A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Trabalho realizado no âmbito da acção de formação: DIDÁCTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

2 Introdução Falar de … A avaliação está no cerne dos processos educativos e formativos porque se desenvolve com base na relação de comunicação que se estabelece entre professores e alunos. A Tarefa O Processo Os Recursos É uma relação que tem lugar em contextos sociais e culturais muito complexos e que, naturalmente, é fortemente condicionada pelos conhecimentos, capacidades, concepções, motivações e empenho dos professores. A Avaliação Conclusão Na WEB Tal relação é muito, provavelmente, o factor que mais influencia os processos e os resultados inerentes ao ensino e à aprendizagem. Autores

3 Falar de Avaliação é: Introdução
problematizar a organização das escolas e dos sistemas de formação. questionar as práticas da administração. pôr em causa o actual sistema de formação de professores. questionar as práticas de muitos professores. mexer com a vida dos professores e das escolas. A Tarefa O Processo Os Recursos A Avaliação Conclusão Na WEB Autores

4 A Tarefa Introdução Pretende-se que os participantes neste programa de formação atinjam, entre outros, os seguintes objectivos: Falar de … O Processo Compreender o papel do processo de avaliação no desenvolvimento do currículo. Compreender o papel de cada uma das diferentes funções e modalidades de avaliação na organização do ensino e da aprendizagem. Conhecer diferentes técnicas de recolha de informação. Os Recursos A Avaliação Conclusão Na WEB Autores

5 O Processo Análise de instrumentos de avaliação;
Introdução Para se atingir os objectivos propostos, os participantes deverão desenvolver os seguintes tipos de actividades: Falar de … A Tarefa Análise de instrumentos de avaliação; Realização de pequenos exercícios práticos: Leitura e análise, por parte de grupos de dois ou três participantes, de textos correspondentes a cada um dos objectivos enunciados; Realização de pequenos exercícios práticos. Os Recursos A Avaliação Conclusão Na WEB Autores

6 Os Recursos Introdução Recolha de informação, de acordo com os objectivos pretendidos e com as tarefas a realizar: Falar de … A Tarefa O Processo A Avaliação Conclusão Na WEB Autores

7 A Avaliação Introdução
Pretende-se que, em grupo de dois ou três participantes, se discutam e elabore um trabalho final, tendo por base as seguintes afirmações: Falar de … A Tarefa “Os principais momentos de avaliação devem ser dados a conhecer antecipadamente aos alunos.” “Com excepção dos testes de papel e lápis, todos os outros instrumentos de avaliação não compensam o tempo que demoram a elaborar.” “A maior parte da avaliação que fazemos é porque somos obrigados e não porque sintamos necessidade de a fazer.” “A avaliação é, de todas as tarefas que temos de realizar como professores, a mais difícil de executar.” O Processo Os Recursos Conclusão Na WEB Autores

8 Conclusão Introdução O problema fundamental da avaliação, na sua essência, não é o de criar métodos e técnicas de construção de instrumentos que nos permitam classificar os alunos. O problema está nos significados que diferentes actores atribuem ao ensino, à escola e à educação. É, indiscutivelmente, uma problemática geradora de polémica, de debate e de permanente reflexão: Falar de … A Tarefa O Processo Os Recursos Avaliar conhecimentos ou um amplo espectro de capacidades, atitudes, conhecimentos? Avaliar como tarefa exclusivamente do professor ou partilhada com alunos e demais intervenientes? Avaliar como tarefa exclusivamente da escola ou com partilha, aceitação e credibilidade da avaliação externa? A Avaliação Na WEB Autores

9 Na WEB Introdução Falar de … A Tarefa O Processo Os Recursos
Para terminar indicam-se alguns organismos em cujas páginas WEB se disponibilizam outros recursos e informações que permitem aprofundar a reflexão: Falar de … Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) A Tarefa Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE) O Processo Departamento do Ensino Básico (DEB) Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular Os Recursos Parecer sobre Gestão Flexível do Currículo A Avaliação Raul Doria - Documento sobre avaliação Publicações: Conclusão Freitas, C. M. V., Gestão flexível do currículo. Contributos para uma reflexão crítica, Lisboa, Texto Editora, 2001 Autores Fosnot C., Construtivismo e Educação, Lisboa, Instituto Piaget

10 FIM Trabalho Realizado por: Adélia Mota Aida Neves Luís Lobo
Adalberto Montenegro


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google