corona: http://www. youtube. com/watch

54 Cremogema http://www.youtube.com/watch?v=1S9VOUisGCk&feature=related

55 Danoninho http://www.youtube.com/watch?v=a9o9FnAYNgg&feature=related

56 ATIVIDADE: Unindo as áreas 1. Organizem-se em grupos 2
ATIVIDADE: Unindo as áreas 1. Organizem-se em grupos 2. Cada grupo escolherá um produto para elaborar a publicidade.

57 3. Criar e desenvolver: -nome do produto -logotipo -embalagem -slogan -jingle -comercial para TV ou rádio que deverá ser apresentado para o grande grupo.

58 Alguns temas que podem ser trabalhados a partir desta oficina: Indústria cultural e cultura de massa Arte e novas tecnologias Arte e os meios de comunicação

59 Indicação de texto para leitura: Capítulo 4 A Cultura de massa e a indústria cultural p. 288 a 302 do livro “Convite à Filosofia” Marilena Chaui Editora Ática, OBS. Este livro compõe a Biblioteca do Professor.

60 REFERÊNCIAS CONSANI, Maciel. Como usar o rádio na sala de aula
REFERÊNCIAS CONSANI, Maciel. Como usar o rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino Médio. Livro Didático Público de Arte. Curitiba: SEED-PR, PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica Arte. Curitiba: SEED-PR, PARANÁ, Correção de fluxo, WISNIK, José Miguel. O som e os sentidos. Uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

61 Sugestões de textos para pesquisas: “A Radionovela no Brasil: um estudo de Odette Machado Alamy( )” Dissertação de mestrado da UFMG

62 História do Rádio no Brasil e no Mundo www. locutor
História do Rádio no Brasil e no Mundo

63 Equipe Arte DEB / SEED Viviane Paduim Maria Cristina Müller (41)3340-1720 / 1729 artedeb@gmail.com


Carregar ppt "Elenco: Karla Kristina Komká - Vivi Encanador: Marco Narrador:Wagner Rock Balboa: Jackson Comerciais: Cris Müller Sonoplasta: Gi Nicaretta Roteiristas:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google