A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O mundo dividido segundo o critério ideológico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O mundo dividido segundo o critério ideológico"— Transcrição da apresentação:

1 O mundo dividido segundo o critério ideológico

2 Capitalismo e Socialismo
Após a segunda guerra mundial o mundo ficou dividido entre capitalismo e socialismo.

3

4 Capitalismo e Socialismo
Capitalismo ou economia de mercado é um sistema político e econômico onde as regras econômicas são determinadas por empresas privadas rígidas pelas leis da oferta e da procura, livre concorrência, lucros abusivos, sociedade dividida em classes, onde a burguesia(elite) possui os meios de produção.

5 Capitalismo e Socialismo
O sistema socialista ou economia planificada é um sistema político e econômico onde as regras econômicas são determinadas por empresas estatais, propondo uma sociedade igualitária controlada por um estado centralizador, muitas vezes em forma de ditadura. A China e a Coreia do Norte são exemplos de socialismo. No capitalismo as empresas são concorrentes formadas por conglomerados e marcadas pelo neoliberalismo.

6 Origem do sistema Capitalista
Com a queda do império romano surgiram feudos (espaços autossuficientes de faixas de terra onde existia uma relação de produção e subserviência entre o senhor feudal e os servos). Com o aumento da população dos feudos na Europa, os alimentos ficaram mais escassos. Assim, muitos servos se deslocaram para as vilas fora dos feudos e se tornaram artesãos e comerciantes. Nesses novos espaços passaram a ser realizadas atividades como o comércio, feiras etc.

7 Capitalismo Comercial
A classe comercial que surgia, também chamada de burguesia, crescia e desenvolvia espaços para aumentar sua produção e negociação de mercadorias. Os governos passaram a cobrar pesados impostos na tentativa de controlar essa nova classe que surgia, a burguesia. Com o decorrer do tempo, houve uma grande concorrência entre os burgueses, fato que desembocou novas técnicas de produção e diminuição dos preços das mercadorias.

8 Essa concorrência fez os comerciantes buscarem matérias-primas e mão de obra mais baratas.
Assim, foram criadas rotas marítimas que configuraram as grandes navegações para a África, Ásia e América. Essa fase da expansão comercial ficou conhecida como colonialismo. Essa fase foi marcada por mão de obra escrava, pacto colonial e economia agropecuária e extrativista na colônia. Essa divisão de funções entre os países colonizadores (metrópoles) e os países colonizados ficou conhecida como pacto colonial ou divisão internacional do trabalho.

9 O CAPITALISMO INDUSTRIAL IMPERIALISTA
A concentração de capital pelas metrópoles durante o colonialismo, proporcionou o desenvolvimento dos países ricos. Esses passaram a desenvolver técnicas mais sofisticadas de produção de mercadorias, utilizando máquinas. Esse período ficou conhecido como Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII e início do século XIX na Inglaterra com o desenvolvimento das indústrias têxtil, siderúrgico, naval etc).

10 Na primeira revolução industrial também houve um avanço no desenvolvimento dos transportes como locomotivas e navios a vapor. As pessoas começaram a sair do campo e passaram a morar em grandes cidades. Houve também a popularização da medicina e saneamento básico. Com o crescimento populacional e um maior número de pessoas morando e trabalhando em cidades, houve uma maior necessidade de consumo de produtos. Esse fato, fez haver uma nova e maior busca de matérias-primas e mercados consumidores caracterizando uma nova fase do capitalismo, conhecida como imperialismo ou neocolonialismo.

11 CAPITALISMO FINANCEIRO
Essa nova fase do capitalismo caracterizou-se por um grande acúmulo de capital depositados em bancos. Houve também empréstimos de dinheiro a juros para indústrias (isso tornava o banco sócio da indústria) e para pessoas. Foi marcado também pela abertura de empresas e indústrias em várias partes do globo (multinacionais). Essa associação de empresas, ou seja, as multinacionais, proporcionaram o surgimento de trustes, cartéis e monopólios.

12 Trustes: associação de inúmeras empresas do mesmo ramo ou de ramos diferentes.
Cartéis: é quando várias empresas formam um acordo para manter o mesmo preço ou preços parecidos de produtos para evitar concorrência. Monopólios: é quando uma empresa compra outra ou quando existem junções na tentativa de evitar a concorrência de produtos. Hoje existem leis que proíbem a prática de monopólios, cartéis e trustes, porém o poder das multinacionais é muito grande.

13 A ECONOMIA E AS GUERRAS MUNDIAIS
A Conferência de Berlim em 1884 na Alemanha, foi um encontro onde países europeus dividiram o continente africano para explorar seus recursos. Essa divisão do continente africano gerou insatisfação na Alemanha. Disputou com a frança a região da Aláscia-Lorena, região rica em carvão mineral e minério de ferro.

14 Com a conquista desse território a Alemanha aliou-se aos Império Austro-Húngaro e Turco-Otomano formando a Tríplice Aliança. Na tentativa de evitar o avanço do império alemão, inclusive para o oriente médio, Inglaterra, França e Rússia formaram a Tríplice Entente. Nesse contexto eclodiu a Primeira Guerra Mundial ( ) onde a Alemanha foi perdedora. Os países vencedores se reuniram no Tratado de Versalhes impondo uma série de restrições e multas para a Alemanha.

