A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,"— Transcrição da apresentação:

1 Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão, o avião, o livro, a lâmpada e o liquidificador. Enfim, milhares de recursos que fazem parte do nosso dia a dia e que nos ajudam a executar nossas tarefas, seja na vida pessoal ou profissional. Apresentação conceitual e técnica Os desafios da Educação Contemporânea a as novas estratégias de ensino Crescer em Rede - Encontro 01 Avaliação de objetos digitais de aprendizagem: análise da qualidade, oportunidades educacionais e público-alvo

2

3

4

5 O professor medíocre fala. O bom professor explica. O grande professor demonstra. O melhor professor inspira. O professor medíocre fala. O bom professor explica. O grande professor demonstra. O melhor professor inspira. Inspira os teus alunos criando os melhores recursos de estudo.

6 Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão, o avião, o livro, a lâmpada e o liquidificador. Enfim, milhares de recursos que fazem parte do nosso dia a dia e que nos ajudam a executar nossas tarefas, seja na vida pessoal ou profissional. Apresentação conceitual e técnica Os desafios da Educação Contemporânea a as novas estratégias de ensino Como eram os jogos na sua infância? Que recursos que eles tinham que atraiam a sua atenção? E hoje, como são os jogos? Que características eles possuem que “hipnotizam” crianças, jovens e até adultos? Perguntas desafiadoras

7 Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão, o avião, o livro, a lâmpada e o liquidificador. Enfim, milhares de recursos que fazem parte do nosso dia a dia e que nos ajudam a executar nossas tarefas, seja na vida pessoal ou profissional. Apresentação conceitual e técnica Os desafios da Educação Contemporânea a as novas estratégias de ensino São considerados objetos digitais de aprendizagem todo e qualquer recurso, disponível em formato digital, que conduza o aluno a se apropriar de algum conceito de forma estruturada e consistente, fazendo-o contextualizar e conectar assuntos e temas diversos ou mesmo, se aprofundar sobre determinado conhecimento. Exemplos de ODAs: vídeos, textos disponíveis na Internet, gráficos, mapas conceituais, simulações, animações etc. Apresentação conceitual e técnica Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs)

8 Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão, o avião, o livro, a lâmpada e o liquidificador. Enfim, milhares de recursos que fazem parte do nosso dia a dia e que nos ajudam a executar nossas tarefas, seja na vida pessoal ou profissional. Apresentação conceitual e técnica Os desafios da Educação Contemporânea a as novas estratégias de ensino Os objetos de aprendizagem podem servir de ponte para a assimilação e a articulação de conhecimentos diversos e o aluno deve ser o protagonista nesse cenário, em que se exige um grau maior de autonomia e responsabilidade. Apresentação conceitual e técnica Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs)

9 Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão, o avião, o livro, a lâmpada e o liquidificador. Enfim, milhares de recursos que fazem parte do nosso dia a dia e que nos ajudam a executar nossas tarefas, seja na vida pessoal ou profissional. Apresentação conceitual e técnica Os desafios da Educação Contemporânea a as novas estratégias de ensino Assim como qualquer outro recurso utilizado em sala de aula, a adoção dos ODAs deve vir acompanhada de uma avaliação crítica sobre sua qualidade e análise das reais oportunidades de aprendizagem, dentro de cada contexto e de acordo com cada público-alvo. Apresentação conceitual e técnica Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs)

10 Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão, o avião, o livro, a lâmpada e o liquidificador. Enfim, milhares de recursos que fazem parte do nosso dia a dia e que nos ajudam a executar nossas tarefas, seja na vida pessoal ou profissional. Apresentação conceitual e técnica Os desafios da Educação Contemporânea a as novas estratégias de ensino Ao utilizar os ODAs como uma nova estratégia de aprendizagem em sala de aula, o professor deve: -planejar previamente a atividade e identificar como o objeto virá a fazer parte deste contexto; -apresentar, de forma clara, a proposta e intencionalidade da aula; -orientar os alunos para uso do objetos e agregar valor, propondo desafios complementares; -estimular que compartilhem suas descobertas e, -avaliar como foi o resultado na aprendizagem. Apresentação conceitual e técnica Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs)

11 Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão, o avião, o livro, a lâmpada e o liquidificador. Enfim, milhares de recursos que fazem parte do nosso dia a dia e que nos ajudam a executar nossas tarefas, seja na vida pessoal ou profissional. Apresentação conceitual e técnica Os desafios da Educação Contemporânea a as novas estratégias de ensino Por meio do Roteiro para Avaliação dos ODAs, atente-se a alguns cuidados a serem tomados na escolha dos objetos para serem utilizados com os alunos. Apresentação conceitual e técnica Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs)

12 Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão, o avião, o livro, a lâmpada e o liquidificador. Enfim, milhares de recursos que fazem parte do nosso dia a dia e que nos ajudam a executar nossas tarefas, seja na vida pessoal ou profissional. Apresentação conceitual e técnica Os desafios da Educação Contemporânea a as novas estratégias de ensino Navegação pelo currículo + (http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/)http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/ Indicação de outros sites – clique aquiclique aqui Você costuma navegar por outros sites? Compartilhe com os colegas, fazendo um breve resumo das suas principais características! – Clique aqui para ver o roteiro de análise de ODAsClique aqui Atividade de experimentação

13 Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão, o avião, o livro, a lâmpada e o liquidificador. Enfim, milhares de recursos que fazem parte do nosso dia a dia e que nos ajudam a executar nossas tarefas, seja na vida pessoal ou profissional. Apresentação conceitual e técnica Os desafios da Educação Contemporânea a as novas estratégias de ensino Agora, planeje uma atividade de curta duração, tendo como referência um dos ODAs explorados no dia do hoje. Registre no Roteiro para o Planejamento de Atividades.Planejamento de Atividades No próximo encontro iremos compartilhar com os colegas a atividade que você planejou e os resultados obtidos em sala de aula? Planejamento de atividade

14 Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão, o avião, o livro, a lâmpada e o liquidificador. Enfim, milhares de recursos que fazem parte do nosso dia a dia e que nos ajudam a executar nossas tarefas, seja na vida pessoal ou profissional. Apresentação conceitual e técnica Os desafios da Educação Contemporânea a as novas estratégias de ensino A navegação pelo site sugerido, bem como a explicação sobre os ODAs e o Roteiro de Observação, contribuíram para ampliar sua percepção sobre o uso dos ODAs como uma nova estratégia de aprendizagem significativa? Foi construída a atividade para aplicação com seus alunos, tendo como referência um dos ODAs explorados no dia de hoje? Síntese e avaliação do encontro


Carregar ppt "Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google