A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III Prof. Rose Cléa Duarte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III Prof. Rose Cléa Duarte."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III Prof. Rose Cléa Duarte

2 O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Aprendizagem é o desenvolvimento da pessoa como um todo:inteligência, afetividade,moral e etc... Interessa a didática tudo que o aluno aprende com o professor e com os colegas, bem como ocorre esse processo. O processo de aprendizagem se desenvolve em 3 dimensões: humana, político-social e técnica.

3 O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM O processo de aprendizagem se realiza através do relacionamento interpessoal entre: alunos, professores, e equipe escolar. O clima afetivo será o responsável pelo sucesso ou fracasso do processo ensino-aprendizagem As posições políticas e sociais interferem e influenciam no processo de aprendizagem. A didática é um processo intencional, orientado por objetivos a serem alcançados e interessa que os alunos aprendam bem o que se propõe, através de métodos e mecanismos adequados.

4 A ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS A escola serve para: Aprender a ler, escrever e contar; Ensinar boas maneiras e como se comportar na sociedade; Adaptar e integrar crianças e adolescentes à sociedade dos adultos; Preparar o aluno para o mercado de trabalho e para a cidadania; Transmitir valores éticos e morais; Desenvolver habilidades e potencialidades pessoais, contribuindo para uma formação social.

5 Diferentes aspectos do desenvolvimento do aluno Escola surge com a necessidade de preservar e reproduzir a cultura e os conhecimentos, crenças, valores e conquistas sociais da humanidade. A escola é um lugar de convivência entre educadores e educandos que visam o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor, social e profissional.

6 Diferentes aspectos do desenvolvimento do aluno Desenvolvimento cognitivo - adquirir novos conhecimentos e rever o que já possui Desenvolvimento afetivo-emocional – conhecimento de si mesmo, expressão de sentimentos e emoções. Desenvolvimento motor – praticar esportes, coordenação motora e etc...

7 Diferentes aspectos do desenvolvimento do aluno Desenvolvimento social – comunicação com os colegas, escola, família e sociedade. Interagindo o indivíduo se socializa e participa ativamente de sua cultura. Desenvolvimento profissional – compreender o papel do trabalho na sociedade e no dia a dia do próprio educando.

8 Sobre a escola: o que os especialistas falam?? GEORGES SNYDERS – escola lugar de divergência entre alunos e professores.Ex: choque de gerações, gostos, opiniões, etc... NEIDSON RODRIGUES – a escola prepara para a cidadania e para a modernidade.A escola é uma instituição social e esta inserida na história.

9 Sobre a escola: o que os especialistas falam?? JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – O processo educativo se desenvolve pela instrução do ensino, assimilação de conhecimentos e experiências acumuladas de geração em geração. O ensino fundamental tem a responsabilidade de colocar o aluno em condições de continuar estudando por toda vida e formar valores éticos e sociais.

10 A escola deve... facilitar o desenvolvimento do aluno,ser interessante, viva,dinâmica e participativa. promover o envolvimento, interesse e motivação pelos estudos e por mais conhecimento. criar um clima de amizade, colaboração, trabalho em equipe, confiança e respeito mútuo.

11 A escola deve... Selecionar conteúdos que tenham a ver com as experiências e vivências dos alunos Abrir espaço para discussões, apresentação de idéias e aplicação dos conteúdos em situações de sua vida. Incentivar a participação do aluno não só na escola, mas na sociedade Criar um sistema de avaliação coerente que informe sobre o aproveitamento não somente do aluno, mas do professor e do curso.

12 Alegria e escola: Alegria da escolha- participação do aluno na escolha das atividades Alegria da abertura para o mundo – os alunos percebem a relação do mundo da escola com o mundo onde vivem Alegria do trabalho em comum – Os alunos fazerem atividades juntos e compartilharem experiências Alegria das novas relações com o professor – o professor não é mais um “todo poderoso” ou “general”, e sim um facilitador que fica no meio dos alunos para vivenciarem juntos a busca e a descoberta “ A vida é a melhor escola e é a escola que nos prepara para a vida “

13 BIBLIOGRAFIA: MASETTO, Marcos – Didática: aula como centro. Ed. FTD. Cap. 1 e 2


Carregar ppt "Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III Prof. Rose Cléa Duarte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google