A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EB Produções apresenta: A SUGADORA Uma adaptação do Trabalho dos alunos da UNIMEP 2007.

Cópias: 1
Som: Ondas produzidas por corpos que vibram, que o nosso ouvido é capaz de captar e o nosso cérebro de identificar. (WISNIK, 2005, p.17)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EB Produções apresenta: A SUGADORA Uma adaptação do Trabalho dos alunos da UNIMEP 2007."— Transcrição da apresentação:

1 EB Produções apresenta: A SUGADORA Uma adaptação do Trabalho dos alunos da UNIMEP 2007

2 Elenco: Karla Kristina Komká - Vivi Encanador: Marco Narrador:Wagner Rock Balboa: Jackson Comerciais: Cris Müller Sonoplasta: Gi Nicaretta Roteiristas: Viviane e Cris

3 Qualquer semelhança mínima com nomes ou fatos reais é …...Mera coincidência!

4 Radionovela

5 Som: Ondas produzidas por corpos que vibram, que o nosso ouvido é capaz de captar e o nosso cérebro de identificar. (WISNIK, 2005, p.17)

6 Elementos formadores do som: Intensidade Altura Timbre Duração Densidade

7 Voz É a vibração do ar que sai dos pulmões pelo diafragma passando pelas pregas vocais.

8 Preparando a voz: Fazer respiração diafragmática (3x) Movimentar a cabeça para a esquerda e para a direita Circular para os lados, para cima e para baixo

9 Fazer caretas utilizando todos os músculos do rosto Articular A-Ã-E-É-i-O-Ó-U zi-si-fi-chi-vi-gui-qui-z-s-f-c-v

10 FONOARTICULAÇÃO A lontra prendeu a Tromba do monstro de pedra E a prenda de prata De Pedro, o pedreiro.

11 Disseram que na minha rua Tem paralelepípedo feito De paralelogramos. Seis paralelogramos Tem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos Tem uma paralelepípedovia. Uma paralelepípedovia Tem mil paralelogramos. Então uma paralelepípedovia É uma paralelogramolândia?

12 Quem pode nos enviar um exemplo de trava-línguas, AGORA?

13

14 Antes do Rádio... Tudo começou na Inglaterra em 1855 com o professor de física James Clerck Maxwell, que previu teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas.

15 A possibilidade de uma propagação radiofônica acontece a partir dos trabalhos de Henrich Hertz em Por meio de um transmissor e um receptor metálicos ele conseguiu transmitir ondas eletromagnéticas de um ponto ao outro.

16 A mais importante característica da ionosfera em termos de rádio comunicação é sua habilidade de refletir ondas de rádio.

17 Em outras palavras, a estação transmissora envia os dados (a música, a radio-novela, entre outros) na frequência de ondas eletromagnéticas enquanto o que ouvimos são ondas sonoras cuja frequência pode variar de 20Hz a 20000Hz, que é a faixa audível para os humanos.

18 A partir dos estudos de Hertz, Guglielmo Marconi( ) e outros pesquisadores desenvolveram o rádio tal qual é hoje.

19 Curiosidade: Algumas pessoas creditam o descobrimento das ondas de rádio ao cientista e inventor italiano Gugliemo Marconi. Muitos discordam, afirmam que o inventor do Rádio é o brasileiro Roberto Landell de Moura(Padre Landell), nascido no dia 21 de janeiro de 1861 na cidade de Porto Alegre- RS.

20 Contexto histórico do rádio no Brasil A primeira transmissão por rádio em nosso país ocorreu no dia 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro, durante as comemorações do centenário da Independência.

21

22 Radionovela Narrativa sonora dramatizada, produzida ou divulgada em rádio. Originou-se do radioteatro que era a apresentação de pequenas peças com duração de aproximadamente 50 minutos.

23 Você sabe diferenciar radioteatro de radionovela ?

24 A radionovela consiste em: Elaborar uma história fictícia, ou não, transformá-la em peça radiofônica dramática, produzi-la com tecnologia acústica e apresentá-la numa rádio.

25

26 O início da Radionovela Desenvolveu-se a partir da década de 1930 nos Estados Unidos. No Brasil a primeira radionovela foi apresentada em 1941 e se chamava Em busca da Felicidade.

