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REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE GOVERNO DA PROVÍNCIA DE NAMPULA

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Apresentação em tema: "REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE GOVERNO DA PROVÍNCIA DE NAMPULA"— Transcrição da apresentação:

1 REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE GOVERNO DA PROVÍNCIA DE NAMPULA
Carta Escolar Angoche Eráti Lalaua Malema Meconta Mecuburi Memba Mogincual Mogovolas Moma Monapo Muecate Murrupula Nacala-Porto Nacala-A-Velha - Nacarôa Ribáuè Mossuril Ilha Moç. Npl Cidade Nampula, 30 de Maio 2014.

2 Introdução Adjacente a outros sistemas de informação existentes no MINED, a Carta Escolar é um programa de informação Georreferenciada que facilita a tomada de decisões por parte dos gestores de educação a todos os níves do sistema educativo,nomeadamente, central, provinial, distrital e escolar.

3 Introdução (cont) Dada a sua pertinência, a província de Nampula iniciou em 2006 o trabalho de Levantamento cartográfico em todos os distritos, com vista a elaboração duma Carta Escolar Provincial.

4 Principais Objectivos da Carta Escolar
Fazer cadastro da rede escolar; Localizar geograficamente a rede escolar; Analisar a acessibilidade física econónimca da rede escolar; Identificar as zonas de recrumento/para a implementação de novas escolas;

5 Cont. Estudar a situação de acesso e género a educação;
Planificar as necessidades futuras educativas; Perpesctivar as necessidades do corpo docente, discente e outros trabalhadores; Tornar a Carta Escolar um factor de micro e macro Planificação do sistema educativo;

6 1ª Etapa 1. A nível da província foi realizado o levantamento cartográfico. Todavia, depois de terminar o primeiro cadastramento nos finais de 2006, a Província de Nampula, não chegou a fazer o processamento de dados porque o tal programa ainda não tinha sido instalado, o que viria a se efectuar em finais de 2012.

7 2ª Etapa O processamento de dados começou a ser efectuado nos princípios de 2013, pelo que ainda está em curso. Adjacente a essa situação, estando para decorrer a colecta de dados e/ou informações das Escolas abertas em 2014, assim como a actualização das escolas que se beneficiaram de construção de novas infra-estruturas ou que mudaram de local onde foram cadastradas em anos anteriores.

8 Cont Nessa óptica, a província fez o processamento de vinte (20) distritos, conforme o mapa que se segue, excepeto o distrito da Ilha de Moçambique porque, ao longo do processo veificou-se um erro no sistema em relação as coordenadas que ainda esta por se regularizar e foi feito um plano com vista a inverter o cenário.

9 2ª Etapa (cont) Distritos Escolas existentes
Escolas com coordenadas geográficas Número Em % Angoche 116 111 95.7 Eráti 144 140 97.2 Lalaua 65 59 90.8 Malema 121 100.0 Meconta 102 98 96.1 Mecubúri 127 123 96.9 Mogincual 90 87 96.7 Mogovolas 145 130 89.7 Moma Monapo 132 125 94.7 Mossuril 91 98.9

10 Escolas com coordenadas
2ª Etapa (cont) Distritos Escolas listadas Escolas com coordenadas Número Em % Muecate 81 80 98.8 Murrupula 122 108 88.5 Ncla-à-Velha 71 66 93.0 Ncla-Porto 44 40 90.9 Nacarôa 74 52 70.3 Npl Cidade 70 74.3 Npl-Distrito 133 131 98.5 Ribáuè 125 120 96.0 Memba 135 92.6 Total 2133 1988 93.2

11 2. Experiência piloto Com vista a experimentar a funcionalidade do software, foi ensaiada nos finais de 2013, nos distritos de Angoche, Cidade de Nampula, Eráti, Mogincual, Nacala Porto e Nacarôa, uma base de dados de tratamento de georreferenciado das informações da carta escolar.

12 Cont. Com este trabalho pretende-se fazer uma demostração do que é possível ser feito nas condições actuais pelas DPEC (s) e ao mesmo tempo demonstrar as potencialidades que a Carta Escolar pode fornecer ao processo de Planificação. Eis alguns exemplos:

13 Rede escolar - Níveis de ensino

14 Rede escolar-Abastecimento de água

15 Rede escolar- Corrente eléctrica

16 Rede escolar- Latrinas

17 Rede escolar- Níveis de ensino

18 Rede escolar- Abastecimento de água

19 Rede escolar- Corrente eléctrica

20 Rede escolar- Latrinas

21 Rede escolar- Níveis de ensino

22 Rede escolar- Abastecimento de água

23 Rede escolar- Corrente eléctrica

24 Rede escolar- Latrinas

25 Rede escolar- Níveis de ensino

26 Rede escolar- Abastecimento de água

27 Rede escolar- Corrente eléctrica

28 Rede escolar- Latrinas

29 Rede escolar- Níveis de ensino

30 Rede escolar - Abastecimento de água

31 Rede escolar- Corrente eléctrica

32 Rede escolar- Latrinas

33 Rede escolar- Níveis de ensino

34 Rede escolar- Abastecimento de água

35 Rede escolar- Corrente eléctrica

36 Rede escolar- Latrinas

37 KOCHUKURO


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