A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren Elen Gomes 2009

2 JUSTIFICATIVA Escassez de pesquisas nacionais sobre a institucionalização de idosos. crescente demanda por serviços em instituições de longa permanência para idosos, com surgimento de um novo mercado de prestação de serviços com forte demanda, dado o envelhecimento crescente da população.

3 JUSTIFICATIVA Demonstrar a experiência financeira da instituição pesquisada, como parâmetro na busca por soluções na estruturação de novos negócios no ABC com a participação dos setores público; Buscar um perfil socioeconômico da família e do abrigado na instituição, e correlacionar os dados obtidos.

4 OBJETIVO GERAL Caracterizar o perfil socioeconômico e financeiro dos abrigados da instituição pesquisada.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar os fatores sociais, econômicos e institucionais que caracterizam o perfil das pessoas abrigadas nessa instituição. 2 Identificar o perfil de demanda e morbidade dessa população; Caracterizar as mudanças introduzidas pelo aumento da longevidade na realidade da instituição pesquisada em termos de receita, fluxo de pacientes e situação no mercado.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar o papel da família dos idosos abrigados no sentido do suporte financeiro, psicológico e social Elaborar recomendações, com base nos resultados obtidos, colaborando para a estruturação de novas instituições de longa permanência para idosos, embasados na experiência financeira da instituição pesquisada.

7 METODOLOGIA A pesquisa está estruturada em três módulos:
1) Coleta e análise de dados secundários 2) Estudo de Caso. 3) Revisão da literatura

8 ESTUDO DE CASO De natureza qualitativa e quantitativa envolvendo 30 entrevistas com residentes e ou familiares. Questionário semi-estruturado com três partes: 1) identificação da instituição, 2) perfil social do abrigado, e 3) perfil econômico dos residentes.

9 CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA
Contribuição da pesquisa para a integração do ensino, pesquisa e extensão: 1) Permitir conhecer o perfil socioeconômico e financeiro de parte de uma população abrigada em Santo André; 2) Propor ações voltadas para melhorar ou fortalecer a prestação de serviços nas ILPIs no Grande ABC;

10 CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA
3) Favorecer o conhecimento do perfil de demanda e morbidade da população asilada na instituição; 4) Elaborar recomendações para colaborar com as políticas públicas de acordo com as demandas encontradas.; 5) Estimular trabalhos que focalizem essa problemática nos municípios da região do Grande ABC.

11 DURAÇÃO DA PESQUISA Início: Fevereiro de 2009
Estágio atual: estruturação dos resultados obtidos na pesquisa.; Etapas a serem cumpridas: 1)Análise dos dados obtidos (Out. de 2009); 2) estruturação das conclusões (Nov. 2009); 3) Relatório Final (Janeiro de 2010).

12 DADOS ENCONTRADOS Questionário Perfil Do Abrigado

13 Estado civil dos abrigados

14 Relações Familiares e Sociais

15 Faixa Etária dos Filhos

16 Relações Familiares Como voce classifica sua relação com a famillia

17 Contato


Carregar ppt "Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google