Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLaís Marcelino Alterado mais de 10 anos atrás
1
AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: a parte mais conhecida desse latifúndio chamado AVALIAÇÃO MARIA MARCIA SIGRIST MALAVASI 21/02/2009
2
MODALIDADES DA AVALIAÇÃO Avaliação do Ensino e da Aprendizagem (sala de aula) Avaliação Institucional (escola) Avaliação de Sistema
3
ÁREAS DA AVALIAÇÃO: AVALIÇÃO DO CONHECIMENTO (instrucional) AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO (comportamental) AVALIAÇÃO DE VALORES E ATITUDES (valorativa/atitudinal)
4
MITOS NA RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM ENSINO/APRENDIZAGEM
5
O estudante aprende quando o professor ensina; O estudante aprende quando o professor ensina; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; A nota reflete o aprendizado do estudante; A nota reflete o aprendizado do estudante; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Erro e acerto são categorias inconciliáveis. Erro e acerto são categorias inconciliáveis. O estudante aprende quando o professor ensina; O estudante aprende quando o professor ensina; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; Ensinando tudo a todos, todos aprenderão tudo; A nota reflete o aprendizado do estudante; A nota reflete o aprendizado do estudante; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Avaliar é, sobretudo: atribuir conceitos, medir, controlar, classificar, hierarquizar, dominar, ranquear; Erro e acerto são categorias inconciliáveis. Erro e acerto são categorias inconciliáveis.
6
6 Sucesso ou o fracasso dos estudantes: construção cotidiana
7
TRILHAS DIFERENCIADAS CAPITAL SOCIAL CAPITAL CULTURAL CAPITAL FAMILIAR CAPITAL ECONÔMICO
8
PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO INTERIOR DA SALA DE AULA Fragmentação das disciplinas; Tempos determinados em bimestres, semestres, anos escolares; Ritmos diferentes em tempos iguais; Medidas(avaliação)materializam a desigualdade.
9
AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA categoria explicativa dos processos que ocorrem em seu interior.
10
Avaliando o estudante, o professor também se avalia. Indagando o processo de ensino, o professor também indaga o processo de aprendizagem.
11
DILEMA:
12
INSTRUIR ?????????????????
14
ou FORMAR ?????????
16
incluir processos que levem a emancipação humana e ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Avaliar é...
17
NÃO HÁ RECEITA... Mais que um modelo, a avaliação é um ato político, materializado pelas decisões técnicas, que exige de todos um posicionamento ético e profissional
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.