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O atendimento publicitário

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Apresentação em tema: "O atendimento publicitário"— Transcrição da apresentação:

1 O atendimento publicitário

2 O atendimento publicitário
Formação: Comunicação social, propaganda, administração, economia, sociologia, psicologia, relações publicas e jornalismo Características: Organização - Iniciativa Pensamento lógico - Bom senso Autocontrole - Jogo de cintura Cultura geral - Expressão oral e escrita

3 O atendimento publicitário
Carreira: Cada agência: estrutura e modo operacional próprio Estagiário, assistente, contato, supervisor, diretor de contas, planejador, gerente (VP)

4 O atendimento publicitário
Funções: Levantar e analisar informações Acompanhar e analisar pesquisas de mercado Planejar Vender Elaborar cases Iniciar e manter atualizado o livro do cliente Administrar

5 O atendimento publicitário
Funções: Coordenar Supervisionar Executar Negociar Cobrar os clientes e parceiros Agendar reuniões

6 O atendimento publicitário
Funções: Preparar a sala de reuniões Conduzir e controlar o andamento das reuniões Fazer apresentações a clientes Fazer relatórios de visita Fazer os pedidos de criação, mídia e produção Avaliar os trabalhos da criação e da mídia Manter o cliente satisfeito

7 O atendimento publicitário
Atitudes: Ter confiança Ser positivo Manter entusiasmo Ser amigo Ter opinião Prestar colaboração Ter boa vontade Assumir liderança Ter interesse pelo negócio do cliente

8 O atendimento publicitário
Atendimento: profissional de negócios com base técnica em comunicação

9 Características pessoais:
liderança, autoridade, bom gosto, bom senso, objetividade (sintética e analítica), didática e fluência,

10 Características pessoais:
- descontração, - espirituosidade, - versatilidade de vocabulário e postura, - agilidade de raciocínio. PERFIL DO ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO

11 Características principais:
Possuir criatividade e talento para enfrentar problemas Ser perseverante e otimista diante dos desafios Ser sempre cuidados com a aparência - Ter orgulho daquilo que faz PERFIL DO ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO

12 Características principais:
Demonstrar confiança em sua capacidade Possuir auto estima elevada Ser um hábil negociador Ter bons e produtivos relacionamentos Procurar sempre estar muito bem informado PERFIL DO ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO

13 Características principais:
Ser simpático e educado com todos Ser um bom ouvinte Atuar com franqueza e honestidade Dominar o vocabulário técnico Ser ousado e eficiente nas decisões PERFIL DO ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO

14 Características principais:
Ter a capacidade de motivar as pessoas e ser ágil nas soluções de problemas Possuir raciocínio lógico e rápido Estar sempre muito bem disposto Ter senso crítico e olho clínico PERFIL DO ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO

15 Características principais:
Demonstrar opiniões formadas Ser muito bem organizado e objetivo PERFIL DO ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO

16 Compromisso profissional :
CONTROLAR O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E CRIAÇÃO, BEM COMO TRATAR OS CLIENTES COMO VERDADEIROS PARCEIROS DA AGÊNCIA.

17 Compromisso profissional:
Pautar pela ética, lealdade e nobreza de atitude Jamais lançar mãos de inverdades, desonestidade e do vício profissional, devendo sempre ser fiel aos objetivos e metas do cliente. Liderar o processo de desenvolvimento de todo o projeto Ser fonte de informações seguras e atualizadas PERFIL DO ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO

18 Compromisso profissional :
Espírito de cooperação Agente de mudanças Defender o menor custo e o maior benefício Rejeite soluções pouco elaboradas e simplistas e, também, que seja capaz de gerar empatia entre cliente e agência PERFIL DO ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO

19 Compromisso profissional :
Elevar o nome da agência e zelar pela imagem e marca do cliente Motive o cliente para a aprovação de campanhas e demonstre sua confiança nas soluções estratégicas definidas PERFIL DO ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO

20 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 50: “Donos da conta” Relacionamento pessoal com a diretoria Influência ditatorial sobre os demais departamentos Sua palavra era lei Dept. de Criação: Redatores e ilustradores – salas separadas Dept. Mídia: não tinha informações de pesquisa (qualidade de hoje)

21 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 60: TV toma força Mudança no enfoque da criação Aumento do número de anunciantes Know-how de marketing Trabalhos mais técnicos Profissionais ao exterior

