A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- Uma aproximação histórica e etimológica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- Uma aproximação histórica e etimológica"— Transcrição da apresentação:

1 - Uma aproximação histórica e etimológica
O que é a Filosofia ? - Uma aproximação histórica e etimológica Escola Secundária de Bocage Profª Júlia Martins

2 Grécia – berço da Filosofia

3 Acrópole - símbolo da democracia e centro de decisão dos assuntos da pólis e das discussões filosóficas

4 A Polis A polis grega ou cidade-Estado é um dos elementos fundamentais da civilização grega; Os Gregos viviam nas polis, e estavam sujeitos às suas leis, o que para eles era decisivo para os distinguir dos povos bárbaros. A polis era essencial na formação de cidadãos gregos e é neste espaço que os filósofos desempenham um papel essencial. Muitos dos primeiros filósofos (os chamados pré-socráticos) desempenhavam cargos políticos, legisladores das suas cidades e eram professores. Enquanto professores, formadores fomentavam a reflexão, elaborando teorias para explicar a arché - origem, a essência de todas coisas.

5 ESCOLAS PRÉ-SOCRÁTICAS
As grandes figuras da Filosofia Grega são fundadores de escolas, que são centros de investigações Os membros de uma escola estabelecem entre si uma solidariedade de pensamento mas também de costumes e de vida, numa troca contínua de dúvidas e de investigações. As principais escolas pré-socráticas são: Escola Jónica : Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito de Éfeso, Diógenes de Apolónia. Escola Pitagórica: Pitágoras de Samos, Filolau de Crotona. Escola Eleática: Parmenides de Eléia, Zenão de Eléia, Xenófanes de Colofão. Escola Atomista: Leucipo e Demóicrito de Abdera.

6 A Escola Pitagórica – um exemplo
Os pitagóricos interessavam-se pelo estudo das propriedades dos números. Para eles, o número, era sinónimo de harmonia, constituído da soma de pares e ímpares - os números pares e ímpares expressam as relações que se encontram em permanente processo de mutação -, e são considerados como a arché - essência das coisas - , criando noções opostas (limitado e ilimitado) e sendo a base da teoria da harmonia das esferas. Segundo os pitagóricos, o Universo é regido por relações matemáticas.

7 Filosofia – a abordagem etimológica
Diz-se que Pitágoras foi o primeiro filósofo a utilizar o termo Filosofia e a chamar-se a si próprio Filósofo. Para Pitágoras só os deuses eram sábios (sophos), o homem apenas tendia a aproximar-se e a amar a sabedoria( sophia). A palavra grega PHILOSOPHIA significa a amizade, o amor pela sabedoria: Philos – amigo Sophia – sabedoria

8 Para reflectir… A palavra grega filósofo ( philosophos) formou-se por oposição a sábio (sophos). Trata-se do amante, [amigo] do conhecimento (do saber) a diferença daquele que estando na posse do conhecimento se chamava o sábio. Este sentido da palavra persistiu até hoje: a busca da verdade, não a sua posse, é a essência da filosofia (…). Filosofia quer dizer: estar a caminho. As suas perguntas são mais essenciais do que as suas respostas, e toda a resposta converte-se numa nova pergunta.” K.Yaspers, A Filosofia


Carregar ppt "- Uma aproximação histórica e etimológica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google