A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXATA ENGENHARIA E ASSESSORIA SS LTDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXATA ENGENHARIA E ASSESSORIA SS LTDA"— Transcrição da apresentação:

1 EXATA ENGENHARIA E ASSESSORIA SS LTDA

2 ESTRUTURAS DE CONCRETO: DO PROJETO A ACEITAÇÃO

3 Inicialmente esta posição do Engenheiro Projetista de Estruturas pode parecer bastante confortável, pois inicialmente cabe a ele especificar as características do concreto necessárias para atender a performance prevista no projeto. Entretanto o concreto pode ter suas características alteradas em relação ao previsto por inúmeros fatores, em função da variação das matérias primas e processo de fabricação. Assim sendo com mais frequência que o desejado, os concretos não atingem a qualidade esperada pelo projeto e nesta condição o engenheiro projetista é novamente envolvido no processo. Infelizmente de forma geral o projetista só é envolvido pontualmente nestas circunstancias não agradáveis.

4 Sob o aspecto comportamental da estrutura, a resistência mecânica e o modulo de elasticidade (Chamado de Módulo de Deformação no caso do concreto) são as características fundamentais. Entretanto hoje a preocupação do projetista deve ir além, pois deve se preocupar também com a durabilidade e vida útil da estrutura. Hoje a NBR 6118, apresenta subsídios para a definição de características do concreto para atender a vida útil e durabilidade necessárias. Estes subsídios podem ainda não ser os ideais, entretanto representam uma grande evolução em relação as normas anteriores.

5 As estruturas de concreto armado são tidas genericamente como de grande durabilidade, entretanto este conceito é correto desde que sejam oferecidas as condições necessárias. Há de se diferenciar as estruturas de concreto simples e de concreto armado, pois sob o aspecto de durabilidade podem ter comportamentos muito distintos. A deterioração do concreto em si pode ser classificada como de menor risco e velocidade, em relação ao aço. Para o aço o simples contato com a umidade e o oxigênio já é suficiente para o início de sua deterioração (oxidação/ corrosão).

6 O material concreto, pela sua constituição básica, cimento Portland, areia, brita e água é naturalmente alcalina, criando, portanto um meio protetivo para a armadura contra a corrosão. O concreto por sua vez não é um sólido perfeito, ou seja, apresenta uma porosidade/ capilaridade que estará associada a sua qualidade, principalmente função do fator água/ cimento. Com base nesta filosofia a NBR 6118 estabelece critérios mais rigorosos para a espessura mínima de envolvimento da armadura que é o denominado cobrimento.

7 A rigor, as especificações mínimas exigidas para o concreto e as estruturas correspondentes, de acordo com a NBR 6118 e da classe de agressividade do ambiente são: fck resistência característica a compressão; Ec -Módulo de deformação; Fator água/ cimento; Cobrimento nominal. Há casos onde é recomendável ainda a especificação do consumo mínimo de cimento. As características referentes ao concreto ainda no estado fresco, normalmente não tem nenhum controle do Engenheiro projetista.

8 Deve-se levar em contra ainda que toda a obra deve ter seu Engenheiro residente e este deve estar preparado para esta fiscalização. A verdade é que os trabalhos de controle da qualidade do concreto devem se iniciar na seleção dos materiais e posterior preparação do concreto através de um engenheiro ou técnico especializado em Tecnologia do Concreto, que já trabalhará no sentido de atender as especificações do projeto. Durante o lançamento do concreto temos o controle das características do concreto no estado fresco, principalmente a consistência e trabalhabilidade, transporte e adensamento, e ainda as moldagens dos corpos de prova que devem ser gerenciadas pelo Engenheiro Residente.

9 É fundamental que na operação de lançamento seja realizado um mapeamento preciso das áreas de lançamento de cada betonada, para que em caso de não conformidade possa se identificar o local correspondente. O envolvimento do Engenheiro projetista até a fase dos resultados dos ensaios mecânicos deve ser de acompanhamento e informação das atividades desenvolvidas, para que ao fazer a análise da conformidade das características mecânicas tenha o conhecimento do histórico da obra.

10 É muito importante que estas atividades sejam correspondentes ao andamento da obra e não apenas uma análise final. É importante salientar também que ainda alguns colegas Engenheiros Projetistas não estão preparados para estas análises e, portanto precisam se capacitar ou ter um colega capacitado para seu suporte.

11 O momento atual é muito importante, pois a demanda de projetos e obras é muito grande e por consequência a de concreto também. E como em toda grande demanda o risco de se perder qualidade é quase inevitável. Desta forma a intensificação do controle da qualidade torna-se fundamental para o bom resultado da obra. Para finalizar a visão do Engenheiro projetista é de poder intervir no processo e interagir com os demais técnicos especialistas, para que a soma destes conhecimentos se transforme num concreto efetivamente de qualidade.


Carregar ppt "EXATA ENGENHARIA E ASSESSORIA SS LTDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google