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Conclusões gerais Análise. Ferramentas do PM www.ebief.be/angola Guia do formador: “Formar professores hoje” Perfís de entrada dos alunos das EFP e.

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1 Conclusões gerais Análise

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3 Ferramentas do PM www.ebief.be/angola Guia do formador: “Formar professores hoje” Perfís de entrada dos alunos das EFP e dos professores pela FC (A – B – C) Perfís de saída dos formadores, directores e supervisores Referênciais de competências Quadros lógicos de 54 acções (gestão e avaliação) PM (plano de acção, doc. técnico, encargos financieros, etc.)

4 Conclusões gerais 1° Conclusão técnica Harmonização de professores sem agregação: A prioridade => área da formação contínua e a distância, e dentro destas, a harmonização, num nível mínimo satisfatório, dos professores sem agregação pedagógica. Uma grande quantidade de professores em actividade e deverá ser a prioridade das iniciativas que se identificaram. A envergadura e o volume de efectivos necessitam de nivelação pedagógica => um dispositivo que em fases progressivas.

5 Conclusões gerais 2° Conclusão técnica Importância dos perfis: Um primeiro passo importante = > os perfis de entrada destes professores e o de saída da formação contínua e a distância, (anexo 4 documento técnico). Isto permite priorizar recursos e focalizar o trabalho técnico de elaboração e de implementação das formações, no mais curto prazo possível.

6 Conclusões gerais 3° Conclusão técnica Harmonização de oferta de formação Necessidade de harmonização de competências pedagógicas do corpo docente é um esforço a longo prazo que deve ser assumido como uma prioridade no âmbito deste PMFP. Deve-se pensar em como articular a formação iniciale contínua com este enfoque para desenvolver as competências definidas e identificadas como desejadas pelo sistema educativo angolano (perfil de saída do professor).

7 Conclusões gerais 4° Conclusão técnica Rol e apoio do Supervisor: Desenvolvimento das ferramentas e dos suportes técnico- metodológicos necessários para reforçar as capacidades e influência do supervisor no processo educativo. Reforço do papel que o supervisor deve ter na estrutura de uma reforma, passa por uma mudança de percepção (até cultural, em alguns casos) do papel do supervisor: De um «fiscalizador» de professores, a um conselheiro, um metodólogo e uma fonte de apoio.

8 Conclusões gerais 5° Conclusão técnica Avaliação: Falência generalizada de competências e de uma cultura avaliativa no sistema educativo, e mais ainda, na componente de formação de professores. Plano Mestre de Formação de Professores = paradigma de desenvolvimento de competências Pilotear, experimentar, avaliar e generalizar por equipas locais = > necessidade de reforçar as capacidades técnicas em avaliação.

9 Conclusões gerais 6° Conclusão técnica Curriculum: O trabalho de formação de professores, em qualquer das suas componentes ou ramificações, engendra consequências, e no caso da formação inicial, significará eventualmente uma revisão dos currículos das instituições de oferta docente.


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