A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Etapa de Conceituação Projeto Arquitetônico IV

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Etapa de Conceituação Projeto Arquitetônico IV"— Transcrição da apresentação:

1 Etapa de Conceituação Projeto Arquitetônico IV
Professores: José Ripper Kós, Themis da Cruz Fagundes Grupo: Kassiara K. Freitas, Maitê Rodrigues, Paula L. Soldi

2 Flexibilidade “Aptidão do espírito para se aplicar a diversas ocupações.” “Docilidade para ceder à vontade alheia.”

3 Como promover a interação entre os moradores? E deles com o bairro?
Como despertar o interesse da população local? Estudo da característica dos moradores locais, costumes, cultura. Como promover a interação entre os moradores? E deles com o bairro? Atividades informais que atraem pessoas de diferentes origens sócio - econômicas: São as que mais conseguem aglutinar a comunidade. Entre as atividades e os eventos estão os Jardins Comunitários, as Feiras Comunitárias de Alimentos, os Festivais Gastronômicos comunitários, as Feiras dos Pequenos Fazendeiros, as apresentações musicais, além de esportes, dança e recreação infantil.

4 Criando o conceito Surgiu a partir do estudo da Counter Entropy, já que nela existe flexibilidade com o layout e também com a privacidade dos jardins. Os blocos funcionais na casa foram transformados em módulos adaptáveis de acordo com o programa de necessidades. Diferentes maneiras de construir certos lugares acabam por proporcionar um uso diferente. Foi pensando nisso que optamos construir terraços jardins, quadras abertas e janelas que emolduram a paisagem. Além da flexibilidade das rendas, que se beneficiam entre si.

5 Casa Alemã Counter Entropy
Solar Decatlhon- flexibilidade da planta

6 Desenvolvimento do conceito
- Um lugar flexível é um local que não impõe necessariamente condições de usos. - Ambientes que possam se moldar e adaptar para o melhor uso dos habitantes. - Agradar diferentes públicos de diferentes maneiras. - Flexibilidade em lidar com o público e o privado. FLEXIBILIDADE MÓDULOS BLOCOS FUNCIONAIS

7

8

9 Renda Mista Regent Park
Espécie de parque temático da cidadania universal. Uma habitação social da companhia pública Toronto Community Housing. Link: REFERENCIA

10 Renda Mista imobiliário. Provendo assim, moradia para um total de
O Regent Park era uma comunidade de baixa-renda composta inteiramente de habitação social, com acesso à boa educação e à muitos locais de emprego. Com a reconstrução das unidades de aluguel social, foram introduzidas mais unidades do mercado imobiliário. Provendo assim, moradia para um total de pessoas numa comunidade de renda mista de mais de 5.100 unidades novas. Terraços jardins, um parque aquático e um centro comunitário de arte e cultura congregarão novos e antigos moradores e também vizinhos dos bairros próximos.

11 Renda Mista FUNCIONAMENTO
A proposta é um contrato de aluguel social, onde o morador contribui com 30% da sua renda bruta e usufruem de seus direitos de modo igual aos proprietários, votando sobre como dispor de 30% do orçamento para a manutenção do parque residencial bem como para os investimentos do Plano de Desenvolvimento Social. As pesquisas demonstraram que Comunidades de renda-mista podem ter um impacto positivo para residentes de todas as origens sociais. Mas intervenções são necessárias pra não ocorrer divisões entre os grupos, baseadas em renda, etnia, idade, capacidade e duração de permanência na comunidade. É necessário ter um “Plano de Desenvolvimento Social” para promover a inclusão social, para que não se torne uma comunidade auto-sabotadora.

12 Renda Mista ASPECTOS POSITIVOS DA RENDA-MISTA NESSE CONJUNTO?
O Brasil é um dos países com a pior distribuição de renda do mundo. Isso originou bairros de grande desigualdade social, acumulando em poucos deles quase todo o investimento público. Quando misturamos em um local mais de um tipo de renda, como em uma habitação de renda mista, a classe mais alta pressiona o Estado a melhorar a infra-estrutura do bairro. Consequentemente trazendo oportunidade às classes mais baixas. Pesquisas comprovaram que as atividades informais que atraem pessoas de diferentes origens sócio-econômicas são as que mais conseguem aglutinar a comunidade de inquilinos e proprietários e construir pontes com os bairros vizinhos. Entre as atividades e os eventos com esta finalidade que mais de destacam na cidade toda de Toronto estão os Jardins Comunitários, as Feiras Comunitárias de Alimentos, os Festivais Gastronômicos comunitários, as Feiras dos Pequenos Fazendeiros, as apresentações musicais, além de esportes, dança e recreação infantil.

13 Renda Mista “Quando criamos bairros que têm inquilinos de classe média, as instituições públicas, as escolas e os serviços tendem a melhorar. A cidade presta atenção por causa do impacto político. Pessoas pobres que vivem em bairros ricos vivem melhor.” Derek Ballantyne, gerente do Regent Park.

14 Referências Quadra Aberta - São Paulo
Link: Quadra Aberta - São Paulo

15 Edifício 360 - São Paulo Varandas dentro e fora dos apartamentos
Link:

16 Terraço Jardim - Palácio do Itamaraty Burle Marx
Terraço jardim- Villa Savoye Le Corbusier

17 Habitação de interesse social sustentável-
São Paulo

18 EFEITO EMOLDURAMENTO - Kevin Lynch
Como já foi comentado, uma das principais qualidades do local é seu entorno ambiental e sua vista pros morros do Sul da Ilha. Sendo assim partindo de um dos conceitos de Kevin Lynch, o efeito de Emolduramento, pretendemos usar elementos construtivos para destacar a paisagem.

19


Carregar ppt "Etapa de Conceituação Projeto Arquitetônico IV"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google