27 Outra radionovela que fez muito sucesso foi O Direito de Nascer

28 É uma radionovela cubana, escrita na década de 40. No Brasil foi apresentada no rádio e também na televisão, com três versões. Produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de julho de 1978 a maio de

29 O que é necessário para produzir uma radionovela ?

30 Roteiro É a forma de contar uma história, obedecendo uma organização, uma sequência de atos de forma que, quem estiver ouvindo consiga visualizar a cena.

31 Expressão Vocal É formada pelas falas e sons emitidos. Na radionovela, a entonação da voz é um recurso causador de emoções.

32 Sonoplastia É a comunicação pelo som (música, ruídos, falas...) e deve estar em conexão com a mensagem que se quer passar. Ela permite que o áudio amplie os sentimentos e emoções do ouvinte.

33 No início da história da radionovela todos os sons eram produzidos numa única sala, hoje chamada estúdio. Exemplos de efeitos sonoros:

34 Locução Ler ou narrar um texto que vem acompanhado de um produto de comunicação audiovisual ou de rádio.

35 A Interpretação: A Radionovela pode ser caracterizada como um meio essencialmente auditivo, formado pela combinação do binômio: voz (locução) e música (sonoplastia).

36 Roteirista É responsável por organizar a sequência dos quadros, das música, diálogos e narrações.

37 Locutor É o profissional responsável pela leitura de textos e apresentação de programas.

38 Narrador É o profissional responsável por relatar ou contar histórias.

39 Sonoplasta É o profissional que sonoriza as cenas.

40 Atividade 1: Os sons do dia a dia: Em grupo, produza, organize e grave uma sequência de sons que demonstrem parte do seu cotidiano.

41 Atividade 2: O grupo deverá produzir um roteiro para radionovela, com a utilização dos sons já organizados anteriormente e, também, com a criação de novos.

42 Atividade 3: Apresentação para o grande grupo. A radionovela poderá ser gravada ou apresentada ao vivo, lembrando que é importante que os participantes não apareçam durante a apresentação.

43 Jingle Harmonia entre música e letra. São músicas especialmente compostas para divulgar produtos, serviços ou pessoas.

44 A melodia deve ser simples e as pessoas devem conseguir reproduzi-la com facilidade.

45 Todas as informações que o cliente precisa saber sobre o produto devem estar no jingle.

46 Um jingle deve ter começo, meio e fim e ser extremamente dinâmico.

47 EXEMPLOS: – Bala de leite kids g - Guaraná Antarctica – Casas Pernambucanas g

48 Qual o objetivo do ouvinte quando liga o rádio ?

49 Geralmente é para ouvir música e não comerciais por isso a qualidade estética na informação do jingle deve ter estilo, despertar emoção e motivação no ouvinte.

50 Quem lembra de um jingle bem conhecido ? Por que ele ainda está na sua memória ?

51 Pílulas do dr. Ross:

52 Casas Pernambucanas:

53 Duchas Corona:

54 Cremogema

55 Danoninho

56 ATIVIDADE: Unindo as áreas 1. Organizem-se em grupos 2. Cada grupo escolherá um produto para elaborar a publicidade.

57 3. Criar e desenvolver: -nome do produto -logotipo -embalagem -slogan -jingle -comercial para TV ou rádio que deverá ser apresentado para o grande grupo.

58 Alguns temas que podem ser trabalhados a partir desta oficina: Indústria cultural e cultura de massa Arte e novas tecnologias Arte e os meios de comunicação

59 Indicação de texto para leitura: Capítulo 4 A Cultura de massa e a indústria cultural p. 288 a 302 do livro Convite à Filosofia Marilena Chaui Editora Ática, OBS. Este livro compõe a Biblioteca do Professor.

60 REFERÊNCIAS CONSANI, Maciel. Como usar o rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino Médio. Livro Didático Público de Arte. Curitiba: SEED-PR, PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica Arte. Curitiba: SEED- PR, PARANÁ, Correção de fluxo, WISNIK, José Miguel. O som e os sentidos. Uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

61 Sugestões de textos para pesquisas: A Radionovela no Brasil: um estudo de Odette Machado Alamy( ) Dissertação de mestrado da UFMG ECAP-6ZGFWX

62 História do Rádio no Brasil e no Mundo

63 Equipe Arte DEB / SEED Viviane Paduim Maria Cristina Müller (41) / 1729


Carregar ppt "EB Produções apresenta: A SUGADORA Uma adaptação do Trabalho dos alunos da UNIMEP 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google