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Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.

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1 Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar

2 Net Aula Unicanto Tecle Enter para continuar Caro aluno, O objetivo da Net Aula Unicanto é reforçar os conteúdos das disciplinas estudadas por você. Ao abrir o botão da disciplina você encontrará resumos de conteúdos, webaulas, exercícios resolvidos e gabaritados para ajudar a fixar o conteúdo. Com isso, pretendemos auxiliar principalmente os alunos que têm dificuldades em encontrar tempo para estudar e concluir os estudos. Esperamos que a Net Aula Unicanto o auxilie como mais um instrumento de aprendizagem e que sirva de estímulo para que você continue estudando não só para conclusão do Ensino Fundamental e Médio como também para formação profissional e acadêmica. Atenciosamente, Coordenação de Educação a Distância do Unicanto Supletivo

3 Net Aula Unicanto Disciplina: Física Partindo do pressuposto de que o conhecimento é o resultado da interação do homem com seu meio, o estudo da Física deve proporcionar ao aluno condições e atividades que lhe permitam realizar as ações descritas a seguir:. Identificar relações entre conhecimento cientifico, produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje e sua evolução histórica, relacionado-a com a história do pensamento do homem; · Formular questões a partir de elementos da Física, identificando seus conceitos no cotidiano; · Dar ênfase às leis gerais, reduzindo substancialmente as informações de caráter específico, utilizando uma linguagem simples, de maneira a torná-la acessível; · Saber relacionar os conceitos físicos associados à concepção de energia, espaço e tempo; · Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades básicas do ser humano, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da Natureza e do homem. Tecle Enter para continuar

4 Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. Tecle Enter para continuar

5 Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho. Tecle Enter para continuar

6 Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho. 2º - Retire todos os dados do exercício, inclusive aquele que o problema quer que você encontre, exemplo: vo = 20m/s (velocidade inicial), v=60m/s (velocidade final), t=8s (tempo), m=5kg (massa), a=? (aceleração) Tecle Enter para continuar

7 Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho. 2º - Retire todos os dados do exercício, inclusive aquele que o problema quer que você encontre, exemplo: vo = 20m/s (velocidade inicial), v=60m/s (velocidade final), t=8s (tempo), m=5kg (massa), a=? (aceleração) 3º - Encontre uma fórmula onde você possa encaixar todos os dados que você tem e mais o dado que você quer descobrir. Tecle Enter para continuar

8 Net Aula Unicanto Leis de Newton

9 Net Aula Unicanto Leis de Newton Até agora, nós estudamos movimentos com velocidade e/ou aceleração, sem levar em consideração o motivo, ou a causa que gerou este movimento. Para este tipo de movimento, demos o nome de Cinemática

10 Net Aula Unicanto Leis de Newton Até agora, nós estudamos movimentos com velocidade e/ou aceleração, sem levar em consideração o motivo, ou a causa que gerou este movimento. Para este tipo de movimento, demos o nome de Cinemática A partir de agora iremos levar em conta a causa do movimento, ou seja, vamos desvendar o motivo pelo qual um carro, uma bola de boliche, uma pessoa, ou qualquer outro objeto entra em movimento.

11 Net Aula Unicanto Leis de Newton Até agora, nós estudamos movimentos com velocidade e/ou aceleração, sem levar em consideração o motivo, ou a causa que gerou este movimento. Para este tipo de movimento, demos o nome de Cinemática A partir de agora iremos levar em conta a causa do movimento, ou seja, vamos desvendar o motivo pelo qual um carro, uma bola de boliche, uma pessoa, ou qualquer outro objeto entra em movimento. Para todas essas situações em que nós sabemos a origem do movimento, vamos chama-la de Dinâmica. A Dinâmica é tem seu início nas famosas Leis de Newton!

12 Net Aula Unicanto Leis de Newton Você já passou por algumas dessas situações?

13 Net Aula Unicanto Leis de Newton Você já passou por algumas dessas situações?

14 Net Aula Unicanto Leis de Newton Você já passou por algumas dessas situações?

15 Net Aula Unicanto Leis de Newton Você já passou por algumas dessas situações?

16 Net Aula Unicanto Leis de Newton Você já passou por algumas dessas situações?

17 Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia!

18 Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia! Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!”

19 Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia! Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!” Entendeu?