15 Revoltados os alemães culpavam outros países europeus pelos seus problemas socioeconômicos.
Em 1930, o líder do partido nacional socialista dos trabalhadores, conhecido por partido nazista, Adolf Hitler organizou o povo alemão para se vingar dos países europeus. Baseado em diversas ideologias, inclusive a de uma “raça pura” ou arianismo, ele desembocou e protagonizou a Segunda Guerra Mundial ( ).

16 O final da segunda guerra mundial foi marcado pelo lançamento das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Após esse episódio da segunda guerra, URSS (União soviética) e EUA iniciaram um conflito ideológico chamado Guerra Fria que estudaremos em seguida. Os EUA ameaçados pelo avanço do socialismo soviético passaram a investir capital por meio de empréstimos para os países subdesenvolvidos, criando assim zonas de influência do capitalismo. O banco responsável por esses empréstimos foi o FMI (Fundo Monetário Internacional).

17 SISTEMA SOCIALISTA – DA FASE UTÓPICA À EXPERIÊNCIA RUSSA
Saint-Simon: propôs reformas políticas devido aos abusos cometidos por capitalistas europeus. Robert Owen: também contrário ao capitalismo, reduziu a carga horária de trabalho em suas fábricas criando pequenas cooperativas que não tiveram êxito. O socialismo foi implantado na Rússia em 1917 diante de uma situação exploração da monarquia absolutista Romanov e de fome, miséria, desemprego etc, devido a crise instaurada pela primeira guerra mundial.

18 KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS
A estatização da economia que baseia as ideias socialistas, foram criadas por esses dois pensadores. Essas ideias incentivaram Lênin a pôr um fim na propriedade privada na Rússia, organizando uma Revolução Socialista em 1917 juntamente com camponeses e operários, criando uma nova constituição e a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

19 Esse novo governo na Rússia priorizou a indústria de base como siderúrgicas equipamentos industriais, máquinas agrícolas, meios de transporte etc. Mesmo com esses investimentos o setor agrário ficou muito carente e isso gerou sérios problemas alimentares. Aliados com os EUA, a URSS consegue ajudar na derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, podendo exercer influência política e econômica sobre alguns territórios.

20 APÓS A SEGUNDA GUERRA, BIPOLARIDADE E GUERRA FRIA
Com o término da Segunda Guerra Mundial, o mundo passa a ser BIPOLAR em seu aspecto político e econômico. Um bloco socialista liderado pela URSS criando zonas de influência. E outro bloco liderado pelos EUA criando zonas de influência capitalista. Esses dois países protagonizaram a guerra fria.

21 Plano Marshall: projeto criado por países capitalistas para recuperar a economia da Europa após a Segunda Guerra Mundial. OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte): aliança militar das zonas de influência capitalista como Europa Ocidental, EUA e Canadá. Comecon (conselho de ajuda econômica mútua): aliança econômica entre os países socialistas. Pacto de Varsóvia: aliança militar das nações do leste europeu.

22 A guerra fria além de ser uma disputa por zonas de influência do capitalismo e socialismo, era também uma disputa armamentista e aeroespacial e uma provável guerra nuclear. Divisão entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental etc. EUA e URSS incentivaram a independência de alguns países e de algumas regiões. Na América Latina, Cuba foi o único país socialista, pois passou por uma revolução em 1959 liderada por Fidel Castro.

23 No capitalismo ocorre um grande avanço tecnológico devido as disputas comerciais entre as empresas que desenvolviam produtos cada vez mais modernos. No socialismo não houve esse avanço tecnológico, pois tudo era estatizado, ou seja, controlado pelo estado, as empresas não investiam em tecnologia. A indústria soviética era eficiente somente nos setores bélico, siderúrgico e aeroespacial. A economia russa entrou em colapso por não conseguir acompanhar o desenvolvimento do capitalismo.

24 A CRISE E O FIM DO MODELO SOCIALISTA SOVIÉTICO
A URSS e o leste europeu não conseguiram manter a satisfação popular. O então presidente Mikhail Gorbachev “eleito” em 1985, iniciou mudanças na política e na economia russa.

25 Glasnost: significa “transparência” e promoveu mudanças políticas, permitia maiores liberdades democráticas. Perestroika: significa “reestruturação” e representou mudanças econômicas ma tentativa de modernizar a economia através das multinacionais.

26 CONSEQUÊNCIAS DO FIM DA GUERRA FRIA
A queda do muro de Berlim no final de 1989. Esfacelamento da URSS, em 15 novas repúblicas, formação da CEI (Comunidade dos Estados Independentes). Privatizações de vários setores e empréstimos de dinheiro a juros pelo FMI. A política neoliberal globalizada aumentou a miséria, desemprego, criminalidade, fome, mortalidade infantil etc.

27 Polônia, Hungria, República Tcheca e Eslovênia fizeram uma transição econômica mais tranquila
Esfacelamento da Iugoslávia originou: a Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Sérvia, Macedônia e Croácia. A política neoliberal implantada pelo capitalismo após a segunda guerra mundial, o mundo passou a ser multipolar.


Carregar ppt "O mundo dividido segundo o critério ideológico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google