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FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

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Apresentação em tema: "FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
LINGUAGENS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA ARISELHA AMORIM DO NASCIMENTO LUZIRLANE ALVES FERREIRA SORAYA MODESTO BATISTA RAMOS

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Analisar os obstáculos encontrados no desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita nos alunos do Ensino Fundamental; Compreender as diversas práticas voltadas para o ensino de leitura na aquisição da escrita; Conhecer os processos e a forma de aquisição do saber, mediante os atos de ler; Sugerir alternativas metodológicas para a formação do hábito da leitura;

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4 CONTEXTO HISTÓRICO EDUCACIONAL NO PAÍS
A busca pela qualificação da mão de obra nacional, através da educação popular trouxe vários benefícios: A revisão do então estagnado sistema de ensino; O surgimento dos primeiros profissionais da educação; A implantação do sistema de radiodifusão, por Roquete Pinto.

5 CONTEXTO DA PESQUISA. Os objetos de estudos ora realizados concentram-se em três escolas da rede pública, sendo duas estaduais e uma municipal, todas localizadas na Zona Urbana da cidade, a saber: Unidade Integrada Presidente Costa e Silva Centro de Ensino Governadora Roseana Sarney, Complexo Educacional do Ensino Fundamental e Médio Deputado Pires de Sabóia,

6 LEITURA COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA
Qualquer cidadão precisa acompanhar as transformações de nosso tempo. E um caminho seguro para isto é a leitura. Se o hábito de ler não se inicia até os treze ou quatorze anos, as chances de formar um adulto leitor são mínimas.

7 A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Aprender a ler a palavra escrita é a continuidade da leitura que já fazemos da vida desde o momento em que percebemos o mundo à nossa volta. Porém, o que se constata é que o uso do texto literário em sala de aula, normalmente, dá-se por meio de uma distinção do ensino de Língua Portuguesa com relação ao trabalho com texto, haja vista que no Ensino Fundamental são raros os momentos em que se introduz o uso do livro de literatura.

8 A CONCEPÇÃO DO ATO DE LER ABORDADA EM TEXTOS LITERÁRIOS.
A experiência da leitura é algo encantador para a criança. Encanto esse, que permanece por toda a vida se a família e depois, a escola desenvolver esse desejo que a criança, desde cedo, desperta automaticamente pelos livros.

9 Literatura Infantil

10 Aspectos históricos Do ponto de vista histórico, o tratamento dado à literatura infantil é relativamente recente e remonta ao final do século XVII e início do século XVIII, quando surgiram os primeiros livros para crianças.

11 Aspectos da obra infantil
Acreditamos que, para agradar ao público infantil, a obra literária deve apresentar algumas características específicas voltadas para as crianças, como: a) Simplicidade b) Estrutura linear c) Caráter otimista d) Traços de humor e alegria.

12 As fases da leitura infantil
O nível de maturidade do leitor. Conforme Rezende, pode-se caracterizar estes níveis da seguinte forma: Nível pré-leitor Nível de leitor iniciante Nível de leitor fluente Nível de leitor crítico

13 A POESIA COMO INSTRUMENTO DE INCENTIVO À LEITURA
A poesia é para ser ouvida, vista, cantada, tocada e sentida profundamente pela totalidade do corpo. A poesia deve penetrar na escola por meio de uma didática e uma estética muito especial

14 Metodologia

15 Procurou-se fazer um trabalho de pesquisa bibliográfica, como também pesquisa de campo com professores e alunos de três escolas públicas da Cidade de Governador Archer objetivando descobrir o nível de leitura dos alunos.

16 MECANISMO UTILIZADO PELO PROFESSOR PARA TRABALHAR LEITURA NA SALA DE AULA
A análise e discussão dos resultados realizam-se a partir da proposição estatística das informações obtidas através da coleta de dados mediante a aplicação de questionários representados por gráficos.

17 INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

18 A OPINIÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR.
A proposta para a educação do século XXI mostra a necessidade de uma formação integral do educando. E uma forma de vivenciar essa integração, sem dúvida nenhuma, começa com a leitura.

19 TRABALHO DE INCENTIVO À LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR
Aplicando a prática de leitura em sala de aula “O ato de ler constitui-se num instrumento de luta contra a dominação” (PRETI apud SILVA, 2001, p. 31)

20 Aplicando a prática da escrita em sala de aula
O docente precisa está junto ao aluno para: Intervir, Dar informações, Propor tarefas, Provocar conflitos Apontar saídas.

21 CONSIDERAÇÕES FINAIS

22 A leitura funciona como uma base para a formação do processo criativo do ser humano que se efetiva através da escrita, pois assim como a pintura e o desenho, a escrita traduz os ensejos e insatisfações de quem escreve, proporcionando uma identificação e sensação desses mesmos aspectos por quem os lê.


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