A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde. Luciana da Silveira (bolsista) e Anna Paula Piovezan (orientadora) Curso de Medicina - Campus de Tubarão. 1. Introdução Os quadros de intoxicações constituem atualmente importante problema de saúde, gerando mortes humanas e gastos de recursos públicos. Esses fatores poderiam ser evitados, muitas vezes, com medidas simples como a prevenção envolvendo a educação às populações ou ainda, com o melhor preparo e/ou condições de trabalho dos profissionais que lidam com estas ocorrências diariamente. 2. Objetivos Avaliar a grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. 3. Metodologia 3.1 População: A pesquisa foi conduzida tendo como primeiro objeto de análise, os currículos dos cursos de medicina das escolas de Santa Catarina. Assim procedeu-se o envio do instrumento de avaliação (questionário padrão), por via eletrônica (e-mail), para todos os Coordenadores de Cursos de Medicina deste estado. 3.2 Procedimento:Primeiramente foram avaliadas, sobre a forma de levantamento simples de dados na rede mundial de computadores (internet), as informações pertinentes aos currículos que estavam disponibilizadas nas páginas oficiais das universidades. Posteriormente encaminhou-se, também utilizando internet na forma de mala direta, um questionário padrão para todos os coordenadores dos cursos de graduação em medicina do estado de Santa Catarina. O conteúdo do instrumento de avaliação foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unisul. A opinião dos mesmos foi investigada por meio das seguintes perguntas: 1) a disciplina de toxicologia no seu curso: () faz parte da grade curricular atual, () fez parte da grade curricular no passado, () deveria ser implantada na grade curricular no futuro, () será implantada na grade curricular a partir do ano de (); 2) Dos temas sobre "toxicologia" apresentados abaixo, você considera o conhecimento de algum deles indispensável à formação médica? Se sim, assinale qual(is) deles: () intoxicações por medicamentos, () intoxicação ocupacional, () intoxicação com drogas de abuso, () envenenamento por animais peçonhentos, () intoxicação por alimentos contaminados, () outros, quais; 3) dos tópicos assinalados na questão anterior, qual(is) deles você considera que é(são) suficientemente abordado(s) em outras disciplinas do curso: () intoxicações por medicamentos, () intoxicação ocupacional, () intoxicação com drogas de abuso, () envenenamento por animais peçonhentos, () intoxicação por alimentos contaminados, () outros, quais; 4) em sua opinião, quais são as maiores dificuldades que o egresso do curso de medicina encontra ao lidar com os aspectos relacionados à toxicologia; 5) em sua opinião, quais alternativas poderiam ser implantadas no curso para enfrentar as dificuldades apontadas na questão número 4? 6) em sua opinião, existe necessidade de implantar a disciplina de toxicologia na grade curricular dos Cursos de Medicina? () sim,() não, () não tenho opinião a respeito; 7) o que achou de participar desta pesquisa?; 8) deseja fazer algum comentário? Finalmente, realizou-se contato com a Coordenação do CIT para obtenção de dados sobre as consultas a este centro que foram originárias da classe médica no período de junho a dezembro de 2007. Avaliou-se então, o perfil das maiores necessidades desta classe profissional em relação às intoxicações. 4. Resultados Número de Curso de Medicina no Estado de Santa Catarina: dez; Número de escolas envolvidas: nove; Número de escolas que possuem disciplina de toxicologia na grade curricular: nenhuma; Número de escolas que possuem disciplinas com o termo “toxic” nas suas ementas: quatro. Conclusões Concluindo, a presente pesquisa sugere a importância de que os tópicos relacionados à toxicologia sejam abordados dentro dos cursos de medicina. Isto se reflete: a) pela alta freqüência de consultas ao CIT, originadas por profissionais da classe médica; b) a alta ocorrência de intoxicações em humanos, e c) a grande diversidade de agentes que podem causar intoxicações no homem. Apoio Financeiro: Unisul Figura 1: Dados do CIT referentes ao Total de Atendimentos por Ocupação do Solicitante, no período de 07/2007 a 12/2007. Figura 2: Dados do CIT referentes ao Total de Atendimentos por Ocupação do Solicitante e Classificação da ocorrência no período de 07/2007 a 12/2007. Figura 3: Dados do CIT referentes ao Total de Atendimentos por Circunstância da intoxicação, no período de 07/2007 a 12/2007. Figura 4: Dados do CIT referentes à Evolução do Paciente e a Ocupação do Solicitante, no período de 07/2007 a 12/2007. Figura 5: Dados do CIT referentes ao número de atendimentos segundo a ocupação do solicitante e a zona de ocorrência, no período de 07/2007 a 12/2007.


Carregar ppt "Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google