Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIuri Raposo Alterado mais de 10 anos atrás
1
06 DE SETEMBRO DE 2006 FORUM PERMANENTE DE DESAFIOS DO MAGISTÉRIO CCG/CORI/FE/RAC/ACORDE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
2
Profa.Maria Marcia Sigrist Malavazi Laboratório de Avaliação - LOED FE/Unicamp AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA problemas e perspectivas
3
AVALIAÇÃO Desafio para o magistério
4
Fenômeno presente e legitimado na sociedade, na família e na instituição. AVALIAÇÃO
5
MODALIDADES DA AVALIAÇÃO Avaliação do Ensino e da Aprendizagem (sala de aula) Avaliação Institucional (Escola) Avaliação de Sistema
6
Qual o seu objetivo?? AVALIAÇÃO
7
São definidos e produzidos em modelos avaliativos e exigem tomada de decisão crítica sobre o que avaliar. OBJETIVOS POSTOS NOS TRÊS NÍVEIS DE AVALIAÇÃO
8
NÃO HÁ RECEITA... Mais que um modelo, a avaliação é um ato político, materializado pelas decisões técnicas, que exige um posicionamento ético e profissional
9
AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM SALA DE AULA
10
ranquear? premiar ? medir? controlar? promover? selecionar? AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
11
Avaliação supõe, MEDIR mas... MEDIR NÃO É AVALIAR
12
PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO INTERIOR DA SALA DE AULA Fragmentação das disciplinas em tempos determinados Ritmos diferentes em tempos iguais Medidas(avaliação)materializam a desigualdade
13
Onde reside a ênfase dos processos avaliativos? Posicionamento(dilema): Formar X Instruir
14
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESCOLA
15
Excluídos de dentro Aprovação automática Títulos de valoração temporários Atende demandas mercadológicas
16
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Processo que reúne informações e dados para alimentar e estimular a análise reflexiva das práticas em busca de melhorias
17
AVALIAÇÃO DE SISTEMAS Dados devem ser indicativos para as políticas públicas de educação
18
A utilização dos dados deve necessariamente levar em conta as condições em que foram produzidos É preciso aproveitar os resultados obtidos para realizar mudanças Os resultados das avaliações não tem sentido em si mesmos. Só adquirem valor se permitem transformações, aperfeiçoamento e melhoria.
19
incluir processos que levem a emancipação humana e ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Nesse sentido, a avaliação da escola está ligada a qualidade social de seu entorno. Avaliar é...
20
TRILHAS DIFERENCIADAS CAPITAL SOCIAL CAPITAL CULTURAL CAPITAL FAMILIAR CAPITAL ECONÔMICO
21
21 Como professores, escolas, sistemas constrõem o sucesso ou o fracasso dos estudantes ????
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.