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Comunicação.

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Apresentação em tema: "Comunicação."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação

2 Na empresa TUDO COMUNICA.
O que comunica na empresa? Na empresa TUDO COMUNICA. Meios de comunicação em sentido estrito Outros meios com forte conteúdo de comunicação A empresa e o pessoal Fontes controladas pela empresa. As fontes exteriores à empresa Fontes não controladas pela empresa.

3 Meios de comunicação em sentido estrito
Outros meios com forte conteúdo de comunicação A empresa e o pessoal Meios de comunicação em sentido estrito Publicidade Publicidade pelos mass media tradicionais e internet Publicidade nos locais de venda (P.L.V.) Comunicação não publicitária Relações públicas, nomeadamente: Relações – imprensa (editing) Sponsoring Publicações e sites institucionais

4 2. Outros meios com forte conteúdo de comunicação
Meios de comunicação em sentido estrito Outros meios com forte conteúdo de comunicação A empresa e o pessoal 2. Outros meios com forte conteúdo de comunicação Ferramentas de venda Força de vendas Merchandising Marketing directo Promoções O produto Nome da marca e símbolos da marca Packaging Design - produto

5 Meios de comunicação em sentido estrito
Outros meios com forte conteúdo de comunicação A empresa e o pessoal 3. A empresa e o pessoal Aparência exterior da empresa (locais, mobiliário, sinaléctica) Pessoal em contacto com o público Dirigentes da empresa

6 4. As fontes exteriores à empresa
Prescitores Distribuidores Imprensa “Passa – palavra” News groups e chats na internet

7 Nos media ou Above the Line Fora dos media ou Below the line
Quais os meios utilizados numa campanha de comunicação? Nos media ou Above the Line Investimentos publicitários: Imprensa TV Outdoors Cinema Internet Mix da comunicação Fora dos media ou Below the line Investimentos de promoção e outros: Marketing directo Sponsoring, mecenato Relações públicas Salões, feiras, exposições Promoções Internet

8 OBJECTIVOS AIDA Investimentos publicitários: Imprensa TV Outdoors
Cinema Internet OBJECTIVOS NOTORIEDADE INFORMAÇÃO FACTUAL PERSUASÃO SIMPATIA PELA MARCA EMOÇÃO, DESEJO E SONHO AIDA

9 Nos media ou Above the Line Fora dos media ou Below the line
Quais são os elementos de comunicação Below the Line? Nos media ou Above the Line Investimentos publicitários: Imprensa TV Outdoors Cinema Internet Mix da comunicação Fora dos media ou Below the line Investimentos de promoção e outros: Marketing directo Sponsoring, mecenato Relações públicas Salões, feiras, exposições Promoções Internet

10 O que são as relações públicas?
Actividade da empresa de procurar informar e de estabelecer relações de confiança e simpatia de forma planeada e continuada, entre ela própria e os seus públicos. Público em Geral Associações Patronais Comunidade Local Órgãos de Soberania Administração Central e local Sindicatos Comunidade Financeira Consumidores Comunidade Local Distribuidores Prescritores GESTORES Líderes de Opinião Órgãos de Comunicação Social Fornecedores Outros Accionistas Accionistas de referência Trabalhadores

11 Quais são os meios de que a empresa dispõe?
Contactos pessoais Encontros Participação em congressos e seminários Reuniões Clubes ou associações de índole profissional e social Acolhimento e integração de trabalhadores Acções de formação Eventos Realização de encontros, colóquios e seminários Concursos Conferências de imprensa Galas e festas Organização de feiras Road Shows Publicações Relatório anual Brochuras e folhetos Artigos e notícias em revistas Jornal e revista da empresa Audiovisuais Cartazes Quadros informativos Manual de acolhimento

12 Quais são os meios de que a empresa dispõe?
Patrocínios Apoio financeiro a manifestações de carácter desportivo, cultural ou outras, com contrapartidas negociadas em termos de visibilidade do patrocinador. Mecenato Apoio financeiro a manifestações de carácter eminentemente cultural, ambiental ou de solidariedade social, que podem ser inclusivamente ser abrangidas por incentivos fiscais. Projecto Esco7as – Uma iniciativa da Chip 7

13 Em que consiste o merchandising e as promoções?
“ Conjunto dos estudos e das técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e escoamento dos produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos às necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias”. (Instituto Francês do Merchandising, 1972) Tem como objectivos: Organização e gestão: Mais centrado na rentabilidade do espaço na loja Sedução: Criar um ambiente e uma exposição que favorece a compra.

14 Em que consiste o merchandising e as promoções?
As duas dimensões do merchandising: Organização e Gestão: Determinação do local e da dimensão do linear Determinação de gamas Determinação do número de facings por produto Sedução: Ambiente e decoração do espaço de venda Escolha do mobiliário/expositores (prateleiras, armários e montras) Escolha de material de ponto de venda (bandeirolas, posters, etc… )

15 Em que consiste o merchandising e as promoções?
“ Uma acção promocional consiste em associar a um produto uma vantagem temporária destinada a facilitar ou a estimular a sua utilização, a sua compra e/ou distribuição”. As principais técnicas de promoção: EXPERIMENTAÇÃO GRATUITA Distribuição de amostras do produto Prova do produto (degustação) Ensaio (demonstração) REDUÇÕES TEMPORÁRIAS DO PREÇO Redução directa do preço de venda ao consumidor Desconto sobre a quantidade Couponing (distribuição de cupões) PRÉMIOS, OFERTAS E BRINDES CONCURSOS, JOGOS E SORTEIOS

16 E o marketing directo… O que é?
MKT DIRECTO “É uma forma de comunicação em marketing, direccionada individualmente ao seu alvo, que recorre com frequência para o seu estabelecimento a bases de dados, que contêm informação relativa ao público a atingir” As principais técnicas de marketing directo: Telemarketing Correio directo (direct mail ou mailing) Fax Mensagens por telemóvel (SMS, MMS…) Personalização do ambiente do website

17 Será um meio de comunicação Below The Line ?
E a internet… Será um meio de comunicação Below The Line ? INTERNET PUBLICIDADE MARKETING DIRECTO RELAÇÕES PÚBLICAS COMUNICAÇÃO ABOVE THE LINE COMUNICAÇÃO BELOW THE LINE

18 Será um meio de comunicação Below The Line ?
E a internet… Será um meio de comunicação Below The Line ? Banners, localizações privilegiadas, etc… PUBLICIDADE publicitário, personalização do ambiente do site… MARKETING DIRECTO viral, fóruns, chats, etc… RELAÇÕES PÚBLICAS

19 Questões para reflectir...
1ª) Diferencie comunicação below the line de comunicação above the line 2ª) Apresente os objectivos da publicidade. 3ª) Diferencie acções de merchandising de acções promocionais. 4ª) “Um especialista em marketing, considera que o marketing directo é um meio de acção publicitária”. Concorda? Justifique. 5ª) E a internet… Será um meio de comunicação Below the Line? Apresente a sua opinião.


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