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06 DE SETEMBRO DE 2006 FORUM PERMANENTE DE DESAFIOS DO MAGISTÉRIO CCG/CORI/FE/RAC/ACORDE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

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1 06 DE SETEMBRO DE 2006 FORUM PERMANENTE DE DESAFIOS DO MAGISTÉRIO CCG/CORI/FE/RAC/ACORDE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

2 Profa.Maria Marcia Sigrist Malavazi Laboratório de Avaliação - LOED FE/Unicamp AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA problemas e perspectivas

3 AVALIAÇÃO Desafio para o magistério

4 Fenômeno presente e legitimado na sociedade, na família e na instituição. AVALIAÇÃO

5 MODALIDADES DA AVALIAÇÃO Avaliação do Ensino e da Aprendizagem (sala de aula) Avaliação Institucional (Escola) Avaliação de Sistema

6 Qual o seu objetivo?? AVALIAÇÃO

7 São definidos e produzidos em modelos avaliativos e exigem tomada de decisão crítica sobre o que avaliar. OBJETIVOS POSTOS NOS TRÊS NÍVEIS DE AVALIAÇÃO

8 NÃO HÁ RECEITA... Mais que um modelo, a avaliação é um ato político, materializado pelas decisões técnicas, que exige um posicionamento ético e profissional

9 AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM SALA DE AULA

10 ranquear? premiar ? medir? controlar? promover? selecionar? AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

11 Avaliação supõe, MEDIR mas... MEDIR NÃO É AVALIAR

12 PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO INTERIOR DA SALA DE AULA Fragmentação das disciplinas em tempos determinados Ritmos diferentes em tempos iguais Medidas(avaliação)materializam a desigualdade

13 Onde reside a ênfase dos processos avaliativos? Posicionamento(dilema): Formar X Instruir

14 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESCOLA

15 Excluídos de dentro Aprovação automática Títulos de valoração temporários Atende demandas mercadológicas

16 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Processo que reúne informações e dados para alimentar e estimular a análise reflexiva das práticas em busca de melhorias

17 AVALIAÇÃO DE SISTEMAS Dados devem ser indicativos para as políticas públicas de educação

18 A utilização dos dados deve necessariamente levar em conta as condições em que foram produzidos É preciso aproveitar os resultados obtidos para realizar mudanças Os resultados das avaliações não tem sentido em si mesmos. Só adquirem valor se permitem transformações, aperfeiçoamento e melhoria.

19 incluir processos que levem a emancipação humana e ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Nesse sentido, a avaliação da escola está ligada a qualidade social de seu entorno. Avaliar é...

20 TRILHAS DIFERENCIADAS CAPITAL SOCIAL CAPITAL CULTURAL CAPITAL FAMILIAR CAPITAL ECONÔMICO

21 21 Como professores, escolas, sistemas constrõem o sucesso ou o fracasso dos estudantes ????


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