A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” - PUEA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” - PUEA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” - PUEA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA

2 O conceito de ambientalização pode ser entendido como a prática de internalizar a educação ambiental no cotidiano das pessoas e das instituições (LEFF, 2007)

3 OBJETIVOS GERAIS DO PUEA – Promover a educação ambiental na pesquisa, ensino, extensão e gestão do campus “Luiz de Queiroz”, envolvendo tanto a comunidade interna quanto externa ao campus; – Contribuir para a formação crítica de pessoas mais sensibilizadas e comprometidas com o meio ambiente e a qualidade de vida, tanto em relação ao campus, bem como em suas atuações na sociedade.

4 DIRETRIZES POR QUE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CAMPUS? Formação da comunidade: favorece a formação de pessoas mais comprometidas com as questões socioambientais; Adequação a legislação vigente: atende a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº de dezembro de 1996; a Política Nacional de Educação Ambiental Lei Nº de 27 de Abril de 1999;Política Estadual de Educação Ambiental Lei de novembro 2007, a Política Municipal de Educação Ambiental – PMEA Lei No de 04 de dezembro de 2010, assim como a Lei nº , de 2 de agosto de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Lei nº9.433, entre outros. Economia de recursos: entende-se que o processo contribuirá para a economia de recursos em consequência do uso mais planejado e sustentável destes. Fontes de financiamentos: Os incentivos à Educação Ambiental e os esforços pela sustentabilidade, bem como a postura pioneira, podem trazer vantagens e benefícios à instituição, seus estudantes e pesquisadores no momento de solicitar financiamentos para suas pesquisas e projetos. Melhoria da imagem da instituição: o programa mostrará à sociedade que a USP/Piracicaba é uma instituição responsável e que assume seu papel no cuidado com o ambiente e com a sustentabilidade de suas ações, trabalhando assim sua responsabilidade socioambiental na prática. Replicabilidade da metodologia: possibilidade da metodologia de construção do processo ser utilizada por outras instituições e gerar publicações neste sentido.

5 Valorização da construção participativa, envolvendo a comunidade do campus. ETAPAS DE CONSTRUÇÃO: 1.Seminário sobre o Programas Universitário de Educação Ambiental – dez/ Mesa-redonda sobre “A ambientalização do Ensino Superior: da gestão do campus a sala de aula” – ago/ Construção do documento – Grupos de Trabalho para aprofundamento nos âmbitos do ensino, pesquisa, extensão e gestão – set a dez de Apresentação e complementos do Programa para as instâncias e setores do campus – COC’s, CTA, Cultura e Extensão, Comissão de Graduação, entre outros 5. Aprovação na Congregação em 25 de abril de HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO

6 DIRETRIZ DE AMBIENTALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENSINO/APRENDIZAGEM Objetivo 1. Ambientalização dos currículos da graduação e pós- graduação. Objetivo 2. Ambientalização na relação professor – estudante, favorecendo potencialidades de ambos os atores do processo educativo. Objetivo 3. Ambientalização na gestão da USP de Piracicaba, nos aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem.

7 Programa Universitário de Educação Ambiental (PUEA) Gestão Pesquisa Extensão Ensino - aprendi zagem AMBIENTALIZAÇÃO DA:

8 METODOLOGIA DO PROJETO DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR ENSINO- APRENDIZAGEM AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR ENSINO- APRENDIZAGEM Articulação Institucional, Planejamento e Diagnósticos Formação/aprimora- mento Comunicação de Experiências e Resultados Núcleo de Apoio Pedagógico. Monitoramento e Avaliação Núcleo de Apoio Pedagógico. Monitoramento e Avaliação ETAPAS ESTRATÉGICAS

9 AVANÇOS COM RELAÇÃO A DIRETRIZ DE ENSINO APRENDIZAGEM a)Projeto Pró-ensino (PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO) - em andamento, 10 vídeos (59 alunos de diversos cursos inscritos): se mobilizaram e passaram por formação para elaboração de vídeos com temática ambiental - divulgação dos materiais em março/2014; 5 cartilhas abordando temas sócio-ambientais: em elaboração; Elaboração de website para divulgar os materiais produzidos. a)Projeto de ambientalização curricular apoiado com recursos da SGA. Diagnóstico da educação ambiental no campus. Público envolvido: Docentes que lecionam disciplinas aos ingressantes O projeto esta em andamento e 33 docentes já foram entrevistados. Próximos passos: Apresentação de relatório e resultados – início /2014

10 OBRIGADO! (19)


Carregar ppt "PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” - PUEA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google