20 Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia! Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!” Entendeu? Não!

21 Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia! Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!” Calma que eu explico! Entendeu? Não!

22 Net Aula Unicanto Leis de Newton Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!” Quando uma pessoa está correndo sobre o cavalo, tanto o cavalo como o jóquei, estão a mesma velocidade! Quando o cavalo para bruscamente, o jóquei mantêm a mesma velocidade(resultante das forças é nula) e é arremessado para frente(movimento retilíneo e uniforme)!

23 Net Aula Unicanto Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos

24 Net Aula Unicanto Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A B A+B=?

25 Net Aula Unicanto Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A B A+B=? Quando os vetores fazem um ângulo de 90º

26 Net Aula Unicanto Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A B A+B=? Quando os vetores fazem um ângulo de 90º A B A+B=?

27 Net Aula Unicanto Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A B A+B=? Quando os vetores fazem um ângulo de 90º Quando os vetores fazem um ângulo diferente de 90º A B A+B=?

28 Net Aula Unicanto Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A B A+B=? Quando os vetores fazem um ângulo de 90º Quando os vetores fazem um ângulo diferente de 90º A B A+B=? A B

29 Net Aula Unicanto Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos.

30 Net Aula Unicanto Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N

31 Net Aula Unicanto Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B

32 Net Aula Unicanto Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B A=20N

33 Net Aula Unicanto Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B A=20N B=30N

34 Net Aula Unicanto Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B A=20N B=30N C=50N

35 Net Aula Unicanto Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B A=20N B=30N C=50N O Vetor C é a soma algébrica de A e B.

36 Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido.

37 Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N

38 Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B

39 Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B A=20N

40 Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B B=-30NA=20N

41 Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B B=-30N D=10N A=20N

42 Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B B=-30N D=10N O Vetor D é a subtração algébrica de A e B. A=20N

43 Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B B=-30N D=10N O Vetor D é a subtração algébrica de A e B. A=20N O Vetor – B e igual ao Vetor B com o sentido contrário

44 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras.

45 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N

46 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N A=3N

47 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? A=3N

48 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N

49 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N R 2 =A 2 +B 2

50 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N R 2 =A 2 +B 2 Hipotenusa

51 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N R 2 =A 2 +B 2 Hipotenusa Cateto A

52 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N R 2 =A 2 +B 2 Hipotenusa Cateto A Cateto B

53 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N

54 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N

55 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N

56 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N

57 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N

58 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N A=3N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo.

59 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos

60 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! 60º

61 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N 60º

62 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º

63 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º R 2 =A 2 +B 2 +2 · A · B · cosΘ

64 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º R 2 =A 2 +B 2 +2 · A · B · cosΘ Hipotenusa

65 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º R 2 =A 2 +B 2 +2 · A · B · cosΘ Hipotenusa Cateto A

66 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º R 2 =A 2 +B 2 +2 · A · B · cosΘ Hipotenusa Cateto A Cateto B

67 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º R 2 =A 2 +B 2 +2 · A · B · cosΘ Hipotenusa Cateto A Cateto B Co-seno do ângulo

68 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º

69 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º

70 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º

71 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º

72 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º

73 Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º

74 Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial F x y α

75 Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial F x y α F é a hipotenusa do triângulo retângulo.

76 Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial Fy F x y α F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α,

77 Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial Fy F x y α F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α,

78 Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial Fy F x y α F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α,

79 Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial Fy Fx F x y α F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α, Fx é o cateto adjacente ao ângulo α. Logo:

80 Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial Fy Fx F x y α F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α, Fx é o cateto adjacente ao ângulo α. Logo:

81 Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial Fy Fx F x y α F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α, Fx é o cateto adjacente ao ângulo α. Logo:

82 Net Aula Unicanto COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98). Este slide está regido pela Lei de Direitos Autorais nº. 9.610, de 19/02/98, do Governo Federal Brasileiro. Qualquer uso não autorizado de qualquer material incluído neste slide pode constituir uma violação das leis de direitos autorais Unicanto Supletivo Recanto - Quadra 300 Conj. 23 Lote 08 – Tel.: 3333-7435 / 3333-7950 Fax: 3333-7576 Taguatinga - QNA 42 Lote 17, 1º Andar – Tel.: 3352-6875 / 3352-2389 colegio@supletivounicanto.com.br www.supletivounicanto.com.br


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