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Distribuição Física - Expedição

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Apresentação em tema: "Distribuição Física - Expedição"— Transcrição da apresentação:

1 Distribuição Física - Expedição

2 Modalidades de Entrega
Descentralizada Centralizada com estoques no centro de distribuição Centralizada com cross docking simples no centro de distribuição Centralizada com cross docking avançado

3 Modalidades de Entrega
Descentralizada O material é separado na fábrica no mix e em quantidades pedidas pelo cliente, é retirado pelo veículo escolhido e enviado diretamente ao cliente, não passando por operações intermediárias de armazenagem. Centralizada com estoque no centro de distribuição O material é separado na fábrica no mix e em quantidades necessárias e enviado ao centro de distribuição no qual é estocado até a liberação dos pedidos dos clientes regionais, o material é separado, consolidado por cliente e enviado.

4 Modalidades de Entrega
Centralizada com cross docking simples no centro de distribuição O material chega ao centro de distribuição é imediatamente separado e consolidado por cliente sem passar pelo estoque do centro de distribuição. Centralizada com cross docking avançado O material já é separado e consolidado por cliente na fábrica e no centro de distribuição, a carga é apenas redistribuída por veículo e roteiro regional.

5 Expedição Corresponde ao processo de separar os itens armazenados em um determinado local, movimentando-os para um outro lugar, o cliente. Atividades como carregar e pesar veículo, emitir documentação e liberar veículos são atividades de expedição.

6 Processo de Expedição Receber pedido: Consiste na passagem dos pedidos da área de vendas para a distribuição. Identificar o pedido liberado para atendimento, ou seja, validados pela análise de crédito e priorização de cliente. Consolidar pedidos: Análise e agrupamento de pedidos com base nas características dos produtos, rotas de entrega, datas requeridas e localização dos clientes visando o menor custo de transporte, armazenagem e o melhor serviço ao cliente.

7 Processo de Expedição Planejamento e programação do transporte: Selecionar o melhor modo de transporte: caminhão, navio, trem, etc, avaliando capacidade, custo, segurança. Rotas de transporte: Consiste em formar as cargas com base na localização física do cliente, modo de transporte a ser usado e capacidade do veículo. Seleção da empresa de transporte: Escolha do transportador com base na qualidade, negociação de fretes (preço, prazo) e disponibilidade de veículos.

8 Processo de Expedição Separação de produto: Consiste nas atividades que vão desde a retirada do produto em estoque até sua colocação em determinado local para o carregamento do veículo. Carregamento do veículo: Colocar o produto no veículo conforme ordens de carga previamente geradas, levando em consideração fatores como: tipo e característica do material a carregar que influencia no tipo de transporte e na forma de carregamento; infra-estrutura para carregamento que são representadas por equipamentos (empilhadeiras, plataformas, silos) e qualificação da mão-de-obra. Geração de documentação de transporte: Emissão de documentos de transporte de acordo com as normas legais. Transporte: Movimentação física, que pode se dar em várias circunstâncias considerando destino com movimentação direta ao cliente, para o centro de distribuição próprio, para um centro de apoio e movimentação a terceiros para retrabalho.

9 Processo de Expedição Entrega do produto ao cliente: A entregado do produto segue parâmetros como: restrições físicas do local de entrega em termos de capacidade e infra-estrutura, dia e horário de recebimento, influenciando o modo de transporte e tamanho do veículo. Instalação do produto: Alguns produtos devem ser instalados pelo fornecedor, como o abastecimento de gôndolas, conservadores, e outros devem exigem pessoal técnico para instalação como equipamentos (maquinários). Fatura e recebimento de pagamento: Após a entrega e instalação (se necessária) o departamento de consta a receber é acionado e inicia o processo de cobrança com a emissão da fatura.

10 PHILIP MORRIS DO BRASIL
Atividade de Acompanhamento Estudo de Caso PHILIP MORRIS DO BRASIL A Philip Morris do Brasil foi uma das ganhadoras do IV Prêmio ABML de Logística na categoria sistemas de embalagem e unitização de cargas. A solução da empresa fabricante de cigarros compreendeu suas providencias de reunitização de embalagens. A distribuição física de cigarros, muito pulverizada, reúne elevado número de entregas por veículo. A empresa prepara 3 mil pedidos por dia só na capital paulista. Isto gera uma compra e consumo elevado de caixas de papelão ondulado para a consolidação dos pedidos (para 10 pacotes e 25 pacotes).

11 Após vários estudos, desenvolveu-se um sistema para reutilização das próprias caixas de papelão ondulado provenientes da fábrica, que comportavam 50 pacotes de um mesmo produto e que eram descartadas no centro de distribuição. O reaproveitamento foi feito a partir de uma máquina de corte, que transforma caixas originárias da fábrica em caixas menores, adequadas a embalagem de pedidos com 10 e 25 pacotes. A empresa adotou também programa para estimular a devolução de caixas utilizadas pelo varejo. Destacam-se entre os resultados “pay-back” de 4 meses, redução anual de despesas na ordem de 150mil e redução de descarte de papelão ondulado.

12 Atividade de Acompanhamento 6
Com base na teoria como deve ser o sistema de expedição no centro de distribuição da empresa. Como a empresa pode aumentar a devolução das caixas pelos varejistas? Como o enfoque ambiental (logística reversa) e de responsabilidade social poderiam ajudar a convencer os varejistas?


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