22 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 60: Figura “Dono da agência” foi desaparecendo Duplas de criação Novos veículos de comunicação no mercado – públicos específicos Pesquisas ampliadas – análise técnica da programação Diretor de atendimento e planejamento – assumir a liderança da agência: orientar trabalhos, aprovar planos e layouts, apresentação das peças e planos de mídia

23 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 60: Atendimento: grande força dentro da agência e junto ao cliente Transição para década de 70: explosão da Criação: conquistas de prêmios nacionais e internacionais – passam a visitar o cliente junto do atendimento

24 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 70: Recolhimento gradativo do atendimento Criação – grande peso Atendimento – nada de sugestões/recomendações 70/80: profissionais de Mídia valorizados

25 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 70: Mídia: planejamento, programação, negociação e aplicação de verbas publicitárias nos diversos meios Sofisticação das pesquisas de audiência, segmentação dos veículos Força: pesquisa de mídia Atendimento: diminuição do envolvimento com esta área – parou de discutir os planos de mídia

26 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 80: Mídia: assume planejamento da campanha Planejamento: triângulo: mídia/planejamento/criação Bases para o pensamento estratégico de comunicação

27 O atendimento publicitário
Retrospectiva histórica Década 90: Atendimento retraído, mal preparado, restrito a funções administrativas, de follow-up, supervisão e menor peso nas recomendações para o cliente Criação, mídia e planejamento – mãos de especialistas

28 O atendimento publicitário
SÉCULO XXI UMA NOVA ATITUDE PARA O ATENDIMENTO Tendência: atendimento não existir mais no século XXI Especialização do processo Corrêa: atendimento ainda exerce papel muito importante: não tem como desaparecer – capacidade de amarrar todo o processo, coordenar todas as etapas e o trabalho dos diversos participantes Atendimento: voltar a função generalista: de tudo um pouco Conhecer todas as áreas, discutir qualquer assunto com qualquer especialista Trabalhar em nível estratégico – tático e operacional para especialistas

29 O atendimento publicitário
SÉCULO XXI Deve ter conhecimento: Relações humanas, psicologia, sociologia, marketing, propaganda, promoção de vendas, RP, marketing direto, mídia, criação, produção gráfica e eletrônica, computação, economia de mercado, pesquisa, lógica, ética, artes e cultura geral. Marketing, comunicação e do negócio do cliente

30 O atendimento publicitário
Precisa ser: Assessor de clientes -Facilitador de trabalhos Elo da rede - Habilidade em lidar com problemas Relacionar-se bem com as pessoas - Negociar Administrar - Coordenar Supervisionar - Vender Agência: soma de esforços!

31 O atendimento publicitário
ASSESSOR X FORNECEDOR - Interesse da conta em primeiro lugar - Orientar no que deve ser feito - Fornecedor: responde a solicitação

32 O atendimento publicitário
ASSESSOR X FORNECEDOR Assessor: Mais amplo: encontrar a solução adequada Avaliar melhores alternativas Estabelecer prioridades Vislumbrar as relações entre os fatos Contribuir para a solução dos problemas Fazer das tripas o coração para servir os interesses dos clientes Ganhar sua confiança Criar oportunidades para poder opinar e orientar na adoção do melhor caminho

33 O atendimento publicitário
ASSESSOR X FORNECEDOR Conseqüências: Melhor entrosamento Melhor trabalho profissional Mais vantagem competitiva da agência Maior faturamento Satisfação pessoal Primeiro: interesse do cliente, depois o da agência

34 ATENDIMENTO PARTICIPATIVO:
O atendimento tem que conhecer profundamente o seu negócio e o do cliente Deve ter conhecimentos suficientes para discutir qualquer assunto com qualquer especialista O seu conhecimento do negócio da agência e do cliente o coloca na posição “facilitador” entre as partes, melhorando os resultados.

35 ATENDIMENTO PARTICIPATIVO:
A agência atual e futura tem que ser participativa, onde o trabalho de equipe é mais fundamental do que os valores individuais As personalidades individuais devem ser respeitadas e capitalizadas em função dos objetivos

36 O atendimento publicitário
Variáveis que influenciam o relacionamento agência/cliente: Interação Continuidade Consistência Ajuda Verba predeterminada Administração Confiança ATENDIMENTO CRIATIVO

37 O NOVO PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO É UM PROFISSIONAL DE NEGÓCIOS COM BASE TÉCNICA EM COMUNICAÇÃO.

38 REFERÊNCIAS CORREA, Roberto. O atendimento na agência de propaganda. São Paulo: Global, p


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