A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A TERRA É AZUL! Essas foram as primeiras palavras do Comandante Yuri Gagarin, ao terminar a volta completa ao redor do Planeta Terra, em 12 de abril de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A TERRA É AZUL! Essas foram as primeiras palavras do Comandante Yuri Gagarin, ao terminar a volta completa ao redor do Planeta Terra, em 12 de abril de."— Transcrição da apresentação:

1 A TERRA É AZUL! Essas foram as primeiras palavras do Comandante Yuri Gagarin, ao terminar a volta completa ao redor do Planeta Terra, em 12 de abril de A mensagem entrou para a história e fez o mundo refletir sobre a importância da Água para o planeta e para a sobrevivência e equilíbrio do Homem. Afinal, a ÁGUA cobre ¾ da superfície da Terra e desse quantitativo, 2,5% constituem-se em Água Doce, sendo 0,3% acessíveis ao consumo humano. Isso é mais do que suficiente.

2 E POR QUE, DIANTE DE TAMANHA ABUNDÂNCIA DE ÁGUA, O HOMEM AINDA NÃO CONSEGUIU SE PROTEGER DE SUA FALTA?

3 Irina Bokova - Diretora Geral da UNESCO e Aécio Neves- Governador de Minas Gerais O HIDROEX FAZ A SUA PARTE

4 Fundação Centro Internacional em Capacitação e Pesquisa Aplicada em Água - HIDROEX FRUTAL – Triângulo Mineiro

5 - Pode dizer-me que caminho devo tomar? - Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Não tenho destino certo. - Neste caso qualquer caminho serve. (Alice no País da Maravilhas - Lewis Carrol)

6 se não sei onde quero chegar, qualquer caminho é válido

7 "Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa." Peter Drucker

8 O que o HIDROEX faz? Por que o HIDROEX faz? A quem se destinam os produtos e serviços do HIDROEX?

9 EDUCAR, PESQUISAR E VIABILIZAR SOLUÇÕES PARA A GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS MISSÃO

10 O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO HIDROEX TEM QUE OBSERVAR: IDENTIDADEORGANIZACIONAL

11 FUNDAÇÃO HIDROEX NECESSIDADE DE TER SUA PRÓPRIA IDENTIDADE

12 VISÃO O QUE QUEREMOS SER NOS PRÓXIMOS ANOS? O HIDROEX QUER SER RECONHECIDO COMO UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ÁGUAS NO MUNDO

13 PLANEJAMENTO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS

14 A CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO HIDROEX TEM QUE SER PARTICIPATIVA

15 ANÁLISE DO AMBIENTE DE NOSSA FUNDAÇÃO ANÁLISE DO AMBIENTE DE NOSSA FUNDAÇÃO E O QUE O HIDROEX ESTÁ FAZENDO ? O QUE OS OUTROS CENTROS DE ÁGUA ESTÃO FAZENDO ? QUEM SÃO OS MELHORES? POR QUE ? QUEM SOMOS? E ONDE ESTAMOS?

16 Fases do Planejamento Estratégico

17 AMEAÇASOPORTUNIDADES - Credibilidade internacional enquanto instituição de Águas - Parceria do governo com as iniciativas motivando a realização do trabalho - Ampliação da credibilidade cria novas oportunidades de prestação de serviços - Expectativa assistencialista da microrregião em relação ao HidroEX - Dependência das Políticas públicas em relação à sobrevivência - Descrédito de muitos setores do próprio governo Pontos Fracos Pontos Fortes - Persistência de visão distorcida do escopo do seu trabalho - Burocracia emperra o uso de recursos do dia a dia - Descentralização de Informações - Informações em vários canais - Equipe se orgulha da credibilidade do HidroEX no cenário nacional e internacional - Equipe técnica seduzida pelo desafio - Esforço de apoio parlamentar e governamental para investimentos e custeio. AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE INTERNO ANÁLISE SITUACIONAL PRECOCE - HIDROEX

18 Pela definição de objetivos, metas e indicadores para a instituição, com uma metodologia própria de acompanhamento e controle gerencial Pelo envolvimento de toda a equipe no processo de formulação do planejamento, comprometendo-os com o processo de mudança, através da participação Pela criação de uma boa infra-estrutura para realização do modelo organizacional, através da profissionalização, usando técnicas modernas de gestão (gerenciamento por objetivos, programas de liderança, padronização de procedimentos, desenvolvimento de pessoas etc.) O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TRARÁ VANTAGENS AO HIDROEX:

19 ENTRETANTO, O HIDROEX TAMBÉM PODE CORRER RISCOS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

20 Burocracia e centralização de poder Engessamento Rebuscamento X Realidade Impaciência Dicotomia entre Plano e Prática Descontinuidade

21 Comunicação e Marketing Boa negociação de parcerias Finalização de infra-estrutura Gestão Eficiente de Projetos Venda de consultorias/serviços Valorização de equipe técnica Avaliação retroalimentada Estratégias do HidroEX

22 Inter-setorial –Endomarketing – governo/atuadores/parceiros/clientes Promocional –apoio à comercialização e à credibilidade do destino dos projetos Institucional –fixação da marca HIDROEX OPÇÕES ESTRATÉGICAS COMUNICAÇÃO Acessos Aéreo e Terrestre (facilitar) Estrutura física do HidroEX -O que e quando disponibilizar Diferencial –Aspectos Tecnológicos, Culturais, Naturais INFRA-ESTRUTURA Promoção, participação e apoio à eventos de arte ambiental Divulgação de resultados positivos auferidos pelo HidroEX PROMOÇÃO CAPACITAÇÃO –Realizar procedimentos operacionais de prospecção, execução, acompanhamento e avaliação de cada programa/projeto PESQUISA –Identificação de demandas; Desenvolvimento; Adaptação; Aplicabilidade; Difusão; Capilaridade ECOCIDADANIA –Prospectar vocações e projetos multidiciplinares –Identificar talentos GESTÃO

23 É certo que a missão do HIDROEX é fazer Capacitação e pesquisa aplicada em ÁGUAS. Porém, o HIDROEX tem que pensar cada projeto como um NEGÓCIO NEGÓCIOS TEM PLANEJAMENTO E TEM VALOR, NEGÓCIOS TEM RESULTADOS

24 GESTÃO FOCO PRODUTO Resultados Plano de Ação QUEST Eventos? Quais? Beneficia que regiões e pessoas? Faz parte da missão? Tem suporte Financeiro? Projeto gera Desenvolvimento? Indicam e quantificam mitigação de impactos? Modifica a Realidade? Aporta ou transfere Tecnologia? Usa mão-de-obra nacional?

25 social tecnologia política economia cultural CENÁRIOS

26 HIDROEX - Visão de Futuro Missão (adaptabilidade) EstratégiasMetas

27

28 É preferível realizar aproximadamente hoje, do que exatamente nunca. Kaoru Ishikawa

29 29 FORMULAÇÃO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS DA FUNDAÇÃO HIDROEX OBSERVA: FORMULAÇÃO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS DA FUNDAÇÃO HIDROEX OBSERVA: Pontos fortes e fracos Oportunidades e ameaças Onde a organização está hoje Propósitos e objetivos da organização Estratégia


Carregar ppt "A TERRA É AZUL! Essas foram as primeiras palavras do Comandante Yuri Gagarin, ao terminar a volta completa ao redor do Planeta Terra, em 12 de abril de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google