A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALIMENTOS ORGÂNICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALIMENTOS ORGÂNICOS."— Transcrição da apresentação:

1 ALIMENTOS ORGÂNICOS

2 O princípio da produção orgânica é o estabelecimento do equilíbrio da natureza utilizando métodos naturais de adubação e de controle de pragas.

3 O conceito de alimentos orgânicos não se limita à produção agrícola, estendendo-se também à pecuária (em que o gado deve ser criado sem remédios ou hormônios), bem como ao processamento de todos os seus produtos: alimentos orgânicos industrializados também devem ser produzidos sem produtos químicos artificiais, como os corantes e aromatizantes artificiais. Pode-se resumir a sua essência filosófica em desprezo absoluto por tudo que tenha origem na indústria química.

4 ALIMENTOS ORGÂNICOS Termo frequentemente usado para a produção de alimentos e produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável. A sua base é holística e põe ênfase no solo. Os seus proponentes acreditam que num solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidade superior a de alimentos convencionais.

5 Sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças.

6 PRINCÍPIOS O solo é considerado um organismo vivo e deve ser revolvido o mínimo possível; Uso de adubos orgânicos de baixa solubilidade; Controle com medidas preventivas e produtos naturais; O mato (ervas daninhas) faz parte do sistema. Pode ser usado como cobertura de solo e abrigo de insetos; O controle de ervas daninhas é preventivo: manual e mecânico (roçadas); Teor de nitrato na planta é baixo; Os efeitos no meio ambientes são positivos: preservação do solo e das fontes de água.

7 VANTAGENS Proteger as futuras gerações; Prevenir a erosão do solo;
Proteger a qualidade da água; Rejeitar alimentos com agrotóxicos; Melhorar a saúde dos agricultores;

8 VANTAGENS Aumentar a renda dos agricultores;
Apoiar os pequenos agricultores; Prevenir gastos futuros; Promover a biodiversidade; Descobrir sabores naturais.

9 VANTAGENS PARA SAÚDE A maioria dos estudos sobre a qualidade nutricional de alimentos orgânicos e convencionais faz comparativos de teores de nutrientes e outros elementos entre os dois sistemas, entretanto são praticamente inexistentes os estudos de cunho epidemiológico que fazem uma associação com a saúde humana.

10 VANTAGENS PARA A SAÚDE Consumidores que compram produtos orgânicos prezam por uma alimentação saudável, natural e equilibrada. Por isso pagam a mais para ingerir um alimento sem produtos químicos. Alguns estudos apontam que os alimentos orgânicos, especialmente legumes e folhosas, possuem um menor teor de nitratos, mais matéria seca e vitaminas. Por serem isentos de radiações ionizantes (utilizadas para esterilizar, pasteurizar, desinfetar e inibir a germinação dos alimentos), os produtos mantêm sua integridade vital e nutricional natural.

11 VANTAGES PARA A SAÚDE VEGETAIS:
mais ricos em antioxidantes e fitoquímicos Menor taxa de nitratos-cancerígeno. ANIMAIS: menor teor de gorduras-porque eles andam mais e se exercitam. Sem antibióticos e hormônios na carne.

12 A comparação é difícil de ser realizada quando pensamos no ser humano, pois os hábitos de consumo e estilos de vida de consumidores orgânicos e convencionais também são diferenciados. Provavelmente, consumidores orgânicos que apresentam hábitos de vida mais saudáveis (DAROLT, 2002; CERVEIRA & CASTRO, 1999) – de forma geral – teriam uma saúde mais equilibrada.

13 Numa visão sistêmica ou mais ampliada desta questão, poderíamos dizer que os benefícios dos alimentos orgânicos podem não estar diretamente associados à questão nutricional em si, mas a mudança de hábitos alimentares e estilo de vida desse tipo de consumidor, que é sabidamente mais informado.

14 Em verdade, os parâmetros para determinação da qualidade nutricional são multifatoriais, por isso condições de solo, clima, variabilidade genética mesmo dentro de uma mesma variedade, poderiam mostrar diferenças significativas entre o modo de produção convencional e o orgânico.

15 Percebe-se que os estudos concernentes aos teores de elementos nutritivos (vitaminas, minerais, etc.) ainda são pouco conclusivos. Enquanto alguns mostram superioridade dos orgânicos, outros mostram que não existe diferença. Por outro lado, temos que destacar que, praticamente, não foram encontrados estudos que mostram que o alimento convencional é superior ao orgânico.

16 CUIDADOS Certificação Valor de mercado Local onde são cultivados
Teor de adubos químicos Contaminação


Carregar ppt "ALIMENTOS ORGÂNICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google