A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: a parte mais conhecida desse latifúndio chamado AVALIAÇÃO MARIA MARCIA SIGRIST MALAVASI 21/02/2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: a parte mais conhecida desse latifúndio chamado AVALIAÇÃO MARIA MARCIA SIGRIST MALAVASI 21/02/2009."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: a parte mais conhecida desse latifúndio chamado AVALIAÇÃO MARIA MARCIA SIGRIST MALAVASI 21/02/2009

2 MODALIDADES DA AVALIAÇÃO Avaliação do Ensino e da Aprendizagem (sala de aula) Avaliação Institucional (escola) Avaliação de Sistema

3 ÁREAS DA AVALIAÇÃO: AVALIÇÃO DO CONHECIMENTO (instrucional) AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO (comportamental) AVALIAÇÃO DE VALORES E ATITUDES (valorativa/atitudinal)

4 MITOS NA RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM ENSINO/APRENDIZAGEM

5 O estudante aprende quando o professor ensina; O estudante aprende quando o professor ensina; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; A nota reflete o aprendizado do estudante; A nota reflete o aprendizado do estudante; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Erro e acerto são categorias inconciliáveis. Erro e acerto são categorias inconciliáveis. O estudante aprende quando o professor ensina; O estudante aprende quando o professor ensina; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; A nota reflete o aprendizado do estudante; A nota reflete o aprendizado do estudante; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Erro e acerto são categorias inconciliáveis. Erro e acerto são categorias inconciliáveis.

6 6 Sucesso ou o fracasso dos estudantes: construção cotidiana

7 TRILHAS DIFERENCIADAS CAPITAL SOCIAL CAPITAL CULTURAL CAPITAL FAMILIAR CAPITAL ECONÔMICO

8 PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO INTERIOR DA SALA DE AULA Fragmentação das disciplinas; Tempos determinados em bimestres, semestres, anos escolares; Ritmos diferentes em tempos iguais; Medidas(avaliação)materializam a desigualdade.

9 AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA categoria explicativa dos processos que ocorrem em seu interior.

10 Avaliando o estudante, o professor também se avalia. Indagando o processo de ensino, o professor também indaga o processo de aprendizagem.

11 DILEMA:

12 INSTRUIR ?????????????????

13

14 ou FORMAR ?????????

15

16 incluir processos que levem a emancipação humana e ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Avaliar é...

17 NÃO HÁ RECEITA... Mais que um modelo, a avaliação é um ato político, materializado pelas decisões técnicas, que exige de todos um posicionamento ético e profissional


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: a parte mais conhecida desse latifúndio chamado AVALIAÇÃO MARIA MARCIA SIGRIST MALAVASI 21/02/2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google