A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maratona, Triatlo: - fascite plantar. - fraturas por estresse (mais comum no pé). - entorse de tornozelo. - tendinite de Aquiles. - síndr. de esforço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maratona, Triatlo: - fascite plantar. - fraturas por estresse (mais comum no pé). - entorse de tornozelo. - tendinite de Aquiles. - síndr. de esforço."— Transcrição da apresentação:

1

2 Maratona, Triatlo:

3 - fascite plantar. - fraturas por estresse (mais comum no pé). - entorse de tornozelo. - tendinite de Aquiles. - síndr. de esforço do compartimento da perna. - síndr. patelo-femoral. - síndr. da faixa iliotibial. - bursite da pata de ganso. - contraturas severas do reto femoral, semimembranoso e semitendinoso. - distensões: panturrilhas, isquiotibiais, quadríceps. - osteíte pubiana. - discopatia degenerativa da coluna lombar. - tendinite do supraespinhoso e do bíceps (natação). - síndr. do carpo.

4 Esgrima:

5 - distensões. - entorse de tornozelo. - contusões no calcanhar. - tendinite do punho. - distensões lombo-sacras. OBS: a postura da perna do esgrimista projetada para trás é uma projeção: plantada, flexionada e em rotação externa com estresse em valgo _ portanto pode causar entorses do LLM e Mi, distensão na virilha, ruptura do tendão de Aquiles, e entorse por eversão do tornozelo. na perna que avança, pode ocasionar distensão do quadríceps.

6 Ginastas - lesões: - punho (devido a exercícios envolvendo sustentação do peso nas extremidades superiores).

7 - cotovelo: - luxação devido às barras assimétricas. - epicondilite medial devido tb. às sustentações do peso. - ombro: tendinite do supraespinhoso e do bíceps. - tornozelo: entorse (ocorrente quando o ginasta aterrissa com o pé não plantado, submetendo o joelho e tornozelo a cargas tensionais). - coluna: espondilólise, espondilolistese, problemas discais.

8 Futebol de campo: a extremidade inferior representa % de todas as lesões:

9 - distensão (isquiotibial, adutores, quadríceps). - contusão (coxa, panturrilha e cabeça). - joelho: - ligamentos colaterais LCA. - síndr. da faixa iliotibial. - tendinite patelar. - bursite da pata de ganso. - pubalgia. - disfç. lombar. - lesão cervical (pelo uso da cabeça na impulsão da bola).

10 Surfe - Lesões: - entorses e distensões músculo-ligamentares, principalmente nas colunas cervical e lombar (responsáveis por 35% das lesões).

11 -espondilolistese. -síndr. do impacto, devido o ato da remagem com o surfista de bruços sobre a prancha (hiperextensão e rotação interna excessivas). - fraturas do punho e úmero.

12 Natação – 4 estilos básicos na natação competitiva: livre, borboleta, de costas e de peito – a combinação dos 4 estilos chama-se: Medley individual.

13 O êxito na natação competitiva favorece atletas com força e flexibilidade nas extremidades superiores. - Quase todos os problemas de natureza ortopédica se enquadram na categoria da síndr. por uso excessivo. Lesões: - ombro de nadador: afeta cerca de 60% dos atletas, depois de 6 – 8 anos de participação no esporte. - dor lombar: espondilolistese. - dor no joelho: condromalácia, observada em cerca de 25% dos nadadores.

14 Tênis e Esporte de Raquete

15 - Extremidade inferior e coluna vertebral (hiperlordose observada nos jogadores), representam 50 – 75% de todas as lesões do tênis_ a lesão da articulação dorsolombar pelo movimento de torção do tronco, determina dores projetadas na região sacroilíaca e na virilha, pelos ramos cutâneos. - Grande solicitação do ombro se traduz por uma inflamação tendínea, em particular na corredeira biciptal.

16 Voleibol

17 Lesões Entorse de tornozelo Tendinopatia patelar/condromalácia patelar Lombalgia Entorse de joelho Entorse / luxação de falanges Tendinite aquiliana Fascite plantar Hérnia / protusão discal lombar Rotura meniscal

18 Handebol

19 O ombro, o joelho, o tornozelo são os principais locais lesionados dos praticantes desse esporte. As mãos e os dedos também são bastante afetados visto que o handebol, assim como o basquete, é um esporte de altíssimo contato físico. Atletas dessa modalidade realizam cerca de arremessos por temporada, com velocidade média de 130km/h. A energia envolvida nesse fundamento básico do esporte é elevada, afetando e ultrapassando o limite fisiológico dos ombros. Os mecanismos de lesões no ombro do atleta ocorrem por meio atraumático e/ou traumático. Os movimentos repetitivos, principalmente dos atletas arremessadores, são responsáveis por grande número de lesões atraumáticas. Os atletas, muitas vezes, apresentam clínica de dor ântero- lateral sugestiva de síndrome do impacto.

20 Estudos junto aos atletas de handebol afirmam que as lesões nos ombros são as mais graves e persistentes, mas que lesões nos joelhos, nos tornozelos e nas mãos são as mais freqüentes. Localização das Lesões (% de lesões): Joelho - 18,9%; Tornozelo - 17,9%; Mão - 17,4 %; Ombro - 8,1%; Coluna - 7%. Em relação aos tipos de lesão: Entorse - 35,3%; Contusão: 12.5%; Rótula Muscular - 11%.

21 Atletismo

22 As lesões no Atletismo apresentam sua frequência em função do Tipo de Prova: Saltadores, Corredores, Arremessadores e Lançadores, apresentam lesões particulares em função da essência da Prova.

23 Pela lógica do ato motor da atividade, as contusões ocorrem nas estruturas mais exigidas tais como os membros inferiores e principalmente no membro superior de ação. Sendo modalidades unilaterais é de se esperar que tendinites, distensões, contraturas entre outras possam ocorrer nas estruturas ligamentares e ou musculares. As articulações dos joelhos, a coxofemural, o ombro, a cintura escapular e o cotovelo, geralmente são as com maior probabilidade de vir a ter problemas nos lançamentos bruscos. O modo de se evitar isso é a preparação física extra

24 Lesão nos Atletas de Final de Semana

25 Luxação Tendinites Contusões Entorses Lesões Musculares (Contraturas, Estiramentos, Distensão e Rupturas) Fraturas


Carregar ppt "Maratona, Triatlo: - fascite plantar. - fraturas por estresse (mais comum no pé). - entorse de tornozelo. - tendinite de Aquiles. - síndr. de esforço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google