A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO."— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO

2 Roteiro do Estudo

3 Tendências recentes no domínio da cultura I. Em relação às novas dinâmicas no mercado de trabalho: recente aumento de oportunidades de emprego cultural a par da expansão de actividades culturais de natureza empresarial; maior qualificação e juvenilização do emprego cultural relativamente ao emprego em geral; experiências piloto articulando criação artística e experimentação tecnológica; novos cursos de formação artística com perfis mais actualizados e inovadores; alguma sensibilização face ao actual modelo de competitividade europeia. II. Em relação às novas dinâmicas de governância da cultura: emergência de projectos em parceria (administração central e local e sectores público, privado e 3º sector); estímulo às iniciativas em rede (de recintos e de programação nalguns casos); aparecimento de associações com novo protagonismo (produção artística alternativa); experiências de projectos de “bairros culturais” ou de “meios criativos”; algum alargamento no acesso à cultura (aumentos na oferta e procura cultural); acções de sensibilização para uma participação activa na vida cultural.

4 Rentabilização de possíveis Quatro grandes linhas tácticas: 1. a exploração de mercados alternativos; 2. o estímulo a pequenas empresas do sector cultural; 3. a vitalização/consolidação de investimentos já realizados; 4. a valorização polivalente do património.

5 Ideias-chave para cada uma das três grandes linhas de orientação I. COMPETITIVIDADE Artes e cultura como vector decisivo de competitividade Qualificação da cultura e pela cultura Uma população culturalmente enriquecida, base de trabalho qualificado e de mercado para bens e serviços de qualidade II. REQUALIFICAÇÃO URBANA / REVITALIZAÇÃO RURAL Actividade cultural e artística, factor de valorização de espaço obsoletos e devolutos Actividade cultural e artística, contributo para o reequilíbrio de áreas rurais decadentes Património e equipamentos culturais, suportes para uma reinvenção do espaço público III. CIDADANIA Forte articulação das políticas de educação e cultura Consolidação de redes de programação e dispositivos de difusão cultural e artística Importância das TIC na captação de públicos e na definição das estratégias comunicacionais das instituições culturais

6 Grandes metas para o Horizontes 2013 COMPETITIVIDADE destaque para um dos objectivos estratégicos Desenvolver as indústrias criativas e os serviços culturais, na acepção ampla do conjunto das actividades económicas que incorporam como componente fundamental a criação artística e a produção cultural (como o audiovisual ou as artes e tecnologias digitais).

7 Grandes metas para o Horizontes 2013 REQUALIFICAÇÃO URBANA / REVITALIZAÇÃO RURAL destaque para um dos objectivos estratégicos Contribuir para a regeneração de territórios em decadência através de investimentos culturais com efeito de arrastamento.

8 Grandes metas para o Horizontes 2013 CIDADANIA destaque para um dos objectivos estratégicos Consolidar e diversificar a procura cultural interna e criar novos públicos.

9 Grandes metas para o Horizontes 2013 Exigências transversais aos diferentes objectivos de qualificação de internacionalização de sustentabilidade de participação / responsabilização


Carregar ppt "